Dr. Adriano Leonardi

Artigos

PRÓTESE TOTAL DO JOELHO – como é feita a cirurgia?

Como é feita a cirurgia? Após anestesia do paciente, o cirurgião substitui as partes danificadas da articulação por superfícies de metal e de plástico, que são moldadas para restaurar os movimentos e funções do joelho. Os materiais utilizados são desenhados para permitir que essa articulação se movimente como a articulação normal. Muitos metais são utilizados, incluindo aço inoxidável, cromo e titânio. O material plástico é durável e resistente ao desgaste (polietileno). Um cimento de osso plástico pode ser utilizado para fixar a prótese dentro do osso.

A substituição da articulação também pode ser feita sem o cimento, em que a prótese e o osso encaixam-se, fixando-se diretamente. A cirurgia pode ou não ser feita sob navegação em auxílio de um software guiado.

 

+ PRÓTESE DO JOELHO – quem deve ser submetido?

 

Quais são os riscos?

A substituição protésica do joelho é uma ato tecnicamente mais complexo e com maior risco do que a prótese total do quadril (PTQ). A fixação dos componentes protésicos fica submetida a forças de stresse maiores que do quadril, tornando a soltura mais provável, sendo fundamental que o desenho da prótese minimize as forças na interface osso-implante. A colocação dos componentes tem que ter tal rigor – sem margem para variações como no quadril -, que mesmo 3º de desalinhamneto são suficientes para provocar a falência da prótese. Em acréscimo a estas dificuldades, o volume do material protésico é muito maior que o utilizado na anca e fica muito mais superficial, e não imerso em músculos, quase apensa recoberto pela pele.

 

Possíveis complicações

A taxa de complicações depois de uma PTJ é muito baixa, mas  incluem:

Infecção – Pode ocorrer no local do corte ou  no interior, à volta da nova articulação. Pode ocorrer enquanto o paciente estiver no hospital, depois de voltar para casa ou anos mais tarde. As pequenas infecções na área do corte são geralmente tratadas com antibióticos. As infecções maiores ou profundas podem necessitar outras cirurgias e até mesmo a remoção da prótese. Depois da operação, os pacientes com uma articulação artificial devem tomar antibióticos para prevenir infecções. Para o resto da vida, podem ter de tomar antibióticos antes de se submeterem a novas intervenções cirúrgicas, mesmo que simples, para reduzir o risco de qualquer infecção se propagar até à prótese.

Após a colocação da prótese e a paciente em estudo ter tido alta esta fez uma infecção o que a levou a ser novamente internada.

Trombose Venosa Profunda (Coágulos de sangue dentro das veias profundas)– resultam de diversos fatores, incluindo uma menor mobilidade após a cirurgia, o que causa o movimento irregular do sangue através das veias das pernas e diminuiu o débito sanguíneo. fluxo de sangue nas pernas, botas plásticas com pressões alternas, elevação dos pés e pernas para evitar a acumulação de sangue e andar uma hora por dia.

Soltura da prótese – esse fato pode causar dor. Se a separação for significativa, é necessário efetuar uma revisão da articulação substituída. A utilização de novos métodos de fixação da prótese ao osso minimiza esses problemas.

Desgaste – Alguns desgastes podem ser observados em todas as substituições das articulações. O desgaste excessivo pode contribuir para a separação da articulação e pode necessitar de uma cirurgia de revisão.

 

Duração da PTJ

A maioria das pessoas idosas podem esperar que essa substituição dure uma década ou mais. Isso proporcionará anos de vida sem dor. Pacientes mais jovens podem necessitar uma segunda substituição total da articulação. A PTJ evoluiu de tal maneira que se tornou num dos procedimentos mais previsíveis e fiáveis que há à disposição.

 

Classificação das próteses

1. Prótese de substituição Parcial

Existe apenas um componente da articulação que é substituído. Pode ser, a metade lateral ou medial da articulação tíbio-femural.

2. Prótese de substituição Total:

Ambas as extremidades ósseas são substituídas por implantes de próteses podendo a componente fémur patelar ser ou não substituído.

 

Orientações pós-operatórias

No período pos-operatorio imediato, costumo deixar o paciente sob os cuidados de um medico intensivista e, ja no segundo dia, inicio a deambulação sob o auxilio de um andador e sob a supervisão de um fisioterapeuta.

Nao havendo perda significante de sangue, a alta hospitalar ocorre em 2 a 3 dias e, a seguir inicia-se a fisioterapia e hidroterapia e alguns cuidados que incluem:

Vigiar o peso e alertar para a sua implicação na preservação da artroplastia;

Evitar carregar pesos;

Não usar saltos altos;

Evitar atividades de risco de quedas.

 

+ Quem fez a cirurgia de prótese total  de joelho pode voltar aos esportes?

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

dr-adriano-leonardi-especialista-do-joelhoDR. ADRIANO LEONARDI

Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Médico e fisiologista do esporte. Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. + Conheça o Profissional

Comente

31 comentários

  1. paula santos

    Olá. Tenho condromalacia patelar grau II e lendo seus artigos, quero parabenizá-lo e dizer que esclareceu muitas dúvidas minhas. Principalmente sobre as cirurgias existentes. Obrigada por dividir um pouco do seu conhecimento com o público. Parabéns.

    Responder
    • sonia

      Agradeço pelo escrarecimento sobre cirurgia e colocação de prótese de joelho. Parabéns!

      Responder
    • CLAUDIO ROBERTO DA SILVA

      Olá boa tarde !
      Preciso de informações: Minha mãe tem 76 anos, e sofre com os desgates nos joelhos, praticamente não mais consegue mais nem mesmo caminhar sem o andador, super dificuldades praticamente para fazer tudo, como uma senhora dona de casa, as vezes não cosegue nem levantar-se com facilidade de uma simples cadeira ou té mesmo do vaso sanitário, pois os joelhos, não tem mais firmeza, além das dores, é claro. Pergunto:
      Com esta idade ela pode submeter-se à cirurgia dos joelhos, implantando as prótese nos mesmos? Quais serão as melhoras que ela terá?
      Por favor, me ajudem pois já vejo minha mãe prestes a estar em uma cadeira de rodas, para sempre.
      Fiquem em paz e tudo de bom.

      CLAUDIO ROBERTO DA SILVA

      Responder
      • Dr. Adriano Leonardi

        Oi, Claudio.
        Se a sua mae tiver artrose ja com indicação de tratamento cirúrgico e ela tiver boas condições clinicas, ela seria sim uma candidata ideal para uma prótese de joelho. Não existe limite de idade para o procedimento. O que existem são doenças concomitantes que podem colocar o paciente em risco de vida para a cirurgia.
        Em minha prática clinica, sempre peço uma avaliação previa ao cardiologista, que gradua o risco cirúrgico. Isso traz mais segurança a todos.
        O pos operatorio de 48h em UTI também reduz o risco de vida de pacientes idosos.

        abs

        Responder
        • marcos pontes

          ola dr adriano boa noite gostaria de saber onde fica seu consultori. ou um numero de telefone para contato.desde ja obrigado

          Responder
          • Dr. Adriano Leonardi

            oi, Marcos!

            Tel (11) 2507 9021

  2. Fátima Beltrão

    Oi Dr. no dia 19 de maio, me submeti a uma artroplastia total de joelho, minha recuperação está um pouco lenta e muito dolorosa, não pude começar de imediato os movimentos necessários, tendo em vista que fiquei muito debilitada fisicamente por não conseguir me alimentar no hospital e pela perda de sangue. Iniciei a fisioterapia no dia 31 e confesso que sinto muita dificuldade por causa das dores. Tenho que fazer também no joelho esquerdo e desde já tenho que me preparar psicologicamente.
    Obrigada pelas orientações e informações muito úteis para nós pacientes.

    Responder
  3. PEDRO L.FIORI

    Bom dia.
    Eu gostaria de saber se esta protese, devolve os movimentos naturais da perna após a cirurgia, pois tive um acidente há muito tempo atraz onde perdi os movimentos de dobrar meu joelho, sendo que parte de minha musculatura ficou atrofiada. Não aguento mais andar com a perna dura e tambem mais curta, já que não consigo esticar a perna tambem…resumindo: ( Esta cirurgia, pode me devolver alguns movimentos, para que eu possa ter uma vida melhor ? )
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Bom dia, Pedro.
      A protese total de joelho, desde que seja bem feita, tem arco de movimento de 0 a 120 graus no maximo.

      Responder
      • jean ribeiro

        fiz cirurgia nos joelhos o primeiro foi feito no hospital de base de brasilia ficou uma maravilha o outro o esquerdo fez no hospital santa hrlrna tambem em brasilia fiquei com problemas na coluna a perna nao estica como a esquerda estou com uma perna 06 cm maior do que a outra dr. o q devo fazer o sr pode me atender em uma consula ja q nao confio mais no meu hortopedista q mandou eu fazer 60 seçoes de hidro fisioterapia e rpg da coluna hoje ando igual a um siri de lado. desde ja agradeço jean

        Responder
        • admin

          Bom dia, Jean

          Agradeço muito o contato pelo site.

          Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

          Rua Bento de Andrade,103
          Ibirapuera SP/SP
          Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

          Att

          Dr Adriano Leonardi

          Responder
  4. Silvio Novais

    Caro Dr. Meu pai está interessado em fazer essa cirurgia se assim for necessário.
    Gostaria de saber detalhes de valores e forma de pagamento parcelado.
    Tenho consciência de que cada caso é um caso mas quero uma estimativa de custo pois ele está no sul da Bahia e se achar viável me deslocarei para começar meu tratamento.
    dês de já agradeço sua atenção Silvio Novais
    arashop@yahoo.com

    Responder
  5. Marizete Ferreira

    Eu Marizete fiz a cirurgia dia 15 de outubro 2013 na Santa Casa de Santos. fui muito bem tratada coloquei protese no joelho esquerdo inteira estou muito bem Graças a Deus menos de um ano estou andando bem subo escada ,agora no mes de outubro vou fazer na perna direita ja fiz mas de 60 fisioterapia cada dia estou melhor durmo muito bem faço todos os movimentos desde do anestesista ate aos medicos todos foram maravilhosos

    Responder
    • Rosa Paulus

      Boa tarde.
      Agradeço imensamente a participação de todos, os relatos e informações.
      Queria aprender um pouco sobre prótese de joelho , pois ouço muitas opiniões e informações medonhas.
      Claro, sem dispensar as consultas medicas e exames.
      Abraços a todos.

      Responder
  6. Marlene Mato Grosso

    Pessoa com Mal de Parkinson pode fazer a cirurgia e colocar prótese no joelho.
    Obrigado.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      A doença de Parkinson é uma contra-indicaçao relativa a potese total. Tudo depende do estagio da doença e se o paciente conseguirá realizar uma reabilitaçao pos-operatoria especifica para a doença. Casos mal conduzidos costumam evoluri com soltura do protese ou incapacidade do paciente dobrar e esticar o joelho.

      Responder
  7. Noiran Khouri Delpin

    Sofri um tombo mais ou menos 15 anos atras, fraturando, tibia e plato. So que agora aos 65 anos, tenho tido dores horriveis, e sem condições de voltar a fazer meus exercicios
    Pergunto: pois a duvida é uma das muitas: sou hipertensa, estou com sobre peso. Seria eu uma pessoas em condições de fazer tal cirurgia?
    Agradeço seu retorno.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Se houver indicação para que seja feita uma prótese total de joelho e houverem condições clinicas, ou seja, se o cardiologista te liberar, não ha porque não operar.

      Responder
  8. milena

    Tenho 43 anos, tenho artrose avançada e gostaria de saber por que a colocação de prótese não acontece antes dos 60 anos.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Querida Milena,
      A inserção de uma prótese não depende apenas da idade, mas sim do grau de dor e deformidade que artrose pode ocasionar na articulação.
      É possível sim operar paciente abaixo de 60 anos de idade mas o ideal, para sexo feminino é se operar pacientes em torno de 60 anos de idade.

      Responder
  9. Roberto Ferrari Dias

    Dr. faz 18 meses que eu colequei uma protese no joelho direito e fis apenas 20 fisioterapias e não fis mais devido várias complicações que tive ao mesmo tempo como, cancer de próstata, radioterapia, sonda urinária por cinco meses e depressão fortissima. tudo isto atrapalhou eu faser uma boa e completa fisioterapia na época ( setembro de 2013 ) hoje estou andando sem nenhum aparelho mas com serta dificuldade. Estou dirigindo normalmente, mas se eu andar de dois a treis km. em um dia , sinto forte dores no joelho no fim do dia. Oque faser agora dr. que já se passou 1,5 anos= 18 meses ?

    Responder
    • admin

      Caro Roberto,
      Boa tarde.

      Entendo a ansiedade que a protese possa estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Responder
  10. carlos francisco

    olá eu sofri um acidente de moto, com fratura exposta no joelho, perdendo metade da rótula e cartilagem, e estou ha 18 anos com o joelho esquerdo duro e sofro com muita dor. depois de três pedidos do ortopedista do sus consegui uma prótese do joelho. os médicos do hospital Santo Antônio estão tentando me convencer a desistir de pôr a prótese, alegando o fato de eu ter 42 anos de idade. por favor o sr. pode me ajudar a tomar a decisão? o fato de viver a 18 anos com uma perna limitada me forçou a usar muito a perna direita , e isso fez com que o joelho direito, por ser forçado muito, ficasse com artrose. por favor dr. me ajude.Muito obrigado.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Carlos.

      A idade não é um fator isolado limitante para que a cirurgia seja feita. Ja operei pacientes mais novos que você com artrite reumatóide ou sequela de acidentes graves que se beneficiaram muito com a cirurgia.Se vc tiver condições musculares e possibilidade de dobrar o joelho, vale a pena sim operar.
      abs

      Responder
  11. denise souza

    Dr. muito obrigado pela explicação,sou estudante do curso de fisioterapia
    e esclareceu minhas duvidas.

    Responder
  12. Jayme

    Boa tarde , minha esposa precisa de uma cirurgia de joelho para colocação de prótese ,artroplastia,
    uma cunhada vai custear a prótese,preciso saber qual será o custo da cirurgia.O Sr. pode me auxiliar nesta questão?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Boa tarde, Jayme.
      Estou encaminhando o email para minha secretaria que faz estes orçamentos.
      Assim que ela tiver em maos o preço final e condições de pagamento, ela entra em contato contigo.

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  13. Celina Victorino

    Interessante , e como pode ficar tão bem assim , e a recuperação é total, podemos nos movimentar e viver normalmente como antes? obrigada !

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Sim.
      A cirurgia é feita para que o paciente ganhe qualidade de vida.
      Se o risco cirúrgico for muito grande, não vale a pena operar.

      Responder
  14. marina almeida

    Tenho 69 anos de idade. Precisei de me submeter a cirurgia de prótese de joelho com o Dr. Adriano, pois nem mais conseguia andar, até dormindo era dificil, face as dores que sentia. Isto foi em novembro de 2016. Minha recuperação foi espantosa, se soubesse que ia ficar tão bem, teria feito ha mais tempo. Estou andando, não sinto mais dor alguma. Ando agora normalmente, voltei a nadar,
    e estou até dançando. Estou até pensando em fazer também no outro joelho.

    Responder