Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

Meniscectomia

A cirurgia clássica da ruptura do menisco é chamada de meniscectomia (retirada de parte do menisco – figura 4) parcial, total. Historicamente, meniscectomia totais (remoção da maior parte do menisco) foram realizadas, mas hoje sabe-se que isso levou muitas pessoas a desenvolver doença articular degenerativa progressiva (condropatia) e por isso apenas o mínimo de menisco agora é ressecado (meniscectomia parcial) para deixar uma borda estável.Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

 

A indicação da meniscectomia inclui lesões na área mais central do menisco em pacientes jovens e em pacientes nos quais o tratamento não cirúrgico não foi bem-sucedido.

 

Realizamos a cirurgia do menisco por uma técnica chamada de artroscopia que consiste na inserção de uma câmera cilíndrica dentro do joelho através de um furinho que chamamos de portal e, através de outro, inserimos uma lamina oscilatória (shaver) que corta e aspira o fragmento meniscal.

 

O procedimento é realizado sob anestesia e, muitas vezes, permite que o paciente receba alta no mesmo dia.

 

Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

Na foto da esquerda, observa-se lesão complexa e radial do menisco. Na foto da direita, aspecto logo após uma meniscectomia. Note que o menisco perde sua espessura, mas mantem o formato.

 

Sutura de menisco

Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

Ilustração de uma sutura meniscal.

Historicamente, o reparo do menisco ou sutura meniscal é reservado para pacientes jovens, compatível com lesões longitudinais, periféricas agudas (<8 semanas) que se encontram dentro da zona vascular (a chamada zona vermelha em vez de zona branca interior que não têm um bom fornecimento de sangue), mas existe uma tendência de que passemos a realizar este procedimento em rupturas antes consideradas não suturáveis do menisco, pois, mesmo que não haja 100% de cicatrização, acreditamos que uma sutura poderá ajudar a manter a forma do menisco, protegendo o joelho de uma degeneração e evolução para a artrose.

 

Existem muitas técnicas para a sutura de menisco e estas dependerão da localização da lesão. As técnicas incluem um procedimento aberto (após o exame artroscópico da articulação) ou artroscópica ‘dentro para fora’, os procedimentos “de fora para dentro ‘, e a técnica ‘ all-inside”. A técnica aberta tem sido defendida por alguns autores nas lesões verticais do corno posterior do menisco lateral e medial dentro de 1-2 mm da junção meniscosinovial, onde a visualização com o artroscópio é difícil.

 

Fixação da raiz do menisco

Trata-se de um procedimento onde o ligamento que fixa o menisco à tíbia, chamado de raiz meniscal está rompido com o menisco fora de seu lugar (luxado) e é reinserido (fixado) na tíbia.

 

Subcondroplastia

Trata-se de uma técnica onde um cimento (enxerto) é injetado na parte do osso logo abaixo da lesão do menisco. Indicado quando há edema ósseo associado logo abaixo do local da ruptura em lesões degenerativas do menisco.

 

Continue Lendo

 

+ O que é Menisco

+ Tipos de Lesão Meniscal

+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão Meniscal

+ Recuperação da Cirurgia do Menisco