02 maio Artrose de Quadril
A artrose de quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste articular da articulação do quadril. Em geral, além de afastar o indivíduo do esporte, pode ser extremamente incapacitante, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico precoce.

A imagem mostra a diferença entre uma articulação do quadril sadia e acometida por artrose.
Estima-se que 21 milhões de pessoas possuem a doença nos Estados Unidos.
Nos indivíduos jovens, é causada por sequelas de traumas de alta energia, osteonecrose (perda da circulação da cabeça do fêmur), principalmente na infância, sequelas de infecções ou formas graves de doenças auto-imunes.
Nos idosos, assim como qualquer articulação, está ligada a degeneração geneticamente determinada e desenvolvida ao longo dos anos.
Os primeiros sintomas da coxartrose geralmente se manifestam como dor na virilha, localizada profundamente. Pode haver irradiação até o joelho pela parte interna e pela frente da coxa.
Não consigo mais praticar esportes!
O início da artrose de quadril a é caracterizada pela dor que aparece na virilha ou região lateral após atividades físicas mais intensas. Com repouso e o “corpo frio”, a dor surge como pontadas. Após alguns passos o desconforto melhora. Este estágio geralmente se prolonga por muitos anos e a piora ocorre lentamente.

Dor no quadril em pacientes jovens.
Na evolução a dor pode aparecer durante as atividades da vida diária e existe real comprometimento da performance esportiva. Movimentos como calçar sapatos, cortar as unhas dos pés e entrar e sair do carro começam a se tornar um pouco mais difíceis, devido a perda do movimento articular. Com a piora do quadro, as dores noturnas e a rigidez matinal surgem. Nesta fase, já mais avançada, começa a perda real da qualidade de vida, quando a pessoa deixa de fazer o que lhe dava prazer.
Tratamento para Artrose de Quadril
O tratamento da artrose de quadril, assim como de outras articulações, deve ser individualizado, de acordo com o grau da doença e com as expectativas, modalidade esportiva e necessidades de cada paciente.
Inicia-se o tratamento com fisioterapia e, se possível com hidroterapia, procurando fortalecer a musculatura regional e manter o arco de movimento. Exercícios de impacto devem ser evitados. A perda de peso também tem papel importante no tratamento, haja visto que o quadril suporta múltiplos do peso corpóreo.
A decisão de quando submeter-se a um tratamento cirúrgico deve ser tomada pelo paciente em conjunto com seu cirurgião, ao analisar os prós e contras de cada opção.
O tratamento cirúrgico mais comumente indicado é a prótese total de quadril. Atualmente existem inúmeros modelos de prótese, que em sua maioria, utilizam como material básico uma liga metálica (titânio ou cromo-cobalto), o polietileno e a cerâmica. A fixação da prótese pode ser realizada por cimento ou outros mecanismos de fixação (não cimentada). A indicação de usar um determinado modelo de prótese depende de fatores como a idade do paciente, o tipo de doença que ocasionou a destruição da articulação coxofemoral, a qualidade do osso e a experiência do cirurgião.
Retorno ao esporte após Artrose de Quadril
Ao contrário do que a grande maioria dos pacientes pensa, o retorno ao esporte após a prótese de quadril é possível. Segundo alguns autores, ela acontece em cerca de 50% a 80% dos pacientes. Segundo esses autores, o retorno à atividade física é diretamente influenciado pela redução considerável na dor.
Que exercícios evitar?
Nós ortopedistas somos unânimes que exercícios de alto impacto, como a corrida de rua, corrida de montanha, futebol e vôlei devem ser evitados pois representam o dobro do risco de fratura ou falha dos componentes da prótese, quando comparados com os que participam de atividades de baixo impacto.
Estudos mostram que problemas na prótese devido a atividades de alto impacto surgem em 10 anos em media após a cirurgia, sendo muitas vezes necessário refazer a cirurgia com potencial risco de complicações.
Apesar das orientações quanto aos cuidados nas atividades de vida diária, a recolocação da prótese ocasionada por soltura, danos ou fratura de algum componente da prótese ocorre em apenas 14,3% do total de pacientes. Esse dado reforça ainda mais a necessidade de orientação para um retorno e a manutenção saudável e segura da atividade física, esportiva ou de lazer. Ao seguir o que o ortopedista te orienta, reduz-se a possibilidade de participação em atividade inadequada ou que possa ocasionar danos futuros aos componentes da prótese.
Quer Saber Mais Sobre Quadril?
-
Impacto femoroacetabular e lesão labral do quadril
Um dos os maiores avanços da medicina esportiva atual está na melhor compreensão do comportamento do...
-
Infiltração Articular do Quadril de Atletas
Como já descrevi em outros artigos, a artrose do quadril em pacientes jovens é uma doença que pode i...
-
Artrose de Quadril
A artrose de quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste articular da articulação...
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
JOAO CARLOS DA SILVA JUNIOR
Postado as 16:03h, 29 agostoBoa tarde , Gostaria de saber se os senhores atendem convenio medico? caso negativo
Qual o valor da consulta??? trabalha com reembolso?
Tenho 44 anos artrose no quadril , gostaria de um tratamento mas diferente de cirurgia, como a viscossuplementação, vocês trabalham com esses tratamentos diferenciados?
Pratico atividade fisica, musculação todos dos dias
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 20:22h, 29 agostoOi, João!
Para estas informações por favor ligue no número (11)2507 9021.
De qualquer forma, minhas secretárias entrarão em contato contigo para te orientar.
Ednei
Postado as 17:51h, 11 outubroBoa tarde, após a artroplastia total de quadril, a musculação é indicada?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 09:54h, 14 outubroSim.
Mas, a prescrição dela tem que ser individualizada.
Tadeu
Postado as 18:50h, 13 janeiroBoa tarde! Há 3 dias senti uma dor insuportável, que parecia garroteamento de fêmur, que aliviou com muito custo com medicação e gelo , no quadril esquerdo próximo ao púbis, e fiquei com muito medo. Acontece que não faço atividade física, mas ando bastante e subo escada. Tenho artrose nos dois joelhos, e quando durmo, a minha perna esquerda parece “rodada”, como se tivesse quebrado. Queria saber se infiltração resolveria ao invés de cirurgia? Existem outros métodos atuais de alívio da dor e melhora da qualidade de vida?
Grato.
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 09:20h, 14 janeirooi, Tadeu.
Em alguns casos, a infiltração com acido hialuronico no quadril alivia muito os sintomas e posterga uma prótese.
Ultimamente, tenho optado por produtos de alta concentração com resultados muito bons.
Seu caso, em especifico, não posso afirmar de resolveria sem te examinar e ver seus exames. Se puder passar em consulta comigo, será um prazer.
Tel : (11) 2507 9021
abs
Patrícia
Postado as 22:23h, 21 janeiroOlá Dr. Adriano, tudo bem? Tenho artrose no quadril, mas devido minha idade não gostaria de fazer a cirurgia de prótese, você faz a aplicação do ácido hialurônico no quadril?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 11:50h, 22 janeiroOi, Patricia.
Faço sim. Guiado por ultrassom.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Ana
Postado as 23:23h, 24 janeiroBoa noite, tenho 28 anos e com 23 fui diagnosticada com tendinite nos quadris, e depois do nascimento da minha filha de 3 anos tenho crises de muitas dores fortes, de dias que não consigo andar, pode ter evoluído? Andar de bicicleta pode piorar?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 14:06h, 26 janeiroPara te responder isso, precisaria te avaliar.