Lesões dos músculos isquiotibiais, muscular posterior da coxa, ocorrem com freqüência em atletas. São especialmente comuns em atletas que participam de esportes que exigem corrida, futebol e basquete.

 

Anatomia da Lesão Muscular Posterior da Coxa

Os músculos isquiotibiais ou músculos posteriores da coxa dividem-se em:

  • Semitendíneo;
  • Semimembranoso;
  • Bíceps femoral.

 

lesão muscular posterior da coxa

Eles começam na parte inferior da pélvis em um lugar chamado a tuberosidade isquiática e atravessam a articulação do joelho e terminam na parte inferior da perna. Possuem a função de ajudar a estender a perna para trás e dobrar o joelho.

 

Por que a lesão muscular posterior da coxa ocorre?

A principal causa da lesão muscular posterior da coxa é a sobrecarga muscular. Durante o chute a uma bola ou durante um “Sprint” na corrida, o grupo muscular anterior da coxa, chamado de quadríceps se contrai vigorosamente objetivando força, esticando o joelho e o grupo posterior da coxa, os isquiotibiais estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento. A isso chamamos de “contração excêntrica”. Neste momento, por não resistir a força do quadríceps (agonistas), os isquiotibais (antagonistas) se rompem.

lesão muscular posterior da coxa

 

Fatores de Risco

Falta de alongamento muscular:

Os atletas devem seguir um programa durante todo o ano de exercícios de alongamento diários, principalmente atletas velocistas, atletas de quadras e campo.

Desequilíbrio muscular

Quando um grupo de músculos é muito mais forte do que o seu grupo de músculos opostos , o desequilíbrio pode levar a uma lesão . Isso acontece com frequência com os músculos isquiotibiais .

Mau condicionamento

Se os seus músculos são fracos, eles são menos capazes de lidar com o estresse do exercício e são mais propensos a ser ferido .

Fadiga muscular

A fadiga reduz a capacidade de absorção de energia dos músculos , tornando-os mais suscetíveis a lesões.

 

O que se sente após ter uma Lesão Muscular Posterior da Coxa?

Basicamente, ocorre dor súbita na região posterior da coxa com incapacitação quase que imediata do atleta.  É muito comum o espectador ver a equipe de primeiros-socorros removendo o jogador de futebol do campo.

 

Outros sintomas podem incluir:

  • Inchaço durante as primeiras horas após a lesão;
  • Hematomas ou descoloração da parte de trás de sua perna;
  • Fraqueza que pode persistir por semanas.

 

Diagnóstico de Lesão Muscular Posterior da Coxa

Frente a uma suspeita de lesão muscular, o médico do esporte, ao examinar o atleta busca pelo local da dor e interrupção (gap) muscular.

Exames de imagem incluem a ultrassonografia a e ressonância magnética. O exame ajuda a graduar o grau da lesão.

lesão muscular posterior da coxa
A Ressonância Magnética mostra a formação de hematoma que aparece na área branca indicada pela seta.

 

Tratamento para Lesão Muscular Posterior da Coxa

A maioria maioria das lesões dos isquiotibiais curam muito bem com tratamento simples, não cirúrgico, que inclui repouso, gelo, compressão e elevação .

A fisioterapia deve ser iniciada o mais breve possível. O ultrassom pulsado visa reduzir o tempo de reabsorção de hematoma. Exercícios específicos podem restaurar a amplitude de movimento e força.

 

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia para Lesão Muscular Posterior da Coxa é mais freqüentemente realizado para as lesões por avulsão do tendão, onde o tendão tem puxado completamente longe do osso, principalmente originadas na pelve (avulsão do tendão proximal).

 

Prevenção

A avaliação isocinética é, sem dúvida, a principal ferramenta na prevenção da lesão dos isquiotibais, pois orientam o grupo muscular a ser trabalhado. Em clubes de futebol são mandatórias.

Além dela, boa nutrição e boa hidratação, um bom aquecimento antes do esporte e o treinamento para o mesmo sob supervisão de profissionais da educação física experientes também sao muito importantes.

 

Referências bibliográficas
1. Aagaard P, Simonsen EB, Magnusson SP et al. A new concept for isokinetic hamstring: quadriceps muscle strength ratio. Am J Sports Med 1998;26:231-237.
2. Agre JC. Hamstring injuries. Proposed aetiological factors, prevention, and treatment. Sports Med 1985;2:21-33.
3. Askling C, Karlsson J, Thorstensswon A. Hamstring injury occurrence in elite soccer players after preseason strength training with eccentric load. Scand J Med Sci Sports 2003;13(4):244-50.
4. Beaulieu JE. Developing a stretching program. Physician Sports Med 1981;9(11):59-65.
5. Best TM, Garrett WE Jr. In: DeLee and Drez. Orthopedic sports medicine. Basic science of soft tissue (muscle and tendon).Philadelphia: W. B. Saunders; 1994. p. 1-45.
6. Bennell K, Wajswelner H, Lew P et al. Isokinetic strength testing does not predict hamstring injury in Australian Rule footballers. Br J Sports Med 1998;32:309-314.
7. Buckwalter J. Current concepts review pharmacological treatment for soft tissue injuries. J Bone Joint Surg 1995;77-A:1902-1914.
8. Carlsson BM, Faunkner JA. The regeneration of skeletal muscle fibers following injury: a review. Med Sci Sports Exerc 1983;15(3):187-196.
9. Chan YS, Li Y, Foster W, Horaguchi T, Somogyi G, Fu FH et al. Antifibrotic effects of suranin in injured skeletal muscle after laceration. J Appl Physiol 2003;95:771

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 

Postagens similares

35 Comentários

  1. Dr.adriano quando ocorre avulsao do tendão dos musc.isquiotibiais e se opta em não fazer a cirurgia, e possível jogar futebol como lazer?

    1. Sim. é possivel.
      Para isso recomenda-se a realizaçao de um exame isocinetico para avaliar o equilibrio muscular. Havendo equilibrio muscular e apos exame fisico realizado por um medico do esporte, o paciente pode sim ir retornando gradativamente ao esporte.

  2. Dr fui disputar uma corrida e no momento após o inicio senti uma enorme dor na parte de trás da coxa esquerda e no momento da desaceleração a mesma dor na coxa direita. Dor muito forte q me deixou horas no gramado onde estava. nao fui a medico e estou colocando gelo a noite. Hoje fazem 9 dias e quando faço algo que mexa com essa parte da coxa nooosssaa que dor que dá. O q eu faço. Ainda é tempo de ir no medico?

  3. boa tarde Dr Adriano sou estudante do 1 semestre de Fisioterapia e estou fazendo uma pequisa sobre estiramento muscular . Parabéns esta bem explicado vai ajudar na minha pesquisa

  4. sou atleta da categoria dos 100 metros rasos,eu estava treinando tiros e senti uma dor na parte de traz da perna direita,fiz três semanas de tratamento com gelo.No início da semana quatro já não sentia dor,treinava no limite,eu já me sentia pronto para competir,mas no final dessa semana(4),numa seçao de treinos a dor voltou ligeiramente acima de onde sentia a dor antes…O Sr.Dr. pode me esclarecer isso?

    1. Anildo, se vc é atleta federado, deve procurar um serviço de medicina esportiva para fazer logo o diagnostico e tratamento, pois existe a possibilidade de ser uma lesão muscular e a mesma se agravar com o passar do tempo.
      abs

  5. Deu estiramento na minha coxa faz 2 meses, eu To tomando anti-flamatorio desde que eu machuquei e a dor ainda não passou 100%, isso demora assim mesmo ? Não fui no medico ainda…

    1. Bom dia, Leonardo.
      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      Para passar em consulta comigo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  6. A mais ou menos 2 anos sinto uma dor na parte interna da coxa, ela fica por alguns dias e depois some.
    Depois de uns meses ela volta, tomo analgesicos, que as vezes ajuda. No começo fui ao médico
    fiz varios exames, ultrassonografia, Raio X da coxa mas nada foi encontrado.

    1. Oi, Angela.
      Boa tarde.

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

  7. Olá Dr. Adriano, boa tarde…

    Sou corredor amador, corro de 5 a 6 vezes por semana(, sem fazer trabalho de musculação). Apenas corro, variando entre treinos leves, intervalados, de rítmo, ladeiras, longões, etc…. Corro há vários anos e nunca sofri nenhuma lesão, porém, recentemente, fazendo um serviço particular em casa, carreguei grande quantidade de peso e agachei muito para colocar o peso no chão(carreguei vários pranchões de madeira), após esse esforço comecei a sentir fortes dores na parte posterior da coxa, no entanto, sigo treinando, inclusive com treinos de tiro, os que mais forçam a musculatura. No momento da corrida não sinto dores, mais quanto estou frio, sinto que as dores estão cada vez maiores. A dor é do lado direito e, desse lado, estou com um encurtamento na musculatura, sempre fiz aquele alongamento que segura na ponta dos dedos dos pés sem dificuldade, no momento, consigo do lado esquerdo, porém, do lado direito, mal passo do joelho. encontrei seu site buscando explicações para as minhas dores. Acho que vou dar uma maneirada nos treinos fortes e procurar um especialista. Obrigado!

  8. Dr, quando um atleta sofre uma lesão qualquer em uma partida de futebol quais são os procedimentos médicos após a partida e os exames feitos no CT para descobrir e tratar de sua lesão?

    1. Depende do caso.
      Se o clube pode pagar uma RM, este é o exame de escolha.
      Se nao puder e o clube tiver um bom radiologista de referencia, um ultrassom pode ser realizado.

  9. Olá Dr. Adriano. Tenho um caso a discutir se possível…
    Meu namorado sofreu uma lesão distal do bíceps femoral cabeça longa com uma excursão de 12 cm.
    Devido aos sintomas leves que ele apresentava, ninguém desconfiou que tivesse lesão completa, mas ao chegar os resultados da ressonância, deu essa lesão total…
    Ele foi no médico e ele disse que não é cirúrgico…
    Sou fisioterapeuta, não entendo muito de cirurgias, especialmente pra esse caso que é particularmente raro na literatura, mas eu tinha quase certeza de que ele fosse indicar cirurgia, principalmente devido aos 12 cm e também porque ele é atleta e pretende voltar a jogar (ele joga handball e volei).
    Você conseguiria opinar sobre este caso? E se a cirurgia realmente não for indicada, você poderia me explicar por quê?
    Agradeço desde já! Abraços 🙂

    1. Oi, Beatriz.
      Eu precisaria avaliar a lesão por exame fisico+ imagem.
      dependendo do tempo e estagio da lesão é possível sim tratamento cirúrgico associado a terapias biológicas.

  10. Doutor o senhor atende em algum hospital de São Paulo?
    Meu filho estuda nos EUA e e atleta de futebol e teve uma lesão séria na coxa. Estamos procurando consulta p possível cirugia aproveitando o tempo que irá passar no Brasil em dezembro e janeiro 2018

    1. Oi, Lilian.
      Em SP, opero em diversos hospitais como o Albert Einstein, Oswaldo Cruz, 9 julho, Sao Luiz, etc.
      Se a sra puder traze-lo em consulta, será um prazer poder atende-los.
      Tel:(11) 25079021.

  11. Dr: Adriano bom dia têm alguns dias que estou sentindo a parte frontal da coxa dolorida fis na academia uma aula bike depois malhei perna no dia seguinte ao correr na esteira senti desconforto na parte frontal o que faço pra melhorar?

    1. ola,
      Paulo.
      Acredito que seu treino esteja mal orientado.
      Procure um medico do esporte para que vc possa periodizar melhor seu treino, realizar bem o recovery muscular e evitar sobrecarga como essa que esta relatando.

      Abs

  12. Dr Adriano ! Me ajude por favor , tive uma lesão a 9 anos atrás na coxa posterior no biceps femoral de grau 3 ! Época em q jogava profissionalmente , Porém foi tratada muito mal a lesão ! Acabei abandonando o futebol por essa lesão. Acabou q depois q abandonei , Parei com qualquer tipo de atividade física ! Depois de 5 anos resolvi volta a jogar minhas peladas ! Foram como 5 partidas pra voltar a rompe o músculo ! Fazia um tratamento , um reforço muscular por um tempo , voltava denovo e outra vez rompia ! Fiz ressonância , estou com uma fibrose enorme envolvendo o músculo ! Faço cirurgia pra resolver?

    1. Oi, Robson.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262
      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  13. Dr. Adriano boa noite! Então, sou professora de dança e a três meses atrás comecei a sentir dores no posterior da coxa esquerda e com uns dias comecei a ter dificuldade de ficar sentada a longo prazo. Não consigo pegar na ponta do pé esquerdo como pegava antes , parece que houve um encurtamento., Sinto muita dor. E agora estou sentindo dores na parte profunda da virilha. Já tomei antiflamatorio manipulado e uma injeção a base de corticoide. Mas parece que só piora. Confesso que não fiz o repouso devido. Me alongo com intensidade. O que pode ser? Ah! A dois anos atrás tive tendinite no quadril. Do mesmo lado.

    1. Oi, prfa. Carmen.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  14. Olá Dr. Senti o meu músculo posterior da coxa enquanto estava jogando hj como se estivesse rasgando foi uma dor muito forte ainda estou sentindo. Manco da perna, e qual tratamento mais indicado pois essa é minha primeira lesão.

    1. Oi, Leonardo

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  15. Olá, tudo bem? Tive uma Ruptura total do tendão semimenbranoso a dois meses. Estou fazendo fisioterapia, há a possibilidade de poder voltar a treinar para hipertrofia novamente? Tive a lesão após ter feito um treino e após o treino o profissional foi me alongar e no alongamento veio a romper. Obrigada.

  16. Dr.Adriano eu estava jogando bola dei uma corrida e meu joelho estalo pra dentro e cai depois voltou.
    Só q agora fica acontecendo isso direto e o médico ortopedista me falou q o músculo q trava o joelho está froxo isso proceder?
    Ele me mandou fazer fisioterapia e depois fazer fortalecimento

  17. Boa tarde, sofri um estiramento na posterior da coxa a 1mes é 4 dias, já tomei anti inflamatório 2 injeção mas ainda sinto dor quando contraiu oque fazer ,,será q já posso fazer fortalecimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *