Lesão condral do joelho, também chamada lesão osteocondral, nada mais é do que uma lesão na cartilagem. Como a cartilagem é um tecido que tem um baixo potencial regenerativo, as lesões condrais de joelho tendem a aumentar, caso não haja um tratamento adequado, saiba mais abaixo.
ÍNDICE:
- O que é lesão condral do joelho
- Como ocorrem as lesões condrais do joelho
- Sintomas de lesão condral do joelho
- Tratamento da lesão condral do joelho
- Tenho sintomas, o que fazer?
O que é lesão condral do joelho
A articulação do joelho é muito importante para a funcionalidade de qualquer pessoa. Ela possui uma complexa estrutura de ligamentos, tendões, cartilagens e ossos. Neste sentido, lesões nesta região podem tornarem-se mais complexas de serem tratadas. Portanto, a lesão condral do joelho é muito comum e de diferentes formas, acomete grande parte da população.
Porém, seu diagnóstico, tratamento, retorno ao esporte e atividades de vida diárias podem variar bastante.
Também chamada lesão osteocondral, a lesão condral do joelho nada mais é do que uma lesão na cartilagem. Como a cartilagem é um tecido que tem um baixo potencial regenerativo, as lesões condrais de joelho tendem a aumentar, caso não haja um tratamento adequado.
É importante entender que a cartilagem é um tecido avascular, ou seja, que não recebe irrigação sanguínea. Porém, a cartilagem, especialmente do joelho, possui muita água em sua composição. Isso faz com que a sua regeneração seja muito baixa e em alguns casos, praticamente nula. Ela é um tecido estabilizador e que tem como função, distribuir o impacto e amortecê-lo.
Quando ocorre uma lesão condral do joelho, temos um aumento do impacto entre os ossos da articulação. Isso pode gerar dor e redução significativa da funcionalidade.
Em situações mais graves, se não tratada de maneira correta, a lesão condral do joelho pode desencadear patologias como a artrose.
Como ocorrem as lesões condrais do joelho
É importante entender que as lesões condrais de joelho podem acontecer de diferentes formas. Como estamos falando de um tecido que ajuda a absorver o impacto, temos “agressões” diárias ao mesmo.
Porém, o que desencadeia as lesões condrais de joelho, são 3 fatores:
- Microtraumas de repetição;
- Traumas agudos;
- Em crianças e adolescentes.
Este último caso, ainda não está muito claro em termos científicos, mas vem sendo profundamente estudado.
No caso dos dois primeiros, o mecanismo de lesão se difere muito.
A lesão condral do joelho causada por microtraumas de repetição, temos questões de desequilíbrios musculares, padrões de movimentos alterado, atividades excessivas (atletas, por exemplo) e outros. O exemplo clássico e mais popular deste tipo de lesão é a condromalacia.
Já as lesões por traumas agudos acontecem com pancadas, batidas, torções ou outros, que geram crateras na cartilagem, devido ao impacto.
É muito importante estabelecer os mecanismos de lesão, para que o tratamento e exame clínico tenham uma abordagem mais adequada.
Quais são os principais sintomas da lesão condral do joelho
Como estamos tratando de uma lesão oriunda de uma perda de cartilagem, os sintomas podem variar, tanto nas características, como também em sua intensidade.
Neste sentido, os sintomas mais comuns são:
Dor articular
A dor, neste caso, geralmente é causada pelo impacto “osso com osso”. Como as estruturas ósseas são altamente inervadas, o impacto entre eles gera dor.
As cartilagens estão localizadas em locais de forte impacto. Por isso, conforme as mesmas vão sendo lesadas, o atrito e impacto ósseo, gera dor local.
Inchaço na articulação
As lesões condrais geram uma reação inflamatória na articulação, mais especificamente no líquido que a recobre (líquido sinovial). Este processo inflamatório irá gerar inchaço no local.
Rigidez e bloqueio articular
A depender da gravidade da lesão condral do joelho, é possível que haja como sintoma, a rigidez articular ou até, em alguns casos, o bloqueio da articulação (movimento “travado”).
Falta de força e atrofia dos músculos da coxa
Este é um sintoma que chamamos de inibição do quadríceps. Geralmente acontece devido a processos inflamatórios e é oriundo de substâncias que a inflamação libera.
Ainda é muito comum que no caso das lesões condrais de joelho, que os sintomas como dor e inchaço, aumentem em determinadas circunstâncias, como no caso de movimentos de desaceleração, como por exemplo, descer escadas ou ladeiras. Ainda é possível que a lesão condral do joelho tenha momentos e dias com mais ou menos incômodo.
Como é feito o tratamento da lesão condral do joelho
O tratamento da lesão condral do joelho pode variar bastante, de acordo com a gravidade, extensão e profundidade da mesma. Além disso, fatores como idade, memória muscular, peso, padrões biomecânicos e outros, podem interferir bastante.
No geral, o primeiro ponto se dá através de um diagnóstico preciso, que ocorre através de um exame clínico e de imagem.
Neste caso, será possível identificar onde está a lesão e de que forma a mesma aconteceu.
Depois disso, a depender do caso, podemos ter abordagens diferentes para a lesão condral do joelho.
Em casos mais leves, no início do processo de degeneração da cartilagem de forma aguda, podemos trabalhar com desinibição da musculatura do quadríceps, analgesia local e fortalecimento dos músculos estabilizadores. Após isso, o paciente é orientado a um trabalho de fortalecimento.
Há casos onde será necessário realizar a infiltração com ácido hialurônico (viscossuplementação). Nestes casos, o ácido hialurônico irá realizar o processo de “amortecimento” entre as articulações, devido a sua superfície gelatinosa.
Em outras situações, a orientação é a cirurgia corretiva. Neste caso, a abordagem vai depender muito do quadro do paciente. Há cirurgias via artroscopia e a estratégia pode mudar muito. Hoje, a medicina regenerativa evoluiu muito e já temos um trabalho bem avançado em reconstrução de cartilagem, feita através do trabalho com células tronco.
Tenho sintomas da lesão condral no joelho, o que devo fazer?
É muito importante que caso você apresente os sintomas citados acima, você procure uma avaliação médica. De preferência, em um ortopedista especialista em joelho.
A falta de tratamento em uma lesão condral do joelho, irá agravar o quadro. A cartilagem não irá se regenerar e o impacto sequencial, fará com que a cartilagem vá se degenerando de forma constante.
Neste caso, serão necessários o diagnóstico e a delimitação de um tratamento eficiente, de acordo com sua necessidade individual.
Por isso, se você apresenta qualquer um dos sintomas acima, procure um médico ortopedista.
parabéns ,muito bom
Que maravilha de aula! Gratidão!
Passei por um procedimento cirúrgico lca tem 10 meses. após cirurgia comecei perceber dores no joelho dificuldade de agaxar, fiz por conta uma ressonância magnética, no laudo saiu lesão no osteocondral,1,7 x 1,0 cm o que devo fazer nesse caso
Oi, Carlos.
Talvez, seja uma lesão de tratamento cirurgico
Para te responder isso precisaria te avaliar.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer