PRÓTESE DO JOELHO – quem deve ser submetido?

A instabilidade femoropatelar do joelho
29 de outubro de 2013
PRÓTESE TOTAL DO JOELHO – como é feita a cirurgia?
26 de novembro de 2013

Nos últimos trinta anos, o desenvolvimento de implantes artificiais – as chamadas próteses, foi sem dúvida, o avanço cirúrgico mais notável do século XX, na área da cirurgia ortopédica.

PRÓTESE DO JOELHO - quem deve ser submetido?

figura 1: design atual da prótese de joelho. Na foto, vista por trás.

A cirurgia de prótese de joelho (figura 1), ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade e isso pode ser feito cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica.

O objetivo da artroplastia do joelho, ou seja, da substituição das superfícies articulares por implantes artificiais metálicos e em polietileno é o de restabelecer a forma e alinhamento da articulação, devolvendo-lhe a estabilidade e a mobilidade suprimindo-se ao máximo a dor.

 

 

+ Quem fez a cirurgia de prótese total  de joelho pode voltar aos esportes?

Quando o cirurgião de joelho procede a uma substituição do joelho, pretende atingir quatro objetivos principais:

-Alívio das dores

-Restauração da mobilidade

-Correção das deformidades e da claudicação (paciente que manca)

 

IndicaçãoPRÓTESE DO JOELHO - quem deve ser submetido?

A indicação fundamental da artroplastia total do joelho apoia-se num sintoma básico: a dor. Não há dúvida de que a incapacidade funcional e as deformidades graves sejam fatores importantes, mas a dor é o sintoma que, na maioria das vezes, leva o paciente ao médico.

O paciente “ideal” para a cirurgia deve apresentar dor de natureza moderada ou grave em atividades normais da vida diária e, eventualmente, em repouso. A dor é crônica, progressiva e resiste a todos os métodos conservadores de tratamento.

A diminuição do arco de movimento, em geral, acompanha o joelho doloroso. Embora a perda de mobilidade não seja isoladamente uma indicação para a PTJ, a rigidez do joelho pode ser incapacitante, sobretudo em pacientes com comprometimento poliarticular. Nestes caos, a artroplastia poderá ser indicada, mesmo que a dor seja leve ou ausente.

 

 

PRÓTESE DO JOELHO - quem deve ser submetido?

Figura 2: tipos de deformidade. Joelho varo a esquerda e valgo à direita

As deformidades angulares em valgo ou em varo (joelho em x ou de caubói) (figura 2) podem ser um fator importante, mas devem ser avaliadas quanto ao grau de desvio no plano frontal, bem como quanto à associação com dor e instabilidade. O aspecto estético não deve ser considerado na indicação de PTJ.

A análise radiográfica deve considerar as incidências antero-posterior e lateral, ortoestáticas e, se possível, com apoio monopodálico.

A indicação de uma PTJ deve, portanto, levar em consideração a tríade dor, rigidez e deformidade, presentes em grande variedade de doenças articulares. A decisão pela artroplastia deve considerar a idade e as expectativas do paciente.

 

 

Doenças reumáticas

As principais patologias em que a PTJ é indicada são a artrite reumatoide, espondiloartropatias soronegativas, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrites associadas com doença intestinal crónica (doença de Crohn, colite ilcerativa), artroplastia pós-osteotomia, artrose pós-traumática e idiopática.

Os pacientes com artrose primária idiopática, constituem o maior grupo.

 

Qual a idade ideal?

A idade ideal é a de 60 anos para as mulheres e de 70 anos para os homens e isso se deve `a durabilidade dos implantes que, em geral leva de 15 a 30 anos. A idade do paciente, entretanto, não deve ser analisada como fator único, pois muitos paciente mais jovens com deformidades graves, queixas de falseio e dor incapacitante se beneficiam e ganham muita qualidade de vida no período pós-operatório.

 

Contra-indicações

1. Absolutas

Infecção ativa

Fraqueza grave do musculo anterior da coxa –A sobrecarga imposta ao dispositivo mecânico pode determinar a sua quebra ou separação precoce. Nestes casos, a artrodese será a cirurgia mais adequada.

2.Relativas

Obesidade – O paciente obeso poderia apresentar maior risco pré-operatório (anestesia e técnica cirúrgica), bem como possibilidade de separação precoce dos componentes protésicos. A medida ideal seria a correção do peso corporal antes da cirurgia. Entretanto, a incapacidade funcional pode ser tão profunda que um programa de redução de peso poderá somente ser considerado após a cirurgia.

Doenças neurológicas – representa um dos mais difíceis problemas técnicos devido às alterações neuro-muscular, deformidades e instabilidades graves. Está indicado o uso de componentes protésicos especiais com bases metálicas e haste de fixação intramedular.

 

Preparação para a PRÓTESE DE JOELHO

Antes da cirurgia, são feitas algumas recomendações e exames tais como:

Parar de tomar alguns medicamentos antes da cirurgia. Ex: AAS.

Iniciar a prática de exercícios para acelerar a recuperação após a cirurgia;

Avaliação de risco cardíaco pelo cardiologista e por demais especialidades que o paciente eventualmente se trate.

 

+ PRÓTESE TOTAL DO JOELHO – como é feita a cirurgia?

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

PRÓTESE DO JOELHO - quem deve ser submetido?

Médico e fisiologista do Esporte pela UNIFESP/SBME | Médico ortopedista especialista em joelho pela SBOT/SBCJ | Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa casa de São Paulo

Saiba + 

Artigos similares

47 Comentários

  1. marli rabello disse:

    Como faço para marcar uma consulta para a minha mãe? Não aguento mais vê-la sofrer com dores no joelho. Quero saber se o caso dela cabe uma cirurgia devido a sua idade 73 anos.

    • Dna Marli, o telefone da minha clinica é (11) 2507 9021 ou 9024.

      • bruna disse:

        Olá Doutor. Sofri um acidente de moto, tive fratura exposta de fêmur, na cirurgia foi colocado uma placa e parafusos, mas devido à imobilização por muito tempo afetou o joelho. Ou seja ele ficou totalmente atrofiado, não passo dos 10 graus de flexão. nestes casos onde o problema é atrofia mesmo, qual o melhor método para reverter este quadro? eu tenho 23 anos, ja faz 10 meses o acidente e sempre fiz fisioterapia mas não esta dando resultado no meu joelho. Desde já agradeço.

        • Boa tarde, Bruna.
          Agradeço muito o contato pelo site.
          Quanto ao seu problema, infelizmente fica dificil eu emitir uma opiniao
          sem ver teus exames e te examinar.
          Se quiser dar uma passada no consultorio, o endereço e telefone sao:

          Rua Bento de Andrade,103
          Ibirapuera SP/SP
          Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

          Att

          Dr Adriano Leonardi

  2. Ola Dr. Adriano Leonardi quero tirar uma duvida tenho problema nos dois joelhos meus sinto muitas dores nos dois eu não sei se isso e normal e só eu faser algum movimento brusco ou uma torção que a patela do meu joelho direito escapa para da direita e a patela do meu joelho esquerdo escapa para esquerda. Dr é uma dor insuportável e quando isso acontece passo 1 semana com ele enxado e dolorido na realidade eu vou em vários ortopedista eles me passam apenas exercícios físicos e acadêmia mais na realidade eu quero mesmo e cirurgia tenho 26 anos Dr. o que o Sr. poderia me indicar eu moro no estado do tocantins…

  3. Valdiene Oliveira disse:

    Muito bom este site, me ajudou a tirar algumas duvidas em relação a prótese de joelho.

  4. zuleika disse:

    Dr.Adriano ,preciso colocar prótese no joelho direito ,gostaria de saber se a prótese nacional é confiável,no esquerdo tenho parcial importada, o plano que forneceu agora só a nacional.
    Meu plano é da Santa Casa de Santos.

  5. Vanderlei pereira da silva disse:

    Gostaria de saber se em uma cirurgia de joelho varo, além da correção na tíbia, também necessito fazer na fibula.

  6. maria de fatima disse:

    Agradeço as informações porque me submeterei a esta cirurgia para colocação de prótese e este artigo me deu muita esperança de voltar a uma qualidade de vida feliz…
    Irei sem medo para a cirurgia após ler este artigo.
    Grata.

  7. virginia disse:

    Foi muito bom ler esses comentários tirei várias dúvidas. Obrigada. Virginia

  8. Antônio Eduardo da Silva Tinoco disse:

    Boa noite Dr. Adriano Leonardi, lendo atentamente as queixas das pessoas aqui expostas e suas respostas de maneira simples e objetiva, também fiquei interessado em lhe fazer algumas peguntas, já que tenho alguns problemas no joelho esquerdo e em consulta com 2 ortopedistas aqui na região de Florianópolis-SC, ambos me indicaram fazer a Prótese total de joelho. Observando a figura acima, deformidades dos joelhos, no meu caso , tenho o joelho “VALGO”, e vem entortando mais conforme o tempo passa, me causando dores fortes que me dificultam as tarefas diárias e até mesmo para trabalhar fica complicado…Tenho hoje 54 anos (data de nasc.04.04.1960) Pergunto: A minha idade me impossibilita de fazer a cirurgia ???
    Caso faça a cirurgia, é possível melhorar o alinhamento ou ângulo da minha perna esquerda ???
    Poderei me exercitar, como fazer caminhadas , andar de bicicleta, dançar e fazer outras atividades físicas como musculação e hidroginástica, por exemplo ???
    Esta cirurgia é possível ser feita por planos de saúde ???
    A sua clínica aceita fazer esta cirurgia , por exemplo, pelo plano de saúde da Unimed ???
    Grato…
    Antônio E.S.Tinoco

    • Boa tarde.
      Agradeço muito o contato pelo site.
      Quanto ao seu problema, infelizmente fica dificil eu emitir uma opiniao
      sem ver teus exames e te examinar.
      Se quiser dar uma passada no consultorio, o endereço e telefone sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  9. Dr,a sua clinica para uma consulta aceita convenio AMIL.

  10. Elizabete disse:

    Com faço pra agenda um consulta pró meu pai.

  11. edinete disse:

    Doutor boa tarde
    E possível fazer cirugia de ligamento lca em joelho com arteose avançada já passei por dois especialista e eles me falou a mesma coisa que eu tenho artrose nos dois joelho e não é aconselhável a cirugia de reconstrução lca

  12. Gisele disse:

    ola Dr. Adriano
    Minha mae sofre ha muito tempo com dores nos joelhos
    Desgaste ,artrose , inflamacao menisco.
    Ela tem 70 anos porem muito forte com aparencia de 65
    Gostaria de saber se é possivel que ela consiga uma operacao com a idade que tem.
    Somos de SP como poderiamos passar numa consulta contigo?
    Agradecida
    Gisele Dias

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Boa tarde, Gisele.

      Desde que o paciente tenha condições clinicas, não existe idade limite para um procedimento cirúrgico.
      Para pacientes acima de 60 anos, eu sempre peço uma avaliação cardiológica detalhada pre-operatória e, havendo indicação de tratamento cirúrgico, o paciente pode ganhar muita qualidade de vida.

      Sou cirurgião de joelho e será um prazer poder ajudar sua mae.

      O telefone do consultorio é (11) 2507 9021/2507 9024.

      att

      Dr Adriano Leonardi

  13. Maria Lucia da Cruz Senna disse:

    Fiquei feliz em encontrar seu site dr. Adriano, obrigada pelas orientações.

  14. Irineia disse:

    Olá Dr. Adriano. Minha mãe é do Tocantins e sofre muito c artrose no joelho. Ela deseja muito fazer cirurgia. Quanto custa a consulta?

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Boa tarde, Irineia.

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Para passar em consulta comigo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  15. MARGARIDA SCAVASIN disse:

    Dr.Adriano,
    Vi seu site na internet e por isso te localizei. Moro em São Paulo,na zona sul. Tenho 61 anos, sou da Prevent Senior. O medico lá sugeriu prótese nos meus joelhos, devido a forte artrose. Meus joelhos começaram a doer para subir e descer degraus, a partir do ano passado. Tenho usado bengala nas escadas aqui de casa. Trabalho fora e dirijo. Se eu fizer a cirurgia com você, poderia ser feito em hospital da Prevent Senior? Te aguardo, grata. Margarida

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      oi, Dna Margarida.

      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  16. MARGARIDA SCAVASIN disse:

    Boa tarde Dr.Adriano,
    Obrigada pelo seu retorno.
    Sabe, eu tenho medo de fazer uma cirurgia destas e não poder mais andar, já que são nos 2 joelhos. Eu trabalho, dirijo e, este é o meu medo. Vou precisar de muletas depois, de bengalas para sempre?
    Fico no seu aguardo. Grata
    Margarida Scavasin

  17. Paulo Renaud disse:

    Poderia a infiltração de ácido hialuronico ajudar ou adiar a cirurgia

  18. Zilda Maria Fernandes Pati disse:

    Dr. Adriano, tenho 71 anos; porém sempre tive uma vida ativa e não me sinto com esta idade. Segundo meu cardiologista, tenho condições de passar por uma cirurgia de prótese do joelho, sem problemas; pois, devido à artrose nos dois joelhos sofro de dores insuportáveis, bem como a falta de mobilidade, total, principalmente no joelho esquerdo. Tive duas TEPs nos últimos três anos; porém, minha hematologista solicitou todos os exames hematológicos, não encontrando nada anormal em meu sangue. Faço uso de XARELTO, por precaução. Preciso fazer esta cirurgia, senão terei que ficar confinada a uma cama ou cadeira de rodas e não tenho quem cuide de mim. Tenho dois filhos que têm vida própria e não posso contar com eles. Sempre fui uma pessoa ativa e independente e não suportaria viver dependendo de alguém. Há algum empecilho neste meu quadro que me incapacite a realizar a PTJ. Quais os cuidados que devem ser tomados, uma vez que é premente que faça esta cirurgia. Não há como continuar vivendo assim.
    Grata pela atenção,
    Zilda Pati

  19. Zilda Maria Fernandes Pati disse:

    Zilda Maria Fernandes Pati

    Dr. Adriano, tenho 71 anos; porém sempre tive uma vida ativa e não me sinto com esta idade. Segundo meu cardiologista, tenho condições de passar por uma cirurgia de prótese do joelho, sem problemas; pois, devido à artrose nos dois joelhos sofro de dores insuportáveis, bem como a falta de mobilidade, total, principalmente no joelho esquerdo. Tive duas TEPs nos últimos três anos; porém, minha hematologista solicitou todos os exames hematológicos, não encontrando nada anormal em meu sangue. Faço uso de XARELTO, por precaução. Preciso fazer esta cirurgia, senão terei que ficar confinada a uma cama ou cadeira de rodas e não tenho quem cuide de mim. Tenho dois filhos que têm vida própria e não posso contar com eles. Sempre fui uma pessoa ativa e independente e não suportaria viver dependendo de alguém. Há algum empecilho neste meu quadro que me incapacite a realizar a PTJ. Quais os cuidados que devem ser tomados, uma vez que é premente que faça esta cirurgia. Não há como continuar vivendo assim.
    Grata pela atenção,
    Zilda Pati

    RESPONDER

  20. Lourdes disse:

    Achei fantástico encontrar esta oportunidade ,falar do que vivenciei há 57 dias . Sinto hoje uma desenvoltura, levesa, estou muito feliz , e quero desejar que todos possam também sentir um novo estímulo para qualidade de vida. Não preciso dizer dos anos que passei enclausurada por todas as dores , meu Deus minha gratidão,!
    Quero também informar que em 10 / 10 / 2015 eu passei por uma cirurgia Atrodese da coluna lombar realizada com grande susceso .Assim que fui liberada , pois era de extrema necessidade, fiz do joelho em 10/ 06 /17 ( prótese total) com Dr Adriano.
    Precisamos é procurar dar ccondições a todos , eu tenho plano de saúde, no entanto todos tem o direito de ter qualidade de vida . Muito grata .Lourdes 65 anos.

  21. Carlos eugenio disse:

    Fiz minissectomia total dos dois joelhos além de ter perdido o ligamento cruzado anterior do direito.fiz a correção da tíbia esquerda acertando a coluna. Tenho Genuvaro acentuado. A prótese total seria a indicação? Qual o tempo de recuperação para a volta a deambulação? Qual o custo total e a forma de pagamento?

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Oi, Carlos

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  22. Rosilene Monteiro disse:

    Tenho contromalácia grau III, qual o tratamento ideal

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Oi, Rosilene.
      Todo e qualquer tratamento de qualquer patologia do joelho deve ser sempre individualizado.
      Para eu dizer para o paciente qual o melhor tratamento, preciso de, obviamente, examinar observando força, equilíbrio muscular e pontos de dor e ver as imagens.
      se puder passar em consulta
      comigo, será um prazer poder te avaliar.
      telefone do consultório: (011) 2507 9021

  23. karen disse:

    ola,
    Adriano, gostaria de saber se existe a possibilidade de desgaste da protese e quais os exercicios que mais contribuem para o caso, pois eh complicado para nos treinadores, pois temos que trabalhar força muscular, mobilidade articular , equilibrio sem gastar a protese…kkkk
    Agradeço

  24. GISLEINE BRAZ disse:

    bom dia
    estou sofrendo muito com constantes dores de joelho já fiz vários tratamentos e aplicações e ate já operei por quatro vezes, porém a dor não passa, segundo meu médico é porque estou com um desgaste no joelho do qual já esta osso com osso. Precisava colocar á prótese mas devido á idade não consigo realizar essa cirurgia, estou com 45 anos os médicos diz não pode ser feita por causa da idade, estou sofrendo muito pois á dor é intensa e estou tomando muitos tipos de remédios para dor mesmo assim não está resolvendo o que fazer tem alguma opinião que pode estar me ajudando ou tem possibilidade da cirurgia sou de maringá Pr

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Existem tratamentos alternativos a prótese para pacientes mais novos como a infiltração com acido hialuronico, osteotomias, subcondroplastias, etc.
      Mas, se realmente houver indicação absoluta desta cirurgia p/ vc, a idade por si si não é um fator impeditivo.
      Ja fiz muito esta cirurgia em pacientes de sua faixa etária.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  25. Gediane dos Santos pinho disse:

    Doutor tenho uma artrose no quadril e já está avançada não consigo mas dormir a noite com dores tenho 42 anos gostaria de saber se posso fazer a cirurgia pra colocar a prótese e quais são os riscos?

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      oi, Gediane.
      A idade nao é um fator limitante para colocar a prótese total de joelho, mas sim a dor e grau da evolução da doença.
      Qto aos riscos e beneficios, todos são explicados em consulta medica.

  26. Luciano disse:

    Dr. Adriano, Boa Tarde:
    Fiz cirurgia de prótese total no joelho esquerdo a dois meses e até hoje ainda sinto dores, dificuldade para andar e o joelho ainda está inchado. Gostaria de saber se isso é normal com esse tempo e se o medicamento Xarelto de uso continuo que eu tomo, pode estar prejudicando a recuperação.
    Desde já agradeço.

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Por motivos éticos óbvios, não comento e não oriento pós-operatórios de cirurgias realizadas por outros médicos.
      Queira, por gentileza endereçar suas questões ao seu cirurgião.
      Grato pela compreensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Ligar