Cirurgia do Joelho

Cirugia do Joelho

Com o crescimento da tecnologia, assim como em qualquer especialidade médica, a ortopedia tradicional fragmentou-se em sub especialidades. E o que antes que era tratado por um ortopedista geral, passou a ser diagnosticado por especialistas em ombro, pé e tornozelo, quadril, coluna vertebral e joelho.

 

A figura do cirurgião de joelho, o ortopedista especialista em joelho, relativamente nova no mundo ganhou popularidade nos últimos 10 anos .

 

Como grande parte das lesões no joelho estão ligadas ao esporte, hoje para obtenção do título de especialista, é também possível tornar-se um especialista em traumatologia do esporte.

Cirurgia Joelho
Cirurgia Joelho

A cirurgia do joelho estuda doenças extremamente prevalentes na população como aquelas ligadas ao micro-trauma de repetição (esportes de impacto) como a condromalácia patelar, afecção extremamente comum em mulheres, a artrose ou osteo-artrose do joelho, cujo tratamento vem sofrendo alterações constantes e as tendinites pateares, quadricipital e da pata de Ganso.

 

A especialidades estuda também os traumas agudos, como os entorses gerando as lesões ligamentares como a dos ligamentos cruzados anterior, posterior, colateral medial, colateral lateral e do complexo canto póstero-lateral.

 

Outras estruturas frequentemente lesionadas, são os meniscos e a cartilagem articular gerando a  popular lesão cartilaginosa do joelho, foco de intensas pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas.

 

Sem dúvida, a cirurgia do joelho deu um grande salto após a criação da técnica chamada de Artroscopia nos anos 90. Através dela, cirurgias que antes eram realizadas de maneira aberta tradicional passaram a ser feitas através de vídeo tornando-se portanto minimamente invasivas. O resultado disso foi de consequente redução de tempo cirúrgico e retorno mais precoce ao esporte.

 

A curva de aprendizado de muitos cirurgiões tem aumentado de maneira exponencial e, felizmente, a tecnologia desenvolvida fora do Brasil e hoje é rapidamente absorvida por nós, cirurgiões de joelho brasileiros.

 

Por fim, assim com outras áreas da ortopedia, o futuro da cirurgia do joelho também está centrado em técnicas regenerativos como célula-tronco, a engenharia de tecido e o plasma rico em plaquetas, nem todos os ensaios autorizados para uso comercial no Brasil.

Dr. Adriano Leonardi é Médico Cirurgião de Joelho. Agende já sua consulta.

Confira os principais artigos, tratamentos e dicas sobre Cirurgia do Joelho

Clique em qualquer artigo para ler.