O menisco inflamado é decorrente de um rompimento da sua estrutura no joelho.

O menisco ajuda a melhorar o ajuste entre o fêmur e a tíbia, absorve o choque e distribui o estresse pelo joelho e move o fluido lubrificante ao redor da articulação. Ele pode romper devido a trauma, lesão ou degeneração. O joelho é composto pelo fêmur (osso da coxa), tíbia (osso da perna) e patela (osso em frente o joelho). Os ligamentos mantêm os ossos do joelho juntos e a patela fica em cima dos músculos do quadríceps. 

Existem duas almofadas entre o fêmur e a tíbia, uma no lado medial (medial) do joelho e outra no lado lateral do joelho. Cada uma dessas almofadas é chamada de menisco. O menisco é composto de fibrocartilagem, conferindo-lhe uma textura semelhante à borracha. Também dentro do menisco estão as fibras de colágeno que ajudam a manter a forma. O menisco é suprido com sangue apenas para seus lados externos. Portanto, cerca de 4/5 do menisco não são supridos com sangue, de modo que um menisco rompido não cicatrizará.

 

Sintomas do menisco inflamado

Quais são os sintomas iniciais de um menisco rompido? 

Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. 

Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão. O inchaço nem sempre está na mesma área que a dor. 

  • Lesões meniscais também podem causar travamento do joelho. O joelho pode ficar com a sensação de “preso” no meio durante dias. O paciente pode liberar a movimentação do joelho flexionando-o e girando-o antes de tentar endireitá-lo. 
  • Dor: um menisco rompido geralmente causa dor local no joelho. A dor geralmente é pior ao torcer ou agachar. Se o joelho não estiver imobilizado com uma lesão meniscal, ainda é possível andar, ficar de pé, sentar e dormir sem dor. Um menisco danificado pode dificultar a participação de forma confortável nas atividades diárias normais. 

 Como é a progressão da lesão de menisco?  

Ao longo de 6 semanas, a dor e o inchaço podem diminuir e a vida diária pode se tornar mais manejável. No entanto, o exercício pode gerar dor e inchaço. Atividades cotidianas, como subir escadas ou entrar e sair de um carro, podem causar dor no joelho com menisco danificado. 

Menisco inflamado

Efeitos colaterais 

Quando o menisco se rompe, o joelho geralmente produz líquido sinovial extra. Dobrar levemente os joelhos permitirá mais espaço para o fluido entrar nos joelhos. Portanto, pessoas com inchaço crônico tendem a manter o joelho afetado flexionado e desenvolver isquiotibiais rígidos e contraturas articulares. Além disso, uma porção rasgada do menisco que se move para frente e para trás pode danificar (deslizar) as superfícies articulares adjacentes, causando artrite. 

Como fica a mobilidade do joelho em caso de lesão de menisco? 

As rupturas meniscais podem interferir no movimento normal e indolor do joelho e, assim, afetar a capacidade do paciente de subir escadas, entrar e sair de cadeiras e carros.  Não só causam problemas nas atividades da vida diária, mas muitas vezes interferem na capacidade de participar de esportes vigorosos, especialmente quando movimentos de torção estão envolvidos. 

Prognóstico 

Após o tratamento, o joelho geralmente funciona normalmente por muitos anos. 

Rupturas meniscais que causam amarração, travamento ou inchaço frequente do joelho devem ser removidas ou reparadas antes de danificar a cartilagem da articulação do joelho como um todo e gerar laceração. Você pode optar por “viver” com esse tipo de ruptura meniscal em vez de se submeter a uma cirurgia para tratá-la, o que às vezes é confundido com pedaços de cartilagem articular pendurados na superfície do osso ou caindo dentro da articulação.

Como aliviar os sintomas da inflamação de menisco? 

Os sintomas de uma lesão meniscal, especialmente dor, inchaço e sensibilidade, podem ser aliviados pela remoção cirúrgica ou reparação da porção lesionada do menisco. O reparo meniscal é reservado para rupturas na parte do menisco que tem suprimento sanguíneo.

Para rupturas meniscais degenerativas associadas à artrite, a situação é um pouco diferente. A osteoartrite da articulação do joelho é muitas vezes acompanhada por leves lacerações degenerativas do menisco e vice-versa. 

Os sintomas agudos (dor e edema) de lesões meniscais recorrentes podem desaparecer em meses, mesmo que a lesão não tenha cicatrizado ou desaparecido. Por outro lado, se você tiver sintomas mecânicos, como espasmos, é menos provável que esses sintomas desapareçam sem cirurgia. 

O que causa a inflamação do menisco?   

As rupturas do menisco podem ocorrer em todas as faixas etárias. As lágrimas traumáticas são mais comuns em pessoas ativas entre 10 e 45 anos. As lágrimas regressivas são comuns em pessoas com mais de 40 anos. 

 

Lágrimas Meniscais Degenerativas: Pensa-se que as lágrimas meniscais degenerativas ocorrem como parte do processo de envelhecimento quando as fibras de colágeno meniscal começam a se romper, tornando a estrutura menos sustentadora. 

A lágrima modificada normalmente corre horizontalmente através do menisco, criando os segmentos superior e inferior do menisco. Esses segmentos normalmente não se desalinham, reduzindo a probabilidade de sintomas mecânicos de travamento ou travamento. 

As lesões meniscais degenerativas também são comuns em fumantes. 

Rupturas Meniscais Traumáticas 

A maioria das rupturas meniscais traumáticas ocorre como resultado de uma entorse (torção) em que o joelho é girado e o pé permanece parado. O menisco se rompe mesmo com flexão extrema do joelho.  As lesões meniscais traumáticas são geralmente radiais ou perpendiculares ao menisco e têm maior probabilidade de se tornar uma peça móvel que pode ficar presa no joelho e necessitar de tratamento cirúrgico.

Como é o tratamento das lesões de menisco? 

A cirurgia artroscópica para remover ou reparar o menisco rompido é o tratamento definitivo para as lesões meniscais. 

Rupturas meniscais que não travam o joelho são menos propensas a danificar o restante da articulação, e analgésicos podem ser usados ​​para controlar a dor e os sintomas de inchaço sem cirurgia. 

Se uma ruptura meniscal for diagnosticada, mas o joelho não estiver travado e o paciente for incapaz de identificar um evento específico associado ao início da dor, a dor deve ser aliviada inicialmente também com analgésicos ou anti-inflamatórios.

Os pacientes devem tentar evitar torções e agachamentos e manter o quadríceps fortalecido. 

Exercícios e Tratamento para menisco inflamado

Evitar movimentos de torção pode reduzir os sintomas de uma ruptura meniscal. Além disso, os exercícios de imobilização do quadríceps devem ser realizados com exercícios específicos e supervisionados. 

A maioria das lesões meniscais não cicatrizam devido ao suprimento sanguíneo limitado. No entanto, exercícios que fortalecem o quadríceps podem ajudar a prevenir alguns dos efeitos colaterais de um menisco rompido, incluindo: dor ou sensação de flambagem na patela. 

Medicamentos 

Medicamentos analgésico aliviam a dor, mas não tratam a lesão meniscal subjacente. Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno, também podem reduzir o inchaço associado, geralmente novamente o líquido se acumula quando interromper o uso.

Talas ou Aparelhos 

Aparelhos podem proporcionar maior conforto na movimentação em casos de rompimento de menisco. Uma órtese ou joelheira  pode ajudar seu joelho a se sentir mais seguro na movimentação. 

Cirurgia 

A cirurgia é o tratamento definitivo para um menisco rompido. A cirurgia é feita artroscopicamente e envolve a remoção ou reparação da parte rasgada do menisco. O reparo só pode ser realizado se a ruptura estiver dentro ou próxima à zona vascular do menisco. 

Cirurgia de Ruptura Meniscal Traumática 

Este procedimento cirúrgico minimamente invasivo usa um artroscópio para remover ou reparar uma porção rasgada do menisco. Apenas os 20-25% da área externa do menisco são perfundidos, portanto, se ocorrer uma ruptura nessa porção vascular do menisco, o reparo será bem-sucedido. Lágrimas em áreas não vasculares são menos propensas a cicatrizar e, portanto, são removidas na cirurgia. 

Cirurgia de ruptura do menisco degenerativo para osteoartrite 

A cirurgia de ruptura do menisco degenerativo para osteoartrite tem diferentes resultados esperados após a cirurgia. O tratamento artroscópico de rupturas do menisco e a remoção simultânea da cartilagem articular desordenada causada pela osteoartrite podem eliminar os sintomas mecânicos, mas os sintomas não mecânicos da osteoartrite (rigidez, dor, dor climática) podem persistir.

 

Portanto, em casos de lesões meniscais com sinais de inflamação, pacientes e médicos devem discutir tratamentos para alívio dos sintomas da melhor forma possível. Procure um médico de confiança para cuidar do seu caso!

Eu aprofundei mais sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

Postagens similares

11 Comentários

  1. Oi boa noite! Estou com uma suspeita de lesao no menisco medial! Tem 18 dias q estou com ele inchado, já tomei 2caixas d antiflamatorio e não teve melhora. Sinto muita dor, e o inchaço é constante, não consigo nem dobrar o joelho. Será q realmente é a lesão? Será q terei q fazer cirurgia?

  2. Bom dia! Estou com menisco inflamado e sentindo muita dor quando ando . Antiframatorio não tá tendo resultado. O q devo fazer pra cessar essa dor até a uma eventual cirurgia . Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *