Nesse vídeo o médico ortopedista especialista em joelho, Dr. Adriano leonardi, explica em detalhes o Ligamento Anterior Lateral do Joelho, importante descoberta que pode revolucionar a cirurgia do joelho, confira.
Entenda sobre o ligamento antero-lateral e sua importância na cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior:
Recentemente descrito na literatura médica, o ligamento anterolateral do joelho já é considerado um importante estabilizador contra a rotação tibial anterolateral, afeta o chamado “pivot shift”, ou seja, a instabilidade rotatória do joelho na falha do ligamento cruzado anterior e comporta-se como um grande estabilizador secundário rotacional.
O mecanismo de lesão do ligamento anterolateral combinado com a lesão do ligamento cruzado anterior é semelhante ao mecanismo da lesão isolada do ligamento cruzado anterior. Assim, o principal objetivo da reconstrução conjunta do ligamento cruzado anterior e do ligamento anterolateral seria um maior controle rotacional e PREVENÇÃO da rerruptura do ligamento cruzado anterior.
Tendo em vista tal importância, o objetivo do presente trabalho é resumir as evidências sobre as principais indicações cirúrgicas descritas para reconstrução do ligamento cruzado anterior combinada com tenodese extra-articular lateral ou reconstrução do ligamento anterolateral são:
Revisão do ligamento cruzado anterior, exame físico com pivot shift grau 2 ou 3, prática de esporte com mecanismo de pivot e/ou de alto nível, esportes de contato frouxidão ligamentar e fratura de Segond (uma fratura típica da lesão do ligamento cruzado anterior, quando um ossinho na região externa tíbia é arrancado).
Secundariamente, as seguintes indicações são possíveis: lesão crônica de ligamento cruzado anterior, idade menor de que 25 anos e sinal radiológico de afundamento do côndilo femoral lateral. Todavia, vale ressaltar que mais estudos ainda são necessários para comprovar essas tendências.