Meu joelho inchou após a folia!

Ao contrário do que se imagina, o popular “pular o carnaval” não é uma atividade de baixo impacto e isenta de lesões.

Ficar horas e horas em pé acompanhando uma escola de samba ou acompanhando um bloco carnavalesco podem causar sobrecargas ao aparelho locomotor, especialmente naqueles que não possuem condicionamento físico e estão acima do peso ideal e a articulação mais comumente afetada é quase sempre o joelho.

Estudos recentes de biomecânica apontam o joelho como a articulação do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos, ou seja, no coeficiente entre destruição tecidual e reconstrução, existe grande chance da segunda prevalecer e, consequentemente, haver lesão. Portanto, não só a prática esportiva, mas também atividades repetitivas da vida diária, como subir e descer escadas, andar, agachar-se podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente.

Basicamente, a sobrecarga no joelho é causada por aumentos repentinos na intensidade e volume de uma atividade física. Aqui no caso, o “pular o carnaval”.

 

+ 5 lesões que você poderia ter evitado!

 

O que se sente?

 

Queixas comuns no dia seguinte à folia podem incluir:

 

Inchaço no joelho

Estalidos

Sensações de falseio

Sensação de areia dentro do joelho

Dor que pode ou não melhorar após a prática esportiva

 

 

Havendo sobrecarga, diferentes estruturas serão lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada à idade, sexo e o quanto você dançou, pulou e ficou em pé curtindo o carnaval.

 

De uma maneira mais didática, podemos agrupar as lesões de sobrecarga do joelho como:

 

A) Tendinites

 

Inflamação do tendão patelar que liga a patela ao osso da tíbia. Em algumas pessoas, esta inflamaçãoo pode se cronificar e a dor pode se perpetuar.

 

B) Síndrome de Osgood-Schlatter

 

De longe, a causa de dor mais comum em joelho de adolescentes.

 

C) Sinovite difusa

 

A inflamaçãoo aguda da membrana que reveste o joelho e é responsável pela produção do liquido sinovial, denominada sinovia causa muita dor e é responsável peloa acumulo de liquido, popularmente conhecido como água no joelho.

 

D)Bursites

 

Causa dor e vermelhidão na pele logo acima da patela

 

F) Condromalácea

 

Amolecimento da cartilagem da patela, causando dor importante aos movimentos. Lesao extremamente comum entre mulheres e intimamente ligada a distúrbios bio-mecanicos. Alem da dor, a lesão também causa creptação, ou sensação de área nos joelhos.

 

G) Síndrome do atrito íleotibial

Dor lateral no joelho, ligada ao mau condicionamento muscular para atividades de esforço repetitivo. O incomodo agrava muito ao descer escadas e ladeiras.

 

 

Meu joelho está doendo! E agora?

 

Não espere melhorar sozinho. Procure um ortopedista de confiança.

A pedra angular do tratamento da dor no joelho consiste na melhoria do trofismo, equilíbrio e flexibilidade muscular e na correção de fatores que possam alterar o deslizamento entre a rótula e o fêmur.

Levando-se em conta o fato de que nenhuma articulação trabalha sozinha, faz-se extremamente necessário a avaliação do tipo de pisada, alterações anatômicas do joelho e problemas oriundos dos quadris. Todos estes fatores podem alterar a cinemática do joelho e predispor a lesões.

Uma vez iniciado o tratamento, o grande desafio é melhorar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma articulação dolorosa. Caso o paciente não coopere e exagere tanto em atividades da vida diária, quanto no retorno precoce a atividades físicas, pode haver o derrame articular, popularmente conhecido como “água no joelho”, uma reação inflamatória difusa da membrana que reveste a articulação com extravasamento de líquido para a mesma. Isto leva à inibição do reflexo do músculo quadríceps da coxa, com conseqüente atrofia muscular, formando-se um ciclo vicioso de difícil quebra.

 

 

Em linhas gerais, aí vão algumas orientações aos foliões:

 

  • Não ultrapasse seu limites! Se você nao esta bem condicionado(a) nao exagere muito tempo em pé, pulando e dançando.

 

  • Seu joelho doeu muito? Dor é sinal de lesão. É seu organismo lhe dizendo que algo não vai bem. Portanto, se o joelho dói, ou está inchado é hora de parar, procurar um médico ortopedista, reabilitar-se e, posteriormente, retornar ao esporte.

 

  • Seu joelho amanheceu muito inchado e você nao se lembra se torceu pulando? Pode ter havido uma lesão mais séria como a ruptura do ligamento cruzado anterior. Procure serviço medico imediatamente.

 

  • Depois da quarta-feira de cinzas: acompanhamento periódico da equipe por um médico do esporte é indispensável. Apesar de muitas vezes, o exame físico estar dentro da normalidade, pode haver algum grau de desequilíbrio muscular, muitas vezes somente detectado através do dinamômetro da avaliação isocinética e que, cedo ou tarde, poderá levar a lesões e comprometer sua performance.

 

 

 

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