Com o envelhecimento da população mundial, a incidência da artrose vem aumentando e acomete a maioria dos indivíduos acima de 50 anos. “A artrose é a degeneração progressiva das articulações, sendo os principais fatores relacionados a esta doença: a idade (incide sobre aproximadamente 100% das pessoas aos 80 anos), a sobrecarga mecânica das articulações (como no excesso de peso) e após traumas ou cirurgias, como por exemplo após uma fratura no joelho.

Os principais sintomas da artrose são dor, creptação, inchaço e a redução dos movimentos, podendo chegar até a grandes limitações, como impossibilidade de andar em casos mais graves.

viscossuplementação do joelho
Infusão intra-articular de ácido hialurônico.

 

A Viscossuplementação do Joelho é um método de tratamento da artrose relativamente novo que apresenta resultados muito satisfatórios em casos leves e moderados da doença. Consiste nas injeções intra-articulares de ácido hialurônico (Foto 1), que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose, e o uso do dessas injeções de ácido hialurônico exógeno vem sendo utilizado com sucesso e, em alguns casos, posterga ou anula a realização de cirurgias mais agressivas como a Prótese total do joelho e osteotomias.

A Viscossuplementação do Joelho faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Rheumatology.

A Viscossuplementação do Joelho é feita em consultório, por médico especialista do joelho, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função.

 

Referência bibliográfica
Bellamy N, Campbell J, Robinson V, Gee T, Bourne R, Wells G
The Cochrane Database of Systematic Reviews 2006 Issue 2
Copyright © 2006 The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informative e nao substitui uma consulta médica.Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

Clique aqui para saber mais sobre Infiltração do Joelho 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

 

Postagens similares

30 Comentários

  1. Dr. achei interessante esta matéria sobre Viscossuplementação, podendo repor o liquido perdido e melhor nossa vida é maravilhoso. Minha mãe esta com quisto de backer atrás do joelho

  2. Gostei muito do que li mas, tenho minhas duvidas com relaçao a esse procedimento.Mesmo sendo leiga gostaria de conhecer melhor a Viscossuplementaçao, pois, meu marido esta com um problema serio no joeho e mora nos EUA, Miami – Florida.Como seu plano de saude nao cobre o joelho e ele é brasileiro , quando visitarmos Sao Paulo, pois, sou de lá, gostaria de saber como encontrá-lo.
    Att
    Marcia Steinberg

  3. Dr Adriano, por favor, gostaria de saber se existe recomendação do uso de injeções de ácido hialurônico para tratamento de condromalácia patelar grau II muito mais no sentido de facilitar a recuperação da cartilagem por meio da nutrição e facilitação da movimentação articular. Tenho procurado estudos neste sentido mas não achei nada científico. O Sr tem experiência do uso desta técnica na condromalácia? Se sim quais são suas impressões clínicas? É muito comum ocorrerem efeitos colaterias como sinovite ou mesmo infecções? Obrigado.

    1. Oi, Omar.
      Qdo os sintomas do paciente estão ligados a condromalacia (dor, barulho, sensação de areia e inchaço), tenho tido excelentes resultados com a viscossuplementaçao. Para o produto que uso em meu consultório, nunca tive nenhum efeito colateral.
      abs

      1. Obrigado pelo retorno. Fui diagnosticado com grau I e sinto ardência e um nível bem baixo de crepitação com flexão em ângulos mais agudos. Nunca tive nenhum tipo de inchaço. Como pratico ciclismo gostaria de fazer a viscosuplementação para talvez reduzir o quadro de ardência e também como tratamento preventivo para a evolução do desgaste. Mantenho um programa de alongamento e fortalecimento que já deu muito resultado mas a ardência ao redor e atrás da patela ainda persistem após 12 meses. Poderia me dizer qual o nome do produto que usa em seus pacientes? Faz sentido pensar que este medicamento pode facilitar a recuperação da inflamação da cartilagem por trazer um líquido capaz de nutrir ou posso não ter resultados neste sentido? Obrigado pela atenção.

          1. Dr. com relação a ideia de viscosuplementar para reduzir a ardência e prevenir o desgaste ao longo do tempo, qual sua opinião? Já fez uso para este fim ou somente em casos bem mais graves? Poderia a suplementação dar “fôlego” para a cartilagem se recuperar por meio da redução do atrito?
            Obrigado.

          2. O intuito da infiltração é ter o efeito hidráulico inicial e reduzir a pressão cartilaginosa a curto prazo e a médio prazo ter efeito biológico na melhor nutrição local.
            Tudo isso está em estudo, mas os follow-ups sao animadores.
            Novamente: resultados sao bons qdo realmente ha boa indicação. Nos casos em que a viscossuplementaçao é mal indicada, os resultados podem frustrar os pacientes.

  4. Dr., minha filha tem 14 anos e foi diagnosticada com condromalacia patelar grau 1. Dependendo da atividade fisica sente dor, sendo habitual estalos quando dobra o joelho. Já fez muita fisioterapia e toma semestralmente Condroflex. O Dr. indicaria a viscosuplementação mesmo com a pouca idade? Uma única série de aplicações (3 a 5) seria suficiente? Ou a cartilagem que perdeu não se regenera e este tratamento passaria a ser periodico até o fim da vida? Agradeço muito pelas respostas.

    1. Bom dia, Silmara
      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão de sua filha pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-la minuciosamente.

      Para passar em consulta comigo, será um prazer poder ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      1. Boa tarde, doutor tenho condromalacia patelar de grau 3 e uma roptura no menisco Medial estou fazendo fisioterapia mais cada dia estou ficando mais ruim sinto muito dor e o joelho está inchando bastante será se você pode me ajudar?

        1. Oi, Tatianne.
          Qualquer paciente que tenha uma lesão de menisco com queixas de dor e inchaço, só vai melhorar se for operado.
          Uma lesão dessas, faço por video e costumo liberar aos esportes em 3 semanas.

  5. Muito útil, seu post. Minha mãe, com 73 anos, passa por um problema semelhante. Candromalácia grau IV. Após ler seu post a levei ao especialista de joelho em minha cidade , ela está na segunda aplicação e a qualidade de mobilidade nas pernas melhorou muito. Já não sente dores e anda normalmente. As vezes as pessoas não procuram os especialistas por falta de informação. Muito obrigada por compartilhar seus saberes e resultados obtidos, de uma maneira lúdica para nós. 🙂

  6. Boa tarde Dr Meu marido tem artrose nós dois joelhos ele está com 89 ano Tem muitas dores e diificuldade para caminhar Cirurgia ele não quer fazer Será que esse tratamento de denervacao com visco suplementação seria bom pra ele ?O Sr está atendendo nessa epidemia?pois gostaria de levá-lo ao seu consultório o mais rápido possível

  7. ola doutor adriano me chamo anderson e tenho condrolamacia desde os 8 anos e sofro muito com dores no joelho esquerdo quando ando de bicicleta ou jogo futebol. peço orientacao no que fazer nessas horas pois nao adianta passar somente diclofenaco potassico o cafaflan e peço orientação devo tomar o creme md ou não para ajudar na minha patela. hoje tenho 37 anos e vivo ha mais de vinte com um machucado na perna esquerda. a dor quando da faz ate chorar de dor. peço orientação a vc e como posso tratar gostaria de saber se atende particular ou convenio. moro longe de vc. os dias com a perna esquerda doendo. e a direita tambem foi de tanta dor. costumo andar 80 quilometros por dia mas por causa das dores parei. desde os 8 anos ando de bicicleta e parei até de jogar bola com meus amigos. desde ja agradeço sua resposta. meu maior desejo é poder voltar a andar de bike. obrigado e desde já espero sua resposta obrigado anderson

  8. Bom dia Dr. Adriano, Muito Prazer! Tenho 78 anos tenho artrose nos dois joelhos
    tenho muitas dores ao caminhar. Cirurgia não desejo fazer. Será que este tratamento
    com Viscossuplementação seria bom pra mim? Estou aguardando vacinação para ir ao
    seu consultório. Grato

  9. Bom dia Dr. Adriano

    Fiz ressonância e o Laudo saiu o seguinte resultado:

    Erosão condral profunda ( 2mm) no terço médio da faceta patelar medial;
    Degeneração intrassubstancial do corno posterior do menisco medial;
    Peritendinite da pata anserina

    Neste caso é indicado a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ou só a Fisioterapia resolve?

    1. Oi, Roberta

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

  10. Olá dr,de quanto em quanto tempo posso fazer a viscosuplementação no joelhos?? Estou com 49 anos. Já fiz uma vez e senti grande melhora. Grata!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *