10 Principais dúvidas sobre infiltração com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula muito antiga, criada nos anos 90. O primeiro produto lançado no mercado era uma molécula muito complexa em um único efeito que ela tinha na articulação era de lubrificar e essa foi a molécula utilizada na artrose. No decorrer dos anos essa molécula começou a ser modificada. Começamos a ter os pesos moleculares do alto, intermediário e baixo, sendo que cada um tem um efeito específico para cada articulação ou para determinado estágio de doença cartilaginosa. E neste cenário, a infiltração com ácido hialurônico se transformou em algo altamente eficiente no tratamento de doenças cartilaginosas.

O Ácido hialurônico

Articulações muito apertadas como ombro, quadril e eventualmente cotovelo, são muito beneficiadas com ácido hialurônico com alto peso molecular. Artrose no joelho em estágio muito avançado já com deformidade, quando a pessoa tem muita dificuldade em casa, também podem ser muito beneficiadas. Então, quando realizamos uma infiltração no joelho com alto peso, proporcionamos lubrificação e a articulação fica mais solta, garantindo um pouco mais de qualidade de movimento.

Quando é indicado?

Parte1

O ácido hialurônico de peso molecular intermediário tem um efeito biológico, penetrando na articulação e na cartilagem, reduzindo a morte celular. E ele também ajuda a restaurar um pouco do colágeno perdido e ensina o nosso corpo a fabricar um líquido sinovial de qualidade melhor.  Quando entramos com o ácido hialurônico, nosso corpo começa a fabricar um líquido sinovial que reduz o atrito e protege a cartilagem.

Quando é indicado?

Parte2

Principais dúvidas sobre infiltração com ácido hialurônico

Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660

Confira quais são as dúvidas mais comuns sobre a infiltração com ácido hialurônico.

O que é a Viscossuplementação?

Viscossuplementação é um procedimento que injeta ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença cartilaginosa. O ácido hialurônico é normalmente produzido pelas células da membrana das articulações. Em doenças cartilaginosas, em especial na artrose (quando a articulação desgasta), a superfície dos ossos tornam-se ásperas, o fluído torna-se mais fino, e o espaço entre os ossos se torna menor.  O ácido hialurônico é uma substância gelatinosa cuja função primordial é amortecer e lubrificar a articulação do joelho.

01

Quais as opções disponíveis no mercado?

Quanto à sua produção, são divididos por: Orige aviária: a partir de matéria-prima animal (crista de galo). Apresenta potencial alergênico devido aos antígenos aviários. Produtos de origem aviária do mercado nacional: Polireumin® e Synvisc®; Origem não aviária: fermentados por bactérias (Streptococcus zooepidemicus) através da biofermentação. Menor potencial alergogênico: Suplasyn®, Fermathron®, Orthovisc®, Osteonil® e Viscoseal® .

1/2

Parte1

Quais as opções disponíveis no mercado?

Quanto ao Peso molecular: – “Baixo peso molecular”, entre 0,5 e 1 x 106Da, entre eles: Suplasyn®, Polireumin®, Fermathron® e Suprahyal®; “Peso molecular intermediário”, entre 1 e 1,8 x 106Da; – Osteonil®, Orthovisc® e Viscoseal®; – “Alto peso molecular”, com 6×106 Da: Synvisc®.

Parte2

2/2

Quais as opções disponíveis no mercado?

Apesar de controverso, o peso molecular, a concentração e a presença de ligações cruzadas teriam influência positiva nos resultados da viscossuplementação. Quanto maior o peso molecular, maior seria o tempo de permanência do produto na articulação e, quanto menor, maior seria seu poder de penetração no tecido cartilaginoso.

3/2

Parte3

Para quem é indicado o ácido hialurônico?

Os candidatos para viscossuplementação incluem: – Os indivíduos que têm, dor no joelho crônica persistente apesar de terem feito tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos; – Indivíduos que não podem tomar não anti-inflamatórios, como, por exemplo, aqueles que têm uma história de gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais; – Indivíduos para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia.

1/3

Parte1

Para quem é indicado o ácido hialurônico?

Os candidatos que devem evitar viscossuplementação incluem: Pessoas alérgicas a produtos de aves, no caso do produto Synvisc; As mulheres que estão grávidas ou amamentando. A segurança e eficácia deste tratamento não foi demonstrado nesse grupo populacional.

2/3

Parte2

Como é feito o procedimento?

O procedimento é realizado no consultório sob condições estéreis (assepssia e antissepssia). Cada tratamento deve levar apenas alguns minutos. Dependendo do produto, realiza-se uma vez por semana durante 3-5 semanas. Ou, em aplicações únicas.

04

Terei de restrições após a aplicação?

Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação. Você poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento. No dia da aplicação, recomenda-se gelo com duração de 20 minutos, se você sentir qualquer desconforto.

05

Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais podem incluir dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e / ou vermelhidão. Estas reações são geralmente leves e não duram muito tempo. Estes efeitos secundários ocorrem, geralmente, em 3-5% de aplicações e são considerados auto-limitadas. Produtos de origem aviária tem maior potencial de levar a esta condição, também denominada de SINOVITE. Se for necessário, pode-se puncionar a articulação. A análise laboratorial do líquido sinovial irá confirmar que não se trata de infecção.

1/6

Parte1

Há algum efeito colateral?

A infecção articular ocorre 1 em 10.000 aplicações e depende diretamente dos critérios de assepsia e anti-sepsia utilizados pelo médico. Sinais de infecção em que se necessita avaliação urgente do medico incluem: febre, aumento de volume articular, calor, rubor, dor intensa e latejamento.

2/6

Parte2

Que efeitos se espera com a viscossuplementação?

Além da melhoria da lubrificação articular, espera-se também: – Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose; – Estímulo da produção do próprio acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial; – Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa; – Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II; – Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada;

07

A viscossuplementação substitui uma cirurgia?

Além da melhoria da lubrificação articular, espera-se também: – Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose; – Estímulo da produção do próprio acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial; – Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa; – Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II; – Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada;

08

O procedimento é realizado apenas no joelho?

A viscossuplementação foi, inicialmente desenvolvida ao joelho. Porém, com o passar do tempo e com melhor compreensão dos seus efeitos, produtos também foram criados para outras articulações. Alguns em menor quantidade e com diferença de concentração. Algumas articulações como o quadril, cotovelo e o ombro devem ser abordadas sob auxílio de ultrassonografia. Hoje, a viscossuplementação pode ser feita em: joelhos, quadris, tornozelos, pequenas articulações como metatarso-falangeanas, punho, ombro, cotovelo e articulações facetárias da coluna vertebral.

09

Quanto tempo vai demorar antes de eu ver os resultados?

Sendo bem indicada, a grande maioria das pessoas começa a sentir os resultados após a primeira aplicação, mas muitas vezes, as melhorias são graduais, sendo os benefícios percebidos após a terceira aplicação. Os resultados do tratamento geralmente duram de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio para até 3 anos. O tratamento pode ser repetido a cada 6 meses, e tantas vezes quanto necessário.

10

Precisa de infiltração com ácido hialurônico?

Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660

Agende sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi e receba a melhor avaliação e orientação médica para o seu caso.

Dr. Adriano Leonardi

Médico e fisiologista do esporte.