fbpx
 

O que é prótese total de joelho?

O que é prótese total de joelho?

O que é prótese total de joelho?

O joelho é uma articulação complexa, com sete eixos de movimento e que suporta e dissipa  cargas em nosso dia a dia. Doenças reumáticas, o mau uso articular, acidentes prévios e fatores genéticos podem levar à conhecida artrose ou desgaste do joelho.

Leitores assíduos do meu site e quem me segue em redes sociais sabe que minha linha primária de tratamento da artrose é sempre no sentido de preservar a articulação e inúmeras técnicas têm chegado e se consagrado no Brasil como a subcondroplastia, a osteotomia, artroscopia e a infiltração articular chamada de Viscossuplementação.

Alguns pacientes, no entanto, devido à gravidade da doença e pela falha do tratamento prévio acabam necessitando do prótese de joelho.

Se você tem curiosidade e quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

 

E, então, o que é prótese total de joelho?

A prótese total de joelho trata-se de um dispositivo que é implantado na articulação doente do joelho e substitui a sua função. Os materiais usados ​​nas próteses são projetados para permitir uma mobilidade semelhante à da articulação normal. Possibilitando, então, que o paciente possa movimentar novamente a articulação, eliminando as dores que ele possa sentir.

Os componentes protéticos geralmente são compostos por um elemento de metal que se encaixa exatamente em um plástico. 

Na maioria das vezes, a prótese total de joelho é feita com uma liga metálica que é composta por cromo e cobalto. Esses dois metais são biocompatíveis. Isso é muito importante, porque significa que eles têm baixo risco de serem rejeitados por nosso corpo. Assim, podem ser implantados com segurança. 

 

Por que a prótese é colocada?

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, que fornece estabilidade e permite que você possa andar, correr e realizar diversas atividades do dia a dia. Quando saudável, a cartilagem que recobre os seus ossos (fêmur, tíbia e patela) é lisa, macia e permite movimentos sem dor. 

No entanto, quando a articulação adoece, a cartilagem se deteriora e o paciente começa a sentir dor, rigidez e limitação funcional, reduzindo a qualidade de vida. Diferentes doenças produzem essa deterioração articular, como a condromalácia patelar, a artrose e a artrite reumatoide, por exemplo. 

Se os tratamentos conservadores não forem satisfatórios, a substituição da articulação que sofreu desgaste significativo pode ser um tratamento eficaz. Para tanto, a articulação doente é realmente substituída pela prótese total de joelho, que é um material artificial.

O procedimento cirúrgico utilizado pelo ortopedista para a colocação desse dispositivo é a artroplastia total do joelho. Dessa forma, é um tratamento para lesões e patologias no joelho que costumam causar dor. A condição mais comum que resulta na necessidade de cirurgia de substituição do joelho é a artrose, caracterizada pelo desgaste da cartilagem.

O objetivo da cirurgia é restaurar as partes da articulação do joelho que foram danificadas e aliviar os sintomas, incluindo a dor, que não puderam ser controlados por outros tratamentos.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Agora que você já sabe o que é prótese total de joelho e por que ela é colocada, assista ao vídeo a seguir e descubra 10 passos para o sucesso da artroplastia total do joelho. 

Aproveite também para se inscrever no canal do Youtube e agendar uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi, ortopedista especialista em joelho!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?