O joelho é uma articulação complexa que sofre flexão, extensão, rotação lateral e permite movimentos em 7 eixos. Os meniscos são essenciais para a biomecânica normal da articulação do joelho, agindo como lubrificadores, estabilizadores, amortecedores e distribuidores de carga dentro da articulação. Eles são cunhas semilunares móveis de fibrocartilagem, convexo na superfície femoral e plana no platô tibial. As fibras de colágeno de tecido dissipam as forças de compressão na articulação, reduzindo assim a força direta sobre a cartilagem articular, que cobre as superfícies articulares tíbio-femorais.

Lesões meniscais são associadas ao desgaste progressivo da cartilagem articular e do desenvolvimento de osteoartrite.

Anatomia das Lesões Meniscais

O menisco medial é semicircular e anexado ao ligamento colateral medial (LCM) do joelho. É muito pouco móvel se comparado ao menisco lateral, deslocando-se somente 2-5 mm para dentro da articulação e, portanto, é mais propenso a lesões. O menisco lateral que é mais ou menos circular em forma e move-se 9-11mm. Chama a atenção o que chamamos de “anatomia vascular do menisco”: estudos demonstraram que sua periferia é bem irrigada; por isso chamada de “zona vermelha” e sua região central não, recebendo nutrientes por embebição; por isso chamada de “zona branca”.

Lesões Meniscais

 

O que se sente após contrair Lesões Meniscais

As lesões meniscais causam sintomas característicos como dor bem localizada com períodos de alivio e agravo a determinados movimentos como agachar e cruzar as pernas, inchaço, e bloqueio (travamento).

+ Menisco discóide: uma lesão típica de atletas mirins

 

Por que dói?

A dor aguda é causada pelo menisco lesionado (“rasgado”) que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular “agua no joelho”)por excesso de produção de líquido sinovial.

Lesões Meniscais
Área da dor na lesão do menisco medial

 

Por que as lesões meniscais ocorrem?

Lesões meniscais são muito comuns e podem ser traumáticas agudas, como, por exemplo, durante uma luta de jiu-jitsu ou degenerativas. Lesões traumáticas ocorrem classicamente durante a forças de torção no joelho em pessoas ativas jovens. A posição clássica é a do joelho flexionado ao extremo como, por exemplo, quando o individuo esta agachado ou ajoelhado que sofre entorse repentino.

Lesões degenerativas ocorrem como parte do desgaste progressivo em todo o conjunto, mais frequentemente em pacientes acima de 40 anos. Estas lesões são de clivagem, geralmente horizontais com mínima capacidade de cura.

As lesões podem ser descritas como sendo completas ou incompletas, estáveis ou instável e de vários padrões.

Quanto à sua morfologia (figura abaixo), podem ser verticais, longitudinais (incluindo “alça de balde” onde o fragmento rasgado pode bloquear a extensão total da articulação do joelho), oblíqua / bico de papagaio ou “flap” lesões radiais ou horizontais.

Lesões Meniscais

A maioria é composta de lesão vertical ou oblíquo (80%). O menisco medial é mais comumente afetado – 75% contra 25% no menisco lateral, 5% dos pacientes terão lesões bilaterais.

Alguns tipos de lesões podem provocar uma ação semelhante a válvula dentro da substância do menisco, e isso pode levar à formação de um cisto meniscal, que deve ser tratada da mesma forma, abordando o problema principal que é a lesão do menisco. A chance da formação de um cisto meniscal no menisco lateral é sete vezes maior que a do menisco medial.

 

Tratamento para lesões meniscais 

O tratamento para lesões meniscais dependerá de sua localização, tamanho, tempo de ocorrência, idade e ligação ao esporte do paciente.

O tratamento poderá ser não-cirúrgico (indicado a pacientes idosos), e cirúrgico pela meniscectomia (retirada de parte do menisco- figura abaixo) parcial, total e  ou sutura de menisco. Historicamente, meniscectomia totais (remoção da maior parte do menisco) foram realizada mas, hoje sabe-se que isso levou a doença articular degenerativa progressiva e por isso apenas o mínimo de menisco agora é ressecado (meniscectomia parcial) para deixar uma borda estável. Isso normalmente é realizada por via artroscópica sob anestesia  e, muitas vezes, permitindo que o paciente receba alta no mesmo dia.

Lesões Meniscais
Na foto da esquerda, observa-se lesão complexa e radial do menisco. Na foto da direita, aspecto logo após uma meniscectomia. Note que o menisco perde sua espessura, mas mantém o formato.

 

Sutura de menisco

Classicamente, o reparo meniscal ou sutura meniscal (figura 5) é reservado para pacientes jovens, compatível com lesões longitudinais, periféricas agudas (<8 semanas) que se encontram dentro da zona vascular (a chamada zona vermelha em vez de zona branca interior que não têm um bom fornecimento de sangue).

+ A técnica de sutura pode “salvar” o menisco lesionado

Existem muitas técnicas para a sutura de menisco e estas dependerão da localização da lesão. As técnicas incluem um procedimento aberto (após o exame artroscópico da articulação) ou artroscópica ‘dentro para fora’,  os procedimentos “de fora para dentro ‘, e a técnica ‘ all-inside”. A técnica aberta tem sido defendida por alguns autores nas lesões verticais do corno posterior do menisco lateral e medial dentro de 1-2 mm da junção meniscosinovial, onde a visualização com o artroscópio é difícil.

 

Como é o período pós-operatório?

As lesões meniscais suturadas podem curar se houver fornecimento de sangue adequado e estabilidade do tecido. Um joelho estável é importante e, por conseguinte, as taxas de cura maiores têm sido vistas com reparações feitas ao mesmo tempo que a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA).

Lesões Meniscais
Ilustração de uma sutura meniscal

 

Para que a cicatrização ocorra, em geral, o cirurgião orienta que o paciente fique 6 semanas em média sem soltar o peso na perna operada e desambulando com um par de muletas. Alguns colegas costumam solicitar exame de artro-ressonância para avaliar a cicatrização do tecido.

Protocolos pós-operatórios variam, mas a maioria dos pacientes serão convidados a seguir um regime rigoroso de fisioterapia e evitar esportes de contato por seis meses, ao contrário de meniscectomia parcial, quando os pacientes podem retomar suas atividades normais depois de algumas semanas.

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informative e nao substitui uma consulta médica.Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

Referências bibliográficas

1. Fairbank, T.J. Knee Joint changes after Meniscectomy. J Bone Joint Surg 30B:4 664-671 1948

2. Fauno, P. and Nielsen, M.D. Arthroscopic Partial Meniscectomy: A Long-term Follow-up. Arthroscopy 8:3 345-349 1992

3. Arnoczky, S.P. and Warren, R.F. Microvasculature of the Human Meniscus. Am J Sports Med. 10:2 90-95 1982

4. Henning, C.H.m Lynch, M,A, et al. Arthroscopic Meniscal Repair Using an Exogenous Fibrin Clot. Clin. Orthop 252:65-72 March 1990

5. Dilworth Cannon, W. and Vittori, J.M. The Incidence of Healing in Arthroscopic Meniscal Repairs in Anterior Cruciate Ligament-Reconstructed Knees versus Stable Knees. Am J Sports Med. 20:2 177-181 1992

6. Tenuta, J.J. and Arciero, R.A. Arthroscopic Evaluation of Meniscal Repairs – Factors that effect healing. Am J Sports Med. 22:6 797-802 1994

 

Postagens similares

101 Comentários

    1. Boa noite Dr! Minha filha tem 17 anos e nunca tinha feito exercícios na vida, começou a treinar muito agachamento , teve um dia que foi correr na praia, não aguentou, e daí começou a sentir muita dor no joelho, fiz ressonância magnética, e deu q ela está com degeneração do menisco direito. Isso é possível com a idade dela, Por favor me responda, estou muito preocupada.

  1. Obrigado pela resposta Dr. Adriano . Tenho prótese nos meus dois joelhos o médico que me operou fez femuro patelar e ultimamente venho sentindo dor ao pisar , por isso da minha dúvida !!! Achei que não sentiria mais esse tipo de dor depois da cirurgia . Vou verificar o que está acontecendo ! Obrigada pela atenção !

  2. Dr. Adriano,
    Excelente artigo.
    Sou atleta praticante de Jiu-jitsu e recentemente em uma competição tive uma lesão no menisco medial com severa redução do seu volume, especialmente do corpo, com fragmento deslocado para a face anterior do sulco intercondilar (Alça de Balde).
    O artigo me ajudou a entender melhor a minha lesão. Confesso que tenho dúvidas sobre meu tratamento, se realmente a cirurgia é realmente necessária.

      1. Obrigado Dr. Adriano, é isso mesmo. Para quem pratica esporte de impacto como JJ, menisco vale Ouro!
        Abraço e continue produzindo artigos acadêmicos.

  3. Obrigada pelo artigo. Quando qualquer médico fala em cirurgia, isso acaba assustando, por isso procuro informações, pois minha ressonância confirmou lesão meniscal e condropatia na patela, e o meu médico sugeriu a cirurgia. Muitos dizem que não se deve fazer cirurgia no joelho porque é perigosa e pode dar complicações (como a famosa “água no joelho”), mas este artigo me esclareceu e tranquilizou um pouco, além de confirmar o que meu médico me explicou. Obrigada!

  4. Adorei a metéria sobre joelho,curso Fisioterapia ,estou no 2 semestre e foi muito interessante ter um conhecimento fora da faculdade e que as informações são corretas.
    Pergunta: Uma pessoa de 58 anos com dores frequentes próximo a cápsula articular o que pode ter causado essa dor,algum ligamento ou fraquesa dos óssos pela idade?

  5. Gostei muito de ler a sua matéria sobre “lesão de menisco medial!, pois estou muito ansiosa e apreensiva.
    Estou há mais de ano de baixo para cima, com lesão no menisco medial, com derrame articular,edema na tíbia, etc.
    A maioria dos ortopedistas aos quais recorri, indicavam fisioterapia, medicamentos, e RX, diagnosticando a lesão no menisco,como consequência da artrose grupo ll
    Na verdade, acredito que foi consequência de um tombo. Estou de licença saúde e acompanhada pelo ortopedista que me acompanha neste momento, tenho 62 anos.
    Parabéns pelos esclarecimentos!
    Continue!

  6. Amateria è otima ,ha algum remedio ou algum procedimento como compressa de agua quente ou algo do tipo que pode ser usado para o alivio da dor ?

  7. Parabéns Dr. Adriano Leonardi, suas informaçôes me foram muito valiosas, tiraram minhas dúvidas,
    sobre uma lesão que tive jogando futebol em meu joelho esquerdo e procurando um ortopedista me senti bem informado e não tive traumas! grato pela sua matéria! Informação é tudo! Parabéns pelo seu site, é muito recomendado! João Cláudio- Goiânia- Goiás.

  8. Bem elucidativo o artigo. Tenho 46 anos e há 6 meses tive lesão nos dois meniscos do joelho esquerdo, identificado através da ressonância. Tentei o tratamento conservador e estava indo muito bem, porém ao forçar em atividades físicas (ciclismo) acabei sentindo as dores novamente. Acredito que terei que passar pela artroscopia, mas me preocupa o tempo para retorno aos treinos.

  9. Parabéns… fui ao medico hoje e é o que vc comentou acima… Nossa que dor terrível, escorreguei do 5 degrau uma perna a frente e outra atrás… uma semana melhor.. como se não bastasse, forcei uma subida.. sobrecarregou o mesmo… nossa dai ficou feio a coisa… mal podia andar.. agora melhor.. com os medicamentos!! Valeu

  10. Gostei do artigo, mesmo sendo meramente informativo e das ilustrações, pois ajudaram-me a entender melhor a minha lesão, que Ocasionou um cisto de Backer e sinto dor na panturrilha. Já fiz 30 sessões de fisioterapia. Vou pesquisar mais. Mt obg.d

  11. Não há como não parabenizar o Dr. Adriano pelo artigo tão bem elaborado, esclarecedor, de caráter preventivo, pratico , objetivo e educativo.Obrigado

  12. Boa tarde Doutor,

    Sofri uma lesão jogando bola onde me bati com um amigo e o meu joelho doeu muito no momento e no outro dia, não conseguia colocar o pé no chão. Tomei alguns remédios onde o inchaço e as dores melhoraram, mas já se passaram 01 mês e ainda sinto dores ( suportáveis ) na parte trasei ra do joelho, quando dobro ele muito, Obs: Consigo correr na esteira e fazer eliptico sem problemas. o que será que pode ter ocorrido? Seria interessante eu procurar um especialista? Tenho 34 anos, estou no meu peso ideal. Desde já agradeço.

  13. Dr. Adriano, sofri um acidente à 15 dias e mal mal consigo apoiar meu pé todo no chão, ainda não sinto firmeza para subir ou descer as escadas. Fui até um ortopedista que solicitou a ressonância onde foi constatada lesão dos meniscos.
    Agora após ler o seu artigo Esclarecedor, me sinto muito mais confiante para continuar a fazer os tratamentos necessários. Novamente, parabéns pelo excelente artigo.

  14. Gostei do artigo, pois estou com muitas dores na parte interna do joelho e após sessao de osteopatia, meu terapeuta deu a indicação de que deve ser menisco. As dores tornam-se insuportáveis na lateral interna e parte de trás do joelho.
    E este artigo me deu uma luz sobre o problema!
    Boa sorte

  15. Dr Adriano, boa tarde!

    Após fortes dores nos dois joelhos apos pratica de atividades como trilhas, corrida e etc, foi diagnosticado que tenho degenaração do menisco. Um dos médicos sugeriu tratamento com ozônio. Andei pesquisando sobre o tema mas não encontrei nada tão aprofundado. Por favor, qual sua opinião? Pode me passar seu contato para agenar uma consulta?

    Obrigada

  16. Olá Dr.Adriano, ótima matéria parabéns.
    Gostaria de saber se uma pessoa com lesão no menisco consegue caminhar “normalmente mesmo com dores” ex.: apoiar o pé no chão, ou é como se fraturasse um osso quando ñ se pode de geito nem um apoiar o pé no chão.?

  17. Bem, eu tive um acidente de motociclismo bem leve, porém tive lesão meniscal. Ocorre que minha vida ficou muito difícil, pois engordei devido não poder fazer exercícios, e quanto mais engordo, mais a dor aumenta. Fiz musculação, mas a coisa não funcionou. Estou em uma encruzilhada.

    1. Oi, Nelson.

      As lesões meniscais sao de resolução fácil, em sua grande maioria.
      Um paciente que tenha dor diagnosticada por lesão meniscal,s em outras lesões associadas se beneficia muito com uma meniscectomia por via artroscopica, a dor praticamente some e a qualidade de vida volta ao normal.

      abs

  18. Meu nome é Odete, tenho 63 anos, pratico atividade física 4 vezes por semana, sendo localizada, jump kango jump e demias. Me sinto com 50 anos, apesar de ter o peso um pouco acima. Bem, a tempo senti uma leve dor no joelho, porém nos finais de semana, quando descançava fiva ainda pior. A poucos dias senti uma dor orrivel, foi feito raio x, acusou ser inflamação do menico médio. Quero continuar fazendo atividade física…será que vai aumentar a dor. Estou 8 dias de molho, sem praticar nada. Hoje no 10 dia depois de sentir aquela dor horrivel, me sinto quase melhor.. Dai, Dr, o que acha, posso continuar com os execrícios, com jump…??? Fico muito agradecida. Grande abraço.

    1. Boa tarde, dna Odete.

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

    1. Oi, Priscila.
      depende do grau da lesão e da localização da mesma.
      Dependendo do caso, eu mesmo oriento o treino da paciente, instruindo angulares de proteção, tipo de contração, etc

  19. Muito esclarecedora as infs aqui postadas. Parabens ao Dr Adriano pela ajuda que aqui encontramos.
    Achei as respostas para o meu problema(meniscos).
    Muito grato e sucesso Dr.

  20. Olá, doutor Adriano, tudo bom? O meu problema é com o menisco lateral. Torci a perna esquerda há mais ou menos 9 meses e venho tendo dores na região da lesão desde então. Na primeira semana que machuquei minha perna doía muito, nem conseguia dobrar ou esticar o joelho. Não procurei tratamento médico, e com o tempo a dor veio diminuindo, mas ainda sim dói, e algumas vezes incomoda bastante, uma vez que faço vôlei, e uso muito minhas pernas. Há cerca de um mês atrás fui em um ortopedista. O médico me indicou um analgésico “nisulid dispersível”, e um “biofenac spray” para aliviar a dor, mas só funcionou na primeira semana de uso, depois voltou a doer do mesmo jeito de antes. Ele também me indicou fisioterapia, mas ainda não fiz, porém pretendo.
    Então, você acha que fisioterapia será eficiente para mim? Tenho 15 anos, e sempre pratiquei esportes que usem as pernas. Outra pergunta: Você acha que o tempo que levei para procurar um médico (9 meses +/-) afetou a gravidade da lesão? E quanto a cirurgia de sutura de menisco, é recomendável para minha idade?
    Agradeço desde já…

    1. Bom dia, Gabriel!!

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      Pela sua idade, se você tiver uma lesão meniscal, o ideal seria se optar por uma sutura. Se não for possível, então deve-se retirar o mínimo possível do menisco lesado.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  21. Bom dia Dr.
    Realizei a meniscectomia parcial em 2013, e hoje em 2016 sinto algumas dores no joelho, parece que dá um estalo e dói bastante. Pode ser algo grave? Obrigada.

  22. boa noite, muito obrigado pelas informações contidas nesse site, me tirou algumas duvidas em relação as minhas dores no joelho, pois, futuramente estarei operando o menisco medial, e estava com muito receio.
    muito obrigado, site show!!

  23. Olá Dr.Adriano! Agradeço pela sua matéria esclarecedora. Gostaria de perguntar se existe outras lesões parecidas com o menisco.
    (Tenho todos os sintomas citados acima e gostaria de confirmar se oque tenho é menisco mesmo.)

    1. Ola, Geyselene.

      Os artigos do site são para ajudar a elucidar sobre as lesões APOS feito o diagnostico por um medico de confiança e não para se realizar auto-diagnostico.
      Te aconselho a procurar um cirurgiao de joelho para que seja feito o seu diagnostico e tratamento adequado.

  24. Olá Dr. Boa tarde,
    Como estou de repouso em casa com dores no joelhos que sinto já algum tempo , resolvi dar uma lida sobre algo na Internet, e tirei minas dúvidas lendo seus artigos , pois os especialistas que fui anteriormente não prestavam muita atenção quando eu dizia que as dores eram na lateral dos joelhos em algum nervo que eu não sabia qual era , e que agora fiquei sabendo , marcarei uma consulta e falarei o que pode ser de acordo com que li pois o último médico que fui estava achando que eu estava com ácido úrico alto, por isso do derrame articular.

    Desde de já agradeço.

  25. Muito bom a matéria sabado dia 28/01 sofri um travamento no joelho fui ao medico no PS e nada me respondeu o que poderia ser esse travamento e achei aqui o que pode ser a causa do travamento do meu joelho é uma dor quase insuportável hoje segunda feira estou indo no ortopedistas para fazer uma consulta, mas consegui aqui nesse artigo descobri a possível causa do travamento do meu joelho ….
    Obrigado Dr. Adriano Leonardi

    1. Matéria muito boa mas preciso de mais informações eu faço trilha de moto e vez por outra agente sempre cai nestas quedas sobra direto no joelho e tornozelo meus menos culpa já estão com problemas não quero deixar meu esporte preciso de mais informações de como tratar isso

  26. entao, ha uns 26 anos atras fiz uma cirurgia no joelho direito eu tinha 16 anos foi retirado todo o menisco medial interno e agora sinto muita dor no joelho sera q é artrose, agr tenho 42 anos, gosto de jogar um futebol mas com muita dificuldade pois dói muito, sera q existe algum tratamento ? a tendencia é sempre piorar ?

    1. oi, Claudio.
      Para eu te responder, vc precisaria passar em avaliação comigo.
      Se tiver artrose, pode ter grande melhora por procedimentos simples como a infiltração com acido hialuronico , ou talvez necessite de procedimentos cirúrgicos como a osteotomia ou subcondroplastia.

      Forte abraço

  27. Muito interessante o texto, obrigado por dividi-lo.
    Pratico saltos e acrobacias, Queria saber uma lesão alça de balde, existe como não operar e continuar a rotina? E caso opere, existe a chances de voltar a saltar? E geralmente a partir de quanto tempo?
    Obrigado, agradecido desde ja.

    1. Oi, Diego.
      Se você tem uma lesão em alça de balde, tem que ser operado logo, pois ela pode se complicar e travar o seu joelho, muitas vezes necessitando de tratamento de urgência.
      Abs

  28. Boa tarde Dr. ADRIANO LEONARDI, FIZ UMA RESSONANCIA DO JOELHO D. E DEU LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR PARCIAL, E O MÉDICO QUE ME FEZ A CIRURGIA OPEROU O MENISCO MEDIAL POR ARTROSCOPIA FALOU QUE NÃO ERA NECESSARIA A RECONSTRUÇÃO LIGAMENTAR MAS ESTOU NA DUVIDA, SE VAI FCAR BOM OU NÃO PQ SOU ATLETA DE FUTEBOL E QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇÃO FIZ 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA JA, ESTOU CONSEGUINDO DOBRAR O JOELHO MAS AINDA DÓI MUITO SERÁ QUE JÁ POSSO FORTALECER ELE EM UMA ACADEMIA.
    JÁ TEM 2 MESES QUE FIZ A CIRURGIA E VOU PASSA NA PERICIA DO INSS DIA 12 MES QUE VEM, MAS A DOR QUE ESTOU SENTINDO ATÉ LA TENHO CTZA QUE AINDA ESTARA RUIM.
    NÃO TENHO FMZA NENHUMA AINDA NO JOELHO.
    GOSTARIA DE UMA ATENÇÃO SUA OBRIGADO.

    1. oi, Rony.

      Para todos os atletas profissionais que avalio e tem lesão parcial do LCA, indico tratamento cirúrgico. Na verdade, isso é um consenso mundial para se tratar atletas.
      Se vc perdeu parte do menisco medial, pode ter aumentado sua instabilidade e, talvez, necessite de reconstruir o ligamento.
      Se puder passar em avaliação comigo, será um prazer poder te ajudar.

  29. Estou sentindo muita dor no joelho, então resolvi procurar um especialista, ele me pediu um RX e uma Ressonância, e disse que pode ser o menisco. Então pesquisei pra saber o que é. Obrigada estou tranquila agora

  30. Estive no medico esses dias e ele me disse que eu tinha um estiramento no ligamento colateral medial, mas a dor agora esta no meio dos joelhos… Ele pode ter se enganado?

    1. oi, Vinicius.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  31. boa tarde fiz uma ressonancia e o exame mostrou os seguintes resultados.
    1-discreto edema pré-patelar,sugerindo uma bursite.
    2-discreto derrame articular.
    3-sinais de condropatia degenerativa com superfícies condrais afiladas e irregulares além, de áreas de delaminação condralno compartimento fêmoro-tibial medial.acompanha osteófitos marginais.
    4-lesão complexa do menisco medial com margem livre corpórea afilada, irregular e heterogênea onde questionamos ainda um flap meniscal deslocado medialmente.também vemos sinal heterogêneos com superficies irregulares no corno posterior/junção menisco-capsular posterior meniscal.
    5-ligamentos cruzados sem sinais de rotura completa porém as fibras do ligamento cruzado anterior são afilados e mal definidas no seu trajeto em especial próximo a inserção proximal sugerindo uma lesão parcial/intrassubstancial ou rotura crônica com degeneração ligamentar.valorizar em correlação ao exame fisico.
    gostaria de saber o que devo fazer . ( ressonancia do joelho esquerdo ) tenho os joelhos varo.

    1. oi, Wellington.
      O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
      Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
      Desta forma, sem o exame fisico em uma consulta tradicional, não posso te auxiliar em nada.
      Procure um medico de confiança.
      Se puder passar comigo,será um prazer.
      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  32. Oi Dr, fiz uma cirurgia do menisco lateral, onde com palavras do meu médico ele deu uma limpada no meu menisco (que estava lesionado ) porém após a cirurgia já faz 6 meses eu ainda sinto dores, procurei outro médico e fiz nova ressonância e consta lesao meniscal , é possível após fazer a cirurgia ainda dá esse resultado na ressonância? Terei que fazer nova cirurgia pra parar de sentir dor?

    1. oi, Janete.
      Em casos assim, temos que ter muito cuidado. Por que, uma vez operado, o formato do menisco não será mais o mesmo e o radiologista vai sempre escrever que tem lesão.
      Em casos como o seu, eu examino com muito cuidado o paciente e, se realmente houverem sintomas de lesão de menisco, eu tento infiltrar primeiro e, se não houver bom resultado, reaborodo de maneira cirúrgica.

  33. Boa tarde, fiz uma sutura no menisco medial pra reparar uma lesão chamada alça de balde, já tem uma semana q fiz a cirurgia, gostaria de saber quanto tempo tenho q ficar andando de muletas sem colocar o pé no chão?

    1. Ola.
      Devido a ampla variação de procedimentos e capacidade técnica de cirurgiões, não comento e nem oriento nenhum paciente operado por outro profissional.
      Queira, por gentileza, fazer estas perguntas ao seu cirurgião.
      Grato pela compreensão.

  34. Dr. Na minha ressonância apareceu volumoso derrame articular, rotará complexa do menisco lateral cm formação de cisto peri- meniscal anterior! Sou um cara que adora esportes ainda mais futvolei! Hoje vivo cm joalheira e jogo sem dores, após o jogo faço compressa de gelo e só! Posso conviver por mais tempo assim ou terei logo de fazer uma cirurgia?? Obrigado

    1. Bom dia, Alexandre.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  35. Boa noite, já operei o joelho esquerdo por ruptura do menisco medial e agora fiz RM do direito e tive algumas surpresas:

    Degeneração grau II mesnico medial
    tendinopatia patelar distal com alterações junto a T.A.T provavelmente relacionada à sequela de osgood Schalter.
    pequeno derrame articular/sinovite.
    sinais de condropatia patelar lateral inicial.

    estou fazendo fisioterapia de pós-operatório do joelho esquerdo e agora adicionei fisio para o joelho direito e continuo com muitas dores tanto no joelho operado qto no outro. Será que será passivel de cirurgia novamente?

    obrigado pela atenção

    1. oi, Jonathas.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      Em seu caso, é muito importante se determinar de onde está vindo o foco da dor.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  36. Boa tarde
    Me chamo Luciana, tenho 36 anos, fiz há 3 anos uma artroscopia no joelho esquerdo, pois fui diagnosticada com condromalacia grau IV com fissuras profundas no osso sobcontral.
    Continuo sentindo fortes dores no joelho, repeti a ressonância e deu o seguinte:
    JOELHO ESQUERDO (já operado)
    – Afilamento condral irregular nas superfícies de revestimento da patela, atingindo camadas profundas na margem interna da faceta lateral, sem significativas alterações do osso subcondral.
    – Irregularidades condrais no terço médio / posterior do planalto tibial lateral, sem alterações ósseas.
    – Estiramento junto à transição miotendínea proximal do gastrocnêmio medial, com edema de fibras musculares.
    – Leve hoffite superolateral.
    – Lâmina líquida na bursa do gastrocnêmio medial / semimembranoso.
    – Derrame articular com discretas alterações cicatriciais na gordura de Hoffa.

    JOELHO DIREITO
    – Fissuras condrais profundas na faceta lateral da patela, associando-se a leve edema ósseo subcondral.
    – Irregularidades condrais superficiais na margem posterior do planalto tibial lateral, sem atingir camadas profundas.
    – Lâmina líquida na bursa do gastrocnêmio medial / semimembranoso.
    – Derrame articular.

    Terei que fazer nova cirurgia pra parar de sentir dor?

    1. Oi,Luciana.

      Para te responder isso, precisaria te EXAMINAR e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  37. Olá, Dr. Adriano!

    Tenho 24 anos, tenho uma dor no joelho há anos (não lembro a origem desta lesão), e nos últimos meses vem aumentando rapidamente. Fiz uma ressonância e deu uma lesão no menisco medial em “flap”. Infelizmente não consigo mais caminhar nem andar de bicicleta como antes. Há a possibilidade de sutura levando em consideração o tempo da lesão? Se não, há algum outro tipo de tratamento que possa salvar o menisco sem retirar a parte lesionada e, portanto, me salvar das altas probabilidades de problemas na velhice?).

    Obrigado e continue com o seu excelente trabalho!
    Até!

  38. Bom Dr.gostaria de fazer uma preguntas,eu fiz uma RM é acusou uma degenerescencia meniscal com uma pequena fissura horizontal,sem envolvimento das superfícies articulares,com um pequeno quisto Baker na região popliteia interna,gostaria de saber se é grave se é preciso fazer cirugia,se posse andar se posso dar de pé ou fazer alguns esforços obrigada

  39. Olá Dr, me lesionei praticando treinamento de corrida para um teste físico que irei fazer. Minha lesão é no menisco medial, mas sinto dor na lateral e não consigo correr, agora não posso operar por conta desse processo do teste, além de fisioterapia e musculação eu poderia fazer alguma infiltração?
    Minha lesão pelo entendimento do médico que fez a ressonância:
    Menisco medical apresentado faixa de hipersinal intrassubatancial no seu corpo e corno posterior com aparente extensão a superfície meniscal, podendo corresponder a ruptura.
    Fina lâmina líquida na bursa do gastrocnêmio medical semimembranoso.
    Desde já agradeço a atenção Dr.

    1. Oi,Edielen

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

  40. Olá, em casos de lesão lateral do menisco e travamento do joelho(chamadas alça de balde)o joelho tem chances de voltar a esticar somente com fisioterapia com o tempo ,não afastando claro, a possibilidade de uma futura cirurgia informada muito bem na sua matéria.

  41. Oi boa noite ,dr
    Fiz uma RM estou preocupado sobre o exame.

    Análise:
    Ligamento cruzado anterior apresentando-se espesso e edematoso, sem rotura evidente, podendo tratar-se de
    alteração degenerativa ou secundária a estiramento. Sugerimos correlação com dados clínicos para valorização
    do achado. Associa-se leve edema ósseo no planalto tibial lateral.
    Menisco medial com discreta alteração de sinal na junção entre o corno posterior e a cápsula, podendo estar
    associado a desinserção meniscocapsular em fase incipiente. Convém correlação com dados clínicos para
    valorização do achado.
    Demais estruturas sem alterações significativas e descritas abaixo:
    Restante das estruturas ósseas com morfologia e sinal medular conservados.
    Superfícies condrais regulares, sem fissuras ou erosões evidentes.
    Menisco lateral com forma, contornos e sinal preservados, sem sinais de lesão.
    Ligamentos cruzado posterior e colaterais com continuidade, espessura e sinal conservados.
    Tendões quadricipital, patelar, bíceps femoral distal, trato ílio-tibial e tendões da pata de ganso sem
    particularidades.
    Ausência de derrame articular.
    Fossa poplítea sem formações císticas.
    Nota: Foi administrado meio de contraste paramagnético endovenoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *