A inserção da mulher no esporte, especialmente a brasileira é um fenômeno visível aos olhos de quem frequenta parques, academias, quadras e provas como corrida de rua e esportes de Aventura. Isso, sem dúvidas está ligado às vitórias do movimento feminista.
Na última década, a ciência voltou os olhos às lesões que ocorrem em mulheres e notou diferenças qualitativas e quantitativas em relação aos homens. Algumas delas, vale a pena destacar:
• Maior flexibilidade;
• Maior fidelidade entre treinador e atletas;
• Intuição diferenciada;
• Maior determinação nas ações;
• Maior risco de lesões.
Pensando nisso, em associação com o colega e fisiologista do esporte Diego Furquim Leite de Barros, Dr. Adriano Leonardi criou o site MULHER NO ESPORTE (www.mulhernoesporte.com.br), cuja missão é a de trazer informações especificas e atuais da relação entre a mulher e o esporte, incluindo treinamento, alimentação, prevenção e tratamento de lesões típicas do sexo. Para isso, contamos com nossos editores, colunistas, colaboradores e jornalistas.
Grupo de Estudos da Mulher Atleta (GEMA)
EM 2012, Dr. Adriano Leonardi, juntamente com o grupo de fisioterapia do esporte da Santa Casa de São Paulo iniciou o Grupo de Estudos da Mulher Atleta (GEMA), com a missão de promover estudos direcionados à lesões esportivas em mulheres.
O grupo promove também reuniões periódicas direcionadas a profissionais da saúde. Para saber mais, acesse www.esportesantacasa.com.br