A musculação pode lesionar o joelho?

Hoje em dia é cada vez maior o número de adeptos às salas de musculação. Muitos procuram a academia de ginástica apenas para seu bem estar, outras para se preparar para os esportes e outras apenas por seguir orientações médicas.

As máquinas utilizadas na musculação e as modalidades de treinamento tem sido alteradas no decorrer dos anos, mas nem sempre essas alterações são acompanhadas por estudos biomecânicos.

O que se tem visto cada vez mais em consultórios de medicina esportiva é que muitas pessoas que ingressam em academias, pricipalmente aquelas que começam a treinar sem orientação de um profissional de educação física acabam desenvolvendo lesões por sobrecarga no joelho, muitas vezes graves.

 Mas porque uma pessoa que estava sadia iniciou um treinamento desenvolveu lesão? Seria culpa das máquinas? Seria do excesso de treinamento?

Conforme já descrevi em outros artigos, algumas pessoas tem uma tendência a desenvolver lesões por esforço repetitivo e isso está ligado a diversos fatores, dentre eles, ao eixo dos membros ou seja se as pernas sao tortas, angulação dos ossos do quadril, do joelho e a pisadas muito pronadas ou supinadas. Isso, somado a um mal funcionamento muscular pode levar a  uma sobrecarga muito grande sobre a cartilagem, tendões e sobre a cápsula articular e, passando os limites fisiológicos pode levar a lesões irreversíveis.

+ Por que meu joelho estala?

Outro fator muito importante a ser levado em conta é a angulação em que o joelho é submetido durante o treino. Sabe-se hoje que algumas máquinas de cadeia cinética fechada, nas quais trabalham-se o joelho, tornozelo e quadril ao mesmo tempo, como o leg-press, por exemplo, quando praticado em uma em angulação acima de 60° gera um vetor de reação articular muito grande, com consequente hiperpressão na cartilagem, podendo levar a lesão.

Já as máquinas de cadeia cinética aberta, na qual apenas o joelho trabalha durante a contração, como a Cadeira Extensora, esta hiperpressão ocorre quando o joelho esta muito próximo de ficar completamente extendido. Justamente esta máquina é a mais utilizada para que se realize Isometeria (contração muscular mantendo o joelho esticado) para as pessoas que já possuem algum tipo de lesão. Quando realizada em doenças como a condromalácia e tendinite patelar, a doença do aluno pode sim piorar.

+ Será que o alongamento realmente previne lesões?

Exercicios de agachamento são considerados como cadeia cinética fechada e, quando praticados em angulação do joelho acima de 40 graus fazem com que haja pressão excessiva na cartilagem articular do joelho e podem causar lesões.

Mas como prevenir uma lesão na musculação?

Para que uma pessoa que já pratica esporte, como a corrida de rua, por exemplo e procura a academia para treinamento funcional ou para a pessoa que busca ganho de qualidade de vida, a prevenção de lesões inclui três passos:

1. Realizar um check up esportivo incluindo avaliação do aparelho locomotor, realizado por um traumatologista do esporte e por um fisioterapeuta esportivo.

2. Criar um canal de comunicação entre equipe de saúde e o profissional de educação física.

3. Enfatizar a responsabilidade do aluno ao se praticar musculação, não exagerando no volume e na intensidade do treino, respeitando-se as orientações dos profissionais envolvidos.

 

 

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