5 coisas que você jamais deve fazer após um estiramento na Panturrilha!

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Você estava jogando sua pelada e vai chutar a uma bola ou estava praticando o treino de corrida e vai dar um “Sprint” e “boom”. Sente uma fisgada súbita na panturrilha, semelhante a uma pedrada.

Parece que da para continuar no esporte, mas, a cada metro caminhado, a dor vai aumentando até que realmente não dá mais para andar.

Sim.Você acabou de sofrer uma lesão muscular na panturrilha!

5 coisas que você jamais deve fazer após um estiramento na Panturrilha!

 

Como já escrevi em outros artigos informativos, os músculos da panturrilha (assim como qualquer grupo muscular) estão sujeitos a uma ruptura quando são  sumetidos a trabalho acima de seus limites fisiológicos, especialmente se outros fatores estão envolvidos, tais como, condições meteorológicas (muito frio ou muito calor na temperatura ambiente),aquecimentos inadequados e fadiga muscular .

 

A lesão ocorre por que, durante o gesto esportivo de frear, o grupo muscular anterior da perna se contrai vigorosamente objetivando força, trazendo para si o tornozelo e o grupo posterior, a panturrilha estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento. A isso chamamos de ” contração excêntrica “. Neste momento, por nao resistir a força se rompe.

Uma vez lesionado, o esportista se vê em um quadro de dor que vai se agravando com o passar dos dias e muitas duvidas vão surgindo.

Mas, calma. Tratando de maneira correta, a lesão tende a ter evolução muito boa.

Seguem abaixo algumas dicas de 5 coisas que você jamais deve fazer:

 

  1. Deixar de procurar um medico

Procure sempre auxilio médico.Preferencialmente de um médico que tenha conhecimento em traumatologia do esporte.

Além de fazer o diagnostico e graduar a lesão, o profissional também descartará ou lesões que mimetizam a lesão muscular como síndrome compartimental, caibras, tumores e probleblas vasculares, como a síndrome do aprisionamento da artéria Poplitea, por exemplo.

 

  1. Voltar a treinar sem orientações

Dependendo do grau da lesão, a melhoria da dor e contratura vem dentro de 1 semana  é comum o esportista se sentir apto a voltar ao exporte. Aí que mora o perigo!

A cicatriz da lesão pode estar imatura e “boom”: a temida re-lesão.

Lembrando que, quanto maior o numero de novos traumas na cicatriz, mais inelástico vai ficando o músculo e, consequentemente, pior o prognostico a longo prazo.

3. Fazer compressa quente

Na fase aguda da lesão (primeiros dias e semanas) , fazer compressas mornas pode levar à vasodilatação local, com consequente aumento do hematoma, agravo da reação inflamatória local e, consequentemente, aumento da dor e disfunção do membro.

  1. Realizar alongamento

É muito comum o esportista achar que aquela “fisgada”deve-se ao fato de nao ter alongado corretamente antes do exporte e tentar alongar para ver se melhora.

O alongamento mau orientado vai tracionar uma área lesionada e o resultado, obviamente será de um agravo da lesão.

 

  1. Trocar a sua modalidade esportiva

Também muito comum o esportista achar que a fisgada é apenas uma contractura e que correr, pedalar ou fazer musculação vai “soltar”o músculo. Isso pode tanto agravar a lesão, quanto aumentar o hematoma.

Saiba mais!

 

Entenda a biologia da lesão muscular.

Entenda sobre lesão muscular da panturrilha.

8 sinais de que você está prestes a ter uma lesão muscular.

5 coisas que você jamais deve fazer após um estiramento na Panturrilha!

Médico e fisiologista do Esporte pela UNIFESP/SBME | Médico ortopedista especialista em joelho pela SBOT/SBCJ/SBRATE | Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa casa de São Paulo

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