fbpx
 

Quanto tempo demora a recuperação de luxação patelar?

Quanto tempo demora a recuperação de luxação patelar?

Quanto tempo demora a recuperação de luxação patelar?

A patela tem ligamentos e tendões que a prendem no lugar. Se ela for atingida com uma força poderosa, pode se afastar de sua posição normal. Esse deslizamento é chamado de luxação e, quando isso ocorre, a patela desliza para o lado da articulação do joelho. Trata-se de uma lesão muito mais comum do que pensávamos e, com isso, as pessoas tendem a se questionar sobre o tempo de recuperação da luxação patelar.

Tempo de recuperação da luxação patelar: como funciona o tratamento?

Antes de falar sobre o tempo de recuperação da luxação patelar, é importante entender como funciona o tratamento dessa lesão. Afinal, isso vai impactar diretamente no prazo de reabilitação.

A maioria das pessoas que sofrem com a luxação da patela descobre que ela não está mais fora do lugar. Isso ocorre porque ela volta de forma rápida e espontaneamente. No entanto, se você notar que o seu joelho parece diferente ou estranho, então ela ainda está deslocada. 

Nestes casos, o tratamento inicial para uma luxação da patela é reduzi-la. Contudo, é importante que a manobra de redução seja feita por um médico e, quanto mais cedo, melhor. Assim que o osso estiver no lugar, você precisará de alguns exames para garantir que não haja fraturas.

A partir disso, tudo irá depender de quais partes do joelho foram feridas quando a patela deslocou e se esta foi ou não a sua primeira luxação da patela. Ou seja, dependendo das estruturas que você feriu e de quantas luxações você teve, as suas opções de tratamento serão determinadas.

De maneira geral, se é o primeiro episódio, então o uso de gelo, medicamentos e imobilizadores é um dos principais métodos de tratamento. A fisioterapia também entra como auxiliar, uma vez que contribui para estimular a cicatrização do ligamento, reduzir o edema e recuperar e recuperar a mobilidade do joelho e a função da musculatura ao redor.

Se, no primeiro episódio tiver havido alguma lesão cartilaginosa, descrita em linguagem médica como erosão condral ou osteocondral com arrancamento de fragmentos ósseos, muitas vezes a cirurgia de urgência estará indicada no intuito de reparar a lesão, bem como técnicas reparadoras como a fixação com dardos condrais serão necessárias.

Agora, quando se trata de luxação recidivante da patela, a cirurgia é a única forma de recuperar a estabilidade do joelho. Assim, é o método de tratamento mais indicado.

A técnica atualmente mais utilizada é a reconstrução do ligamento femoropatelar medial, perdido na 1.a luxação.

Tempo de recuperação da luxação patelar: como funciona o tratamento?

Descubra qual o tempo de recuperação da luxação patelar

Uma luxação da patela pode levar a problemas de longo prazo, como luxações recorrentes, lesão da cartilagem ou alteração osteoartrítica. Contudo, o tratamento de uma patela luxada e a necessidade ou não de cirurgia dependerá de muitos fatores, incluindo os mencionados anteriormente.

Dito isso, vale ressaltar que o tempo de recuperação da luxação patelar irá variar de acordo com:

  • O método de tratamento;
  • Se foi ou não a sua primeira luxação;
  • Se a cartilagem foi ferida ou não.

Por exemplo, se foi a primeira luxação e não há lesão da cartilagem, geralmente você não precisará de cirurgia. Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento.

Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

Agora, se houver múltiplas luxações, a cirurgia para reparar ou reconstruir o ligamento que mantém a patela no lugar deve ser considerada. A recuperação dessa cirurgia pode levar de 6 a 10 meses.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Se você suspeita que tem uma patela deslocada, é muito importante que você consulte um profissional médico especializado em cirurgia do joelho e medicina esportiva. Afinal, muitas lesões diferentes podem ocorrer após a luxação e será necessário verificar se a cartilagem não foi danificada. Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?