Dr. Adriano Leonardi

Artigos

Medicina da Aventura

Em 2008, Dr. Adriano, entusiasta dos esportes de aventura decidiu associar a profissão à paixão e, junto à médica, amiga e apresentadora de TV, Karina Oliani, criou o Medicina da Aventura (MDA), uma organização composta por médicos e voluntários dedicada à promoção de saúde e treinamento dos desafios médicos no ambiente selvagem.

Trabalhando com os tópicos médicos “WiIderness”, especialidade médica considerada inexistente no Brasil, que incluem medicina de expedição, medicina hiperbárica e do mergulho, busca e salvamento, doenças da altitude, doenças relacionadas ao frio e calor, traumas no deserto e ataques de animais selvagens, analisa riscos para a saúde e segurança em situações extremas, como montanhas, florestas, desertos, cavernas e ambientes marinhos.

O grupo tem compromisso com a ética, educação e a pesquisa e trabalham com a educação médica continuada através de palestras e simulados “hands-on” em ambiente selvagem, objetivando o aumento de segurança em provas, melhora da capacitação do público praticante e de instrutores da área e incluir o Brasil na rota de pesquisas médicas em ambiente selvagem.

Além de praticar, investigar e ensinar a medicina do meio selvagem, os membros da MDA compartilham um senso de aventura, exploração de cavernas, escalada a montanhas, mergulho, rafting, Mountain Bike, o amor ao ar livre, profundo respeito pelo meio ambiente e apoiam ativamente o conceito de sustentabilidade ambiental.

No escopo de Medicina do meio selvagem, Dr Adriano possui a seguinte experiência:

• Especialização em medicina de mergulho pela Divers Alert Network (DAN) em 2005 e medicina hiperbárica pelo Hospital 9 de Julho (2006).
• Advanced Wilderness Life Support (AWLS) em 2010.
• Experiência em suporte médico em corridas de aventura como Adventure Camp, Hyundai Adventure Race, Utra Adventure e Expedition One.
• Consultor de medicina do esporte da Brazilian Adventure Society.

Saiba mais em www.medicinadaaventura.com.br

Comente