Tratamento Não Cirúrgico da Condropatia

Conheça o Tratamento Não Cirúrgico da Condropatia

O objetivo principal do tratamento da condropatia inclui medidas que evitem sua progressão, aliviando a dor e permitindo assim o fortalecimento muscular.

 

Tratamento Não Cirúrgico da CondoplastiaCom o melhor conhecimento da doença e dos fatores ligados à sua reação inflamatória, inúmeros métodos de tratamento foram surgindo e hoje a melhoria de sintomas e retorno ao esporte é feito em um curto espaço de tempo.

 

São recursos empregados em seu tratamento:

 

  • Redução do volume de treino ou troca provisória de modalidade esportiva: em corredores, por exemplo, é possível manter a capacidade cardiorrespiratória com a natação e ciclismo, por exemplo.
  • Fisioterapia focada no alívio da dor e manutenção da mobilidade articular. Na condropatia patelar e femuropatelar, tratamento de distúrbios biomecânicos e no fortalecimento do quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores pode ajudar a melhorar a força e o equilíbrio muscular são fundamentais.
  • Infiltração do joelho com ácido hialurônico ou viscossuplementação: com este método, colocamos a ácido hialurônico dentro da articulação, visando a redução da morte do cartilaginoso e da reação inflamatória típica, freando sua evolução. Tem indicação principalmente nos graus mais avançados da doença e está ligado ao retorno mais breve ao exporte, especialmente em corredores de rua.

 

Tratamento Não Cirúrgico da Condoplastia - Infiltração com Ácido Hialurônico

 

  • Fortalecimento muscular, principalmente na condropatia patelar. Havendo alívio dos sintomas e melhoria da função muscular, fazemos a transição da fisioterapia para a academia. Os exercícios devem ser prescritos de maneira individual, visando o ganho muscular sem gerar incômodos, iniciando-se de maneira mais suave e em angulações de proteção, progredindo lentamente. O importante aqui é sempre a qualidade da execução do movimento.

 

Tratamento Não Cirúrgico da Condoplastia - Exercícios

O fortalecimento em portadores de condropatia patelar deve ser individualizado e prescrito em conjunto entre o especialista em joelho e o educador físico.

 

  • Retorno ao esporte: a transição ao exporte deve ser feita por um treinador experiente em contato com a equipe multidisciplinar e o ganho de volume de treino deve ser lento e gradual.

 

+ Tratamento Avançado da Condromalácia Patelar

+ Infiltração do Joelho com Ácido Hialurônico pode Acelerar o Tratamento da Condromalácia Patelar

+ Infiltração do Joelho com Ácido Hialurônico no Quadril

+ Infiltração de Joelho com Ácido Hialurônico no Tornozelo

 

Continue Lendo

 

+ O que é Condropatia

+ Diagnóstico da Condropatia

+ Tratamento Cirúrgico da Condropatia

+ Prevenção da Condropatia