Dr. Adriano Leonardi

Artigos

Viscossuplemantação do Joelho

Com o envelhecimento da população mundial, a incidência da artrose vem aumentando e acomete a maioria dos indivíduos acima de 50 anos. “A artrose é a degeneração progressiva das articulações, sendo os principais fatores relacionados a esta doença: a idade (incide sobre aproximadamente 100% das pessoas aos 80 anos), a sobrecarga mecânica das articulações (como no excesso de peso) e após traumas ou cirurgias, como por exemplo após uma fratura no joelho.

Os principais sintomas da artrose são dor, creptação, inchaço e a redução dos movimentos, podendo chegar até a grandes limitações, como impossibilidade de andar em casos mais graves.

 

Infusão intra-articular de ácido-hialurônico.

A Viscossuplementação é um método de tratamento da artrose relativamente novo que apresenta resultados muito satisfatórios em casos leves e moderados da doença. Consiste nas injeções intra-articulares de ácido hialurônico (Foto 1), que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose, e o uso do dessas injeções de ácido hialurônico exógeno vem sendo utilizado com sucesso e, em alguns casos, posterga ou anula a realização de cirurgias mais agressivas como a Prótese total do joelho e osteotomias.

 

Este método faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Rheumatology.
O procedimeento é feito em consultório, por médico especialista em joelho, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

 

Referência bibliográfica
Bellamy N, Campbell J, Robinson V, Gee T, Bourne R, Wells G
The Cochrane Database of Systematic Reviews 2006 Issue 2
Copyright © 2006 The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informative e nao substitui uma consulta médica.Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

 

Médico e fisiologista do Esporte pela UNIFESP/SBME | Médico ortopedista especialista em joelho pela SBOT/SBCJ/SBRATE | Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa casa de São Paulo

Saiba + 

Artigos similares

Comente

18 comentários

  1. Pingback: Dr. Adriano Leonardi – A Cirurgia da Condromalacia Patelar

  2. Rosana Folster

    Dr. achei interessante esta matéria sobre Viscossuplementação, podendo repor o liquido perdido e melhor nossa vida é maravilhoso. Minha mãe esta com quisto de backer atrás do joelho

    Responder
  3. marcia steinberge

    Gostei muito do que li mas, tenho minhas duvidas com relaçao a esse procedimento.Mesmo sendo leiga gostaria de conhecer melhor a Viscossuplementaçao, pois, meu marido esta com um problema serio no joeho e mora nos EUA, Miami – Florida.Como seu plano de saude nao cobre o joelho e ele é brasileiro , quando visitarmos Sao Paulo, pois, sou de lá, gostaria de saber como encontrá-lo.
    Att
    Marcia Steinberg

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      oi, Marcia!
      Será um prazer poder ajuda-la.
      Meu consultorio: Rua Bento de Andrade, 103, Sao Paulo
      (11) 2507 9021

      Responder
      • Antonia

        Quero marcar consulta estou com dores no joelho direito

        Responder
        • Dr. Adriano Leonardi

          Oi, Antonia.
          Queira, por favor ligar no (11) 2507 9021.

          Responder
  4. Omar

    Dr Adriano, por favor, gostaria de saber se existe recomendação do uso de injeções de ácido hialurônico para tratamento de condromalácia patelar grau II muito mais no sentido de facilitar a recuperação da cartilagem por meio da nutrição e facilitação da movimentação articular. Tenho procurado estudos neste sentido mas não achei nada científico. O Sr tem experiência do uso desta técnica na condromalácia? Se sim quais são suas impressões clínicas? É muito comum ocorrerem efeitos colaterias como sinovite ou mesmo infecções? Obrigado.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Omar.
      Qdo os sintomas do paciente estão ligados a condromalacia (dor, barulho, sensação de areia e inchaço), tenho tido excelentes resultados com a viscossuplementaçao. Para o produto que uso em meu consultório, nunca tive nenhum efeito colateral.
      abs

      Responder
      • Omar

        Obrigado pelo retorno. Fui diagnosticado com grau I e sinto ardência e um nível bem baixo de crepitação com flexão em ângulos mais agudos. Nunca tive nenhum tipo de inchaço. Como pratico ciclismo gostaria de fazer a viscosuplementação para talvez reduzir o quadro de ardência e também como tratamento preventivo para a evolução do desgaste. Mantenho um programa de alongamento e fortalecimento que já deu muito resultado mas a ardência ao redor e atrás da patela ainda persistem após 12 meses. Poderia me dizer qual o nome do produto que usa em seus pacientes? Faz sentido pensar que este medicamento pode facilitar a recuperação da inflamação da cartilagem por trazer um líquido capaz de nutrir ou posso não ter resultados neste sentido? Obrigado pela atenção.

        Responder
        • Dr. Adriano Leonardi

          Boa tarde, Omar.
          Utilizo o Orthovisc produzido pela Johnson & Johnson.
          Considero um produto de boa viscosidade e, ao meu olhar clinico, tive melhores resultados com ele.

          Responder
          • Omar

            Dr. com relação a ideia de viscosuplementar para reduzir a ardência e prevenir o desgaste ao longo do tempo, qual sua opinião? Já fez uso para este fim ou somente em casos bem mais graves? Poderia a suplementação dar “fôlego” para a cartilagem se recuperar por meio da redução do atrito?
            Obrigado.

          • Dr. Adriano Leonardi

            O intuito da infiltração é ter o efeito hidráulico inicial e reduzir a pressão cartilaginosa a curto prazo e a médio prazo ter efeito biológico na melhor nutrição local.
            Tudo isso está em estudo, mas os follow-ups sao animadores.
            Novamente: resultados sao bons qdo realmente ha boa indicação. Nos casos em que a viscossuplementaçao é mal indicada, os resultados podem frustrar os pacientes.

  5. Silmara

    Dr., minha filha tem 14 anos e foi diagnosticada com condromalacia patelar grau 1. Dependendo da atividade fisica sente dor, sendo habitual estalos quando dobra o joelho. Já fez muita fisioterapia e toma semestralmente Condroflex. O Dr. indicaria a viscosuplementação mesmo com a pouca idade? Uma única série de aplicações (3 a 5) seria suficiente? Ou a cartilagem que perdeu não se regenera e este tratamento passaria a ser periodico até o fim da vida? Agradeço muito pelas respostas.

    Responder
    • admin

      Bom dia, Silmara
      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão de sua filha pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-la minuciosamente.

      Para passar em consulta comigo, será um prazer poder ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  6. Alexandra

    Boa tarde. Tenho interesse no procedimento de viscossuplementacao. A clinica de vcs é em SP. Poderia me enviar endereço.
    Agradeço desde ja

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi

      Oi, Alexandra.
      Rua Bento de Andrade, 103
      Tel (11) 2507 9021

      Responder
      • Tatianne

        Boa tarde, doutor tenho condromalacia patelar de grau 3 e uma roptura no menisco Medial estou fazendo fisioterapia mais cada dia estou ficando mais ruim sinto muito dor e o joelho está inchando bastante será se você pode me ajudar?

        Responder
        • Dr. Adriano Leonardi

          Oi, Tatianne.
          Qualquer paciente que tenha uma lesão de menisco com queixas de dor e inchaço, só vai melhorar se for operado.
          Uma lesão dessas, faço por video e costumo liberar aos esportes em 3 semanas.

          Responder