Lesões dos músculos isquiotibiais, muscular posterior da coxa, ocorrem com frequência em atletas. São especialmente comuns em atletas que participam de esportes que exigem corrida, futebol e basquete.
Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660
Os músculos isquiotibiais ou músculos posteriores da coxa dividem-se em: – Semitendíneo; – Semimembranoso; – Bíceps femoral.
Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660
Eles começam na parte inferior da pélvis em um lugar chamado a tuberosidade isquiática e atravessam a articulação do joelho e terminam na parte inferior da perna. Possuem a função de ajudar a estender a perna para trás e dobrar o joelho.
Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660
A principal causa da lesão muscular posterior da coxa é a sobrecarga muscular. Durante o chute a uma bola ou durante um “Sprint” na corrida, o grupo muscular anterior da coxa, chamado de quadríceps se contrai vigorosamente objetivando força, esticando o joelho e o grupo posterior da coxa, os isquiotibiais estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento. A isso chamamos de “contração excêntrica”. Neste momento, por não resistir a força do quadríceps (agonistas), os isquiotibais (antagonistas) se rompem.
Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660
Falta de alongamento muscular:
Desequilíbrio muscular
Mau condicionamento
Fadiga muscular
Basicamente, ocorre dor súbita na região posterior da coxa com incapacitação quase que imediata do atleta. É muito comum o espectador ver a equipe de primeiros-socorros removendo o jogador de futebol do campo. Outros sintomas podem incluir: – Inchaço durante as primeiras horas após a lesão; – Hematomas ou descoloração da parte de trás de sua perna; – Fraqueza que pode persistir por semanas.
Frente a uma suspeita de lesão muscular, o médico do esporte, ao examinar o atleta busca pelo local da dor e interrupção (gap) muscular. Exames de imagem incluem a ultrassonografia a e ressonância magnética. O exame ajuda a graduar o grau da lesão.
Tratamento para Lesão Muscular Posterior da Coxa
A maioria das lesões dos isquiotibiais curam muito bem com tratamento simples, não cirúrgico, que inclui repouso, gelo, compressão e elevação. A fisioterapia deve ser iniciada o mais breve possível. O ultrassom pulsado visa reduzir o tempo de reabsorção de hematoma. Exercícios específicos podem restaurar a amplitude de movimento e força.
A cirurgia para Lesão Muscular Posterior da Coxa é mais frequentemente realizado para as lesões por avulsão do tendão, onde o tendão tem puxado completamente longe do osso, principalmente originadas na pelve (avulsão do tendão proximal).
A avaliação isocinética é, sem dúvida, a principal ferramenta na prevenção da lesão dos isquiotibais, pois orientam o grupo muscular a ser trabalhado. Em clubes de futebol são mandatórias. Além dela, boa nutrição e boa hidratação, um bom aquecimento antes do esporte e o treinamento para o mesmo sob supervisão de profissionais da educação física experientes também sao muito importantes.
Dr. Adriano Leonardi | CRM: 99.660
Agende sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi e receba a melhor avaliação e orientação médica para o seu caso.
Dr. Adriano Leonardi
Médico e fisiologista do esporte.