Dr. Adriano Leonardi

Artigos

Condromalacia patelar - Dr Adriano Leonardi - Especialista do Joelho

A infiltração de joelho com ácido hialurônico pode acelerar o tratamento da condromalácia patelar

A condromalácia patelar faz parte do rol de doenças de sobrecarga do joelho causadas por movimentos cíclicos repetitivos como a tendinite patelar, tendinite quadricipital, hoffite, etc. e, portanto, é muito frequente na corrida de rua, corrida de montanha, corrida de aventura, enduro a pé e trekking

A palavra provem da aglutinação dos radicais chondros, cartilagem e malacea, amolecimento, traduzindo portanto um “amolecimento da cartilagem” da patela. A lesão é, portanto um amolecimento desta cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição.

Sabe-se que a cartilagem articular lesada possui potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades histológicas do tecido cartilaginoso que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água. Consequentemente, uma vez lesada, a reação inflamatória é muito pequena e a possibilidade de reparo, quase nula.

As mulheres parecem estar especialmente em risco de desenvolve-la. O salto alto, que mantém  o joelho em constante desaceleração e um fator importante, mas estudos têm também indicado um funcionamento diferente do joelho masculino.

 

+ Infiltração do joelho com PRP: uma alternativa possível no tratamento da condromalácia patelar

 

Devido ao fato da imagem do amolecimento e erosões na cartilagem patelar ser um achado frequente na população após os 30 anos de idade e de que o achado de imagem nem sempre esta ligado a dor, existe hoje uma tendência mundial em se tratar as pessoas que possuem a dor no joelho com origem na cartilagem patelar através da fisioterapia e o fortalecimento da musculatura da coxa e do quadril é considerado a pedra angular do bom resultado.

Havendo alívio das dores, “devolvemos” aos poucos o paciente de volta ao esporte. Isso, obviamente, sob contato contínuo e harmonioso entre o treinador e profissionais da saúde.

 

E naquelas pessoas que nao evoluem bem?

Os sinais de alerta de má evolução de uma condromalácia incluem:

 

  1. Aumento da dor durante o treino
  2. Persistência da dor em atividades da vida diária
  3. Inchaço no joelho
  4. Dor muscular associada
  5. Atrofia do músculo anterior da coxa (quadríceps)

 

+ A Cirurgia da Condromalácia Patelar

 

Nestes casos, onde a reabilitação bem executada nao surte o resultado desejado e o tratamento cirúrgico ainda não se enquadra, pode-se optar pela infiltração do joelho com ácido hialurônico, conhecida no meio médico como viscossuplementação.

Existem hoje diversas marcas e diversas concentrações do produto por centímetro cúbico. A indicação dependerá sempre da experiência do médico e do tempo em que se espera a ação do produto.

 

Infusão intra-articular de ácido-hialurônico.

 

Este método faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of  Rheumatology.

 

 

 

O procedimeento é feito em consultório, por médico especialista em joelho, de 3 a 5 aplicações. É importante ter em mente que, em se tratando de condromalácia,  trata-se de uma ferramenta para alívio da dor e melhora da função e serve apenas para “acelerar” o processo de reabilitação.

 

 

Referência bibliográfica

Bellamy N, Campbell J, Robinson V, Gee T, Bourne R, Wells G
The Cochrane Database of Systematic Reviews 2006 Issue 2
Copyright © 2006 The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.

 

dr-adriano-leonardi-especialista-do-joelhoDR. ADRIANO LEONARDI

Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Médico e fisiologista do esporte. Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. + Conheça o Profissional

Comente

34 comentários

  1. robson santos

    OLÁ DR.ADRIANO ME TIRE UMAS DUVIDAS AQUI, UMA PESSOA QUE TEM ARTROSE NO JOELHO PODE JOGAR FUTEBOL?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Sim.
      Havendo boa função muscular e desde que a pessoa não tenha os sintomas da artrose, é possível sim jogar. Alguns jogadores profissionais têm artrose e conseguem jogar.

      Responder
  2. Daniel Minghin

    Dr. Adriano boa tarde!! Também sou médico e praticante de corrida e futebol!! Há cerca de 2 meses comecei a sentir uma dor na face lateral do joelho direito durante as corridas com piora progressiva. Fiz uma RM e foi constatada uma síndrome do trato iliotibial e uma condropatia patelar de grau moderado (grau II – grau III). Posso estar enganado, mas minha maior preocupação é a condropatia. O que posso fazer de tratamento? Qual período de tratamento estimado? Mesmo com essa condropatia posso voltar a correr? O que fazer para prevenir a piora dessa condropatia? Desde ja agradeço a atenção!! Abraço

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi Daniel .
      Como você colega médico também deve saber que a clínica é sempre soberana .
      Apesar de muitas vezes o exame de imagem e o laudo emitido nos deixarem apreensivos , o mais importante examinar o paciente e correlacionar a imagem com a queixa clínica .
      Eu , que trabalho com atletas profissionais , me deparo com condropatias grau três e grau quatro e muitas vezes a pessoa não sente nada relacionado àquilo .
      Também como médico e intimamente ligada à Ciência não posso aceitar um diagnóstico emitido pela internet . Ou seja tanto você ,quanto qualquer paciente que passarem em meu consultório dizendo que tem determinada doença eu tenho que primeiro examinar para depois confirmar se realmente isso é verdade .
      Faz parte da rotina médica duvidar de diagnósticos emitidos por outros colegas isso é muito saudável .
      Portanto, caro colega , eu absolutamente nada posso te dizer sentir examinares rever teus exames se quiser passar comigo será um prazer poder te ajudar .

      Responder
  3. Patrícia

    Olá Dr. Adriano. Sou Patrícia, nutricionista. Tenho uma dúvida com relação ao colágeno hidrolisado para casos de condromalácia. Há estudos científicos pouco conclusivos a respeito. Uma paciente minha comentou que usa Mobility (colágeno hidrolisado em pó) prescrito por um médico para estagnar o processo de desgaste e alívio da dor. Qual a tua opinião a respeito. Outros colágenos hidrolisados também fariam o mesmo efeito?! O que o mobility tem de diferente dos demais colágenos?! Desde já te agradeço. Att: Patrícia

    Responder
    • admin

      Ola, Patricia!

      Os estudos de suplementacao via oral para lesões cartilaginosas sao conflitantes, pois a relação entre o medicamento e os casos-controle tem o mesmo resultado. Ou seja: medicamento é tao bom quanto placebo. Este é um dos motivos pelo qual opto pela viscossuplementacao. Estudos com biomarcadores tem mostrado queda das enzimas de degradação de cartilagem e melhoria nos escores de alivio de dor.

      Responder
  4. Maria AlvesDeArruda

    Olá Dr:Adriano,gostaria de saber, quanto a glucosamina, é realmente eficiente para articulações.Pois tenho artrose,até já fiz infiltração a dois anos.ah esqueci,tenho 62 anos.Mais tenho vida muito ativa;e não posso parar.descobri,e faço uzo da gllucosamina. Daí a pergunta??? Obrigada um abraço.

    Responder
  5. miriam dos santos borges

    ola !!! boa tarde minha mae sofre muito com dor nos joelhos quase nao consegue andar de tantar dor ja levei em varios ortopedista so falam que como o ossos estao colado so com infiltracao iria resolver gostaria de saber sua opniao pq e procedimento muito caro fico no aquardo miriam

    Responder
    • admin

      Bom dia, Miriam.

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão de sua mae possa estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e examina-la minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      Para passar em consulta comigo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
      • claudia

        Boa Noite , tenho condromalacia joelho esquerdo qual valor de cada aplicaçao quero fazer urgente não aguento mais tanta dor , choro de dor.
        att
        Claudia

        Responder
        • Dr. Adriano Leonardi

          Oi, Claudia.
          por favor ligar para (11) 2507 9021.
          Vamos te tirar deste tornento!

          Responder
  6. Luciano Bezerra

    Olá, Dr. Adriano, fiz ressonância e resultado deu tendinopatia patelar, já faço fisioterapia a 2 meses e ai tenho uma leve dor mas depois do exercício, fisioterapeuta indicou fazer teraparia de ondas de choque, ou tem mais alguma coisa que possa fazer?
    obrigado

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Luciano.

      Os últimos estudos científicos da TOC na tendinite patelar não mostraram bons resultados a longo prazo.Boa tarde,

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      Em alguns casos refeitórios à fisioterapia, que estejam ligados a ruptura parcial do tendão, costumo tratar de maneira cirurgica.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  7. Iara

    Boa tarde Dr. Adriano!
    Muito esclarecedor seu artigo, parabéns!!
    Tenho dores nos dois joelhos e fui diagnosticada com Tendinopatia, Sindrome de hoffite e Condromalacia nível 1. O tratamento indicado foram 2 meses de antinflamatório e 3 infiltrações para cada joelho. No caso de Condromalacia nível 1 o Dr. já indicaria a infiltração?
    Faço musculação e pratico corrida amadora, já sei que terei que parar de correr durante o tratamento e vejo um pouco de dificuldade com os profissionais de ed. física na orientação de exercícios para fortalecimento que não prejudique ainda mais a articulação. Se puder me dar algumas dicas eu agradeço.
    Grata. Iara

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Boa tarde, Iara

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      Tanto a infiltração, quanto o trabalho de fortalecimento tem que ser individualizados para cada caso.
      Na minha pratica clinica, qdo o paciente ja tem alivio de sintomas, eu instruo o tipo de fortalecimento na academia da minha clinica e emito um relatório para o educador fisico, mantendo um canal de comunicação, pois se realizado de maneira errada, o fortalecimento pode agravar a condição da doença.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  8. Luciana oliveira

    Boa noite,
    A unica dúvida que tive em relação ao tratamento , é em relação ao tempo em que a viscosuplementacao vai durar no joelho , a outra é ,se à necessidade de retirada depois desse tempo do líquido que fica depositado no joelho?
    Desde já, agradeço os esclarecimentos sobre a Condromalacia expostos no texto.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Ola, Luciana.

      Os estudos mostram que o efeito biológico chega até 6 meses.
      Quando existe liquido sinovial dentro do joelho, que chamamos de derrame articular em linguagem medica, eu sempre punciono antes da aplicação do produto.

      Responder
  9. William Jorge Abreu

    Olá Dr. Adriano, li vários artigos do seu site que eu descobri através da seção “Eu atleta” do site globoesporte.com. Eu tenho condromalacia patelar, acho que no grau II e gostaria de saber se você pode indicar algum médico de SC, sou da cidade de Blumenau. Desde já agradeço.

    Responder
  10. Junior de oliveira

    Bom dia , Eu tenho condromalacia patelar, queria saber se andar de bicicleta ajuda? comprei uma bicicleta faz uma semana andei e doeu o a patela , DEVO CONTINUAR A ANDAR?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Ola, Junior.
      Para responder esta pergunta, eu precisaria ver o ponte de sua lesão e regular o ajuste da bike ao seu biotipo.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  11. Walquiria

    Doutor Adriano tudo bem ? Meu pai tem 74 anos e a 6 anos atrás ele ia fazer uma cirurgia para colocar prótese no joelho, pois esta osso com osso não fez pois tem enfisema pulmonar , será que poderíamos realizar as infiltrações nele ? Ansiosa a receber a resposta . Deus abençoe sua vida !

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Walkiria.
      Dependendo do grau de artrose, ele pode sim se beneficiar com as infiltrações com acido hialuronico. Hj existem produtos com o dobre da concentração original, com efeito duradouro.
      forte abs

      Adriano

      Responder
  12. Ayrton

    Ola Dr!
    Tenho lesão meniscal, o que me limita nos treinos de crossfit. Gostaria de saber se a infiltração poderia me auxiliar…
    Grato

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Ayrton!

      Se vc tiver uma lesão meniscal do tipo degenerativa, existe grande chance de melhorar com a viscossuplementação.
      Se puder passar em avaliação comigo, será um prazer pode te ajudar.

      Responder
  13. Alexandre

    Boa tarde Dr. Adriano, o ácido hialurônico pode ser usado para tratamento da condropatia?
    Em caso positivo, quais são os benefícios reais?
    Obrigado.

    Responder
  14. julield ferrine

    Boa tarde, Dr Adriano!

    Gostaria de saber se o paciente submetido a infiltração de ácido hialurônico no joelho fica dependente deste procedimento para manter suas atividades esportivas, ou seja, se uma vez aplicado terei que continuar aplicando periodicamente?
    Grato!
    Cordialmente,
    Julield

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Julied.
      Pelo contrario!
      A infiltração serve,principalmente p[ara acelerar a reabilitação e favorecer o ganho de força muscular.
      A grande maioria dos pacientes submetidos a este procedimento com produto de boa qualidade e com um bom processo de reabilitação não precisa ficar repetindo.

      Responder
  15. Rodrigo Vilarindo

    Olá Dr. Essa infiltração(ácido hialurônico) é indicada para qualquer um dos quatro graus de condromalácia? Obg. abc.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Rodrigo.
      Ela é indicada para qualquer grau de degeneração desde que a dor tenha origem CARTILAGINOSA. Pacientes que possuem sinais radiografias de condropatia, mas tem dor de outra origem não melhoram com este procedimento.
      Por isso que realizo exame fisico minucioso em todos os pacientes que avalio.

      Responder
  16. Rodrigo Vilarindo

    Obrigado por dedicar parte do seu tempo a nos responder Dr.

    Responder
  17. Mariana

    Boa tarde!
    Podem ser feita duas ou três aplicações ao mesmo tempo no joelho?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Pode, mas nao é o recomendado.

      Responder