A musculação pode lesionar o joelho?

Fraturas de estresse
4 de março de 2017
Salvem meus meniscos!
17 de março de 2017

Hoje em dia é cada vez maior o número de adeptos às salas de musculação. Muitos procuram a academia de ginástica apenas para seu bem estar, outras para se preparar para os esportes e outras apenas por seguir orientações médicas.

As máquinas utilizadas na musculação e as modalidades de treinamento tem sido alteradas no decorrer dos anos, mas nem sempre essas alterações são acompanhadas por estudos biomecânicos.

O que se tem visto cada vez mais em consultórios de medicina esportiva é que muitas pessoas que ingressam em academias, pricipalmente aquelas que começam a treinar sem orientação de um profissional de educação física acabam desenvolvendo lesões por sobrecarga no joelho, muitas vezes graves.

 Mas porque uma pessoa que estava sadia iniciou um treinamento desenvolveu lesão? Seria culpa das máquinas? Seria do excesso de treinamento?

Conforme já descrevi em outros artigos, algumas pessoas tem uma tendência a desenvolver lesões por esforço repetitivo e isso está ligado a diversos fatores, dentre eles, ao eixo dos membros ou seja se as pernas sao tortas, angulação dos ossos do quadril, do joelho e a pisadas muito pronadas ou supinadas. Isso, somado a um mal funcionamento muscular pode levar a  uma sobrecarga muito grande sobre a cartilagem, tendões e sobre a cápsula articular e, passando os limites fisiológicos pode levar a lesões irreversíveis.

+ Por que meu joelho estala?

Outro fator muito importante a ser levado em conta é a angulação em que o joelho é submetido durante o treino. Sabe-se hoje que algumas máquinas de cadeia cinética fechada, nas quais trabalham-se o joelho, tornozelo e quadril ao mesmo tempo, como o leg-press, por exemplo, quando praticado em uma em angulação acima de 60° gera um vetor de reação articular muito grande, com consequente hiperpressão na cartilagem, podendo levar a lesão.

Já as máquinas de cadeia cinética aberta, na qual apenas o joelho trabalha durante a contração, como a Cadeira Extensora, esta hiperpressão ocorre quando o joelho esta muito próximo de ficar completamente extendido. Justamente esta máquina é a mais utilizada para que se realize Isometeria (contração muscular mantendo o joelho esticado) para as pessoas que já possuem algum tipo de lesão. Quando realizada em doenças como a condromalácia e tendinite patelar, a doença do aluno pode sim piorar.

+ Será que o alongamento realmente previne lesões?

Exercicios de agachamento são considerados como cadeia cinética fechada e, quando praticados em angulação do joelho acima de 40 graus fazem com que haja pressão excessiva na cartilagem articular do joelho e podem causar lesões.

Mas como prevenir uma lesão na musculação?

Para que uma pessoa que já pratica esporte, como a corrida de rua, por exemplo e procura a academia para treinamento funcional ou para a pessoa que busca ganho de qualidade de vida, a prevenção de lesões inclui três passos:

1. Realizar um check up esportivo incluindo avaliação do aparelho locomotor, realizado por um traumatologista do esporte e por um fisioterapeuta esportivo.

2. Criar um canal de comunicação entre equipe de saúde e o profissional de educação física.

3. Enfatizar a responsabilidade do aluno ao se praticar musculação, não exagerando no volume e na intensidade do treino, respeitando-se as orientações dos profissionais envolvidos.

 

 

Médico e fisiologista do Esporte pela UNIFESP/SBME | Médico ortopedista especialista em joelho pela SBOT/SBCJ/SBRATE | Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa casa de São Paulo

Saiba + 

Artigos similares

12 Comentários

  1. Rafael disse:

    Boa tarde, Dr. Adriano!
    Fiz uma RM e constatou “lesão osteocondral comprometendo o sulco troclear sugerindo condropatia focal grau IV”. Isso é grave? Seria necessário artroscopia em um caso como esse?

    • Boa tarde, Rafael.
      Agradeço muito o contato pelo site.
      Quanto ao seu problema, infelizmente fica dificil eu emitir uma opiniao
      sem ver teus exames e te examinar.
      Se quiser dar uma passada no consultorio, o endereço e telefone sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi
      Ortopedia e traumatologia / Cirurgia do Joelho
      Médico do futebol profissional do Clube Atletico Bragantino
      http://Www.adrianoleonardi.com.br

  2. OLA DR ADRIANO ASSISTI A SUA MATÉRIA NO PROGRAMA DA ACADEMIA TUDO AZUL SOBRE AS LESÃO DE ATLETAS . GOSTARIA DE SABER SE E PRECISO FAZER UM TRABALHO DE REFORÇO MUSCULAR PARA CORRIDA PORQUE ESTOU TENDO MUITA LESÃO.
    ABRAÇO.
    CARLOS HENRIQUE MARTINS

    • Carlos,
      Vc precisa fazer uma avaliação física por um traumatologista do esporte e, a seguir realizar o fortalecimento muscular direcionado `a corrida de rua, de preferencia por um treinador especialista na área. Assim, vc minimiza o risco de lesões.

  3. ADENILSON PEREIRA SANTOS disse:

    Boa noite DR. Adriano, uma dúvida , você diz que acima de 60 e 40 graus onde há maior comprometimento patelo femural, uma pessoa que não tenha nenhuma lesão, patologia na articulação do joelho, em nem um momento que seja do treino da periodização ela não pode treinar em um ângulo acima de 60 e 40,sendo que o trabalho do glúteo é mais enfatizado em angulações superiores comparado a essas de 60 e 40, que também é muito boa mas com maior enfase no quádriceps. Visto que na literatura descreve que tem mesmo essa compressão , mas que acima desses ângulos tem um trabalho considerável de glúteos, desde que dê o tempo adequado para reparo e adaptação das articulações: ligamentos, cartilagens, tendões .

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      Muito boa pergunta.
      Pessoas assintomáticas,ao meu ver, tb devem respeitar esta angulação, podem jogar os joelhos para dentro no plano frontal, valgo dinâmico e, se associado a patela alta, pode haver hiperpressao focal cartilaginosa pode causar lesão a longo prazo por micro-trauma de repetição.
      Abs

  4. Patricia disse:

    Boa noite.
    Qto é o valor da consulta?

  5. Wilma Rodrigues Montes disse:

    Olá Dr. Adriano,
    Sou fisioterapeuta e atuo em consultório em Juiz de Fora – MG com Pilates, RPG, dentre outros.
    Estou gostando muito das suas matérias. Parabéns! Vou indicar para meus pacientes e compartilhar no face.
    Um abraço!

  6. Janaina Diniz disse:

    Bom dia, Dr Adriano!
    Gostei muito de suas matérias, principalmente as relacionadas à corrida.
    Corro à 10 anos e tenho condromalácia (grau 3) nos 2 joelhos. Qual seria a melhor opção para fortalecimento nesse caso? Ouço tantas opiniões… Mas não existe orientação melhor do que a de um especialista.

    • Dr. Adriano Leonardi disse:

      oi, Janaina.
      Este trabalho de fortalecimento deve sempre ser individualizado e precedido por testes funcionais e exame isocinetico para analisarmos sua força e biomecanica.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.
      O telefone de meu consultório é (11) 2507 9021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Ligar