Não consigo dobrar o joelho, o que pode ser? Essa dúvida, diante de um problema que assusta muita gente, é comum.
Dobrar o joelho é um movimento recorrente, seus joelhos dobram várias vezes ao longo do dia. O movimento é necessário para atividades diárias, como subir escadas e sentar em uma cadeira. O desgaste diário pode afetar os joelhos. Além disso, existem vários ligamentos, tendões, músculos e ossos na área. Se houver algum problema com qualquer uma dessas estruturas, a dor no joelho pode ocorrer quando a perna será dobrada.
Algumas causas de dor no joelho são menores e podem ser tratadas sem a necessidade de intervenções mais invasivas e até com cuidados em casa. Outros precisam de atenção médica. Aqui discutimos as possíveis causas de dor no joelho ao dobrar e os sinais de que você deve consultar um médico.
Ao buscar uma explicação anatômica, é fácil perceber por que tantas coisas podem interferir no seu bom funcionamento e causar dor ao dobrar o joelho. Mas vamos explorar os motivos mais comuns com um pouco mais de detalhes.
Não consigo dobrar o joelho! O que pode ter acontecido?
1. Lesão ou Trauma
Se você caiu, escorregou ou sofreu um acidente recentemente, pode ter danificado a estrutura interna do joelho. Isso pode causar dor aguda, inchaço, hematomas e movimento limitado no joelho. Dor intensa o suficiente para interromper as atividades diárias é importante procurar um médico ou ir ao pronto-socorro. Pode ser uma lesão grave que requer atenção imediata e radiografias para procurar quebras, fraturas ou luxações.
2. Síndrome da Dor Anterior do Joelho (Síndrome da Dor Femoropatelar)
Esta síndrome é a principal causa de dor no joelho observada entre os pacientes. É causada por danos na cartilagem fibrosa (a almofada que protege a articulação do atrito entre os ossos) sob a patela.
É comum, mas não exclusivo, em mulheres e adolescentes, principalmente aqueles que praticam esportes. Com o tratamento adequado, a condição não é grave e uma combinação de repouso e fisioterapia geralmente alivia a dor. Se a síndrome femoropatelar for a causa subjacente de sua dor no joelho, você pode sentir mais dor ao subir escadas ou se agachar para pegar coisas no chão ou na academia.
3. Joelho do Corredor (Tendinite Patelar)
A tendinite patelar é uma das causas que faz com que muitas pessoas não consigam dobrar o joelho. Esta condição também é conhecida como ‘joelho dos saltadores’. Mas não assuma que esta não é a causa de sua dor no joelho caso você não salte. Você não precisa ser triatleta ou saltador olímpico para ter síndrome patelofemoral.
No entanto, é comumente encontrado em atletas e corredores. A principal causa é o uso excessivo ou trauma da patela. Os sintomas geralmente incluem dor na parte frontal (anterior) do joelho e dor intensa sob a patela.
4- Síndrome da Banda Iliotibial (Faixa Iliotibial)
Como o nome sugere, a ‘faixa’ IT corre ao longo da borda lateral do quadril e da perna, conectando o osso da bacia e a tíbia. Esta condição dolorosa ocorre quando os ligamentos ficam apertados e quando encurtados irritam o fêmur. Vemos isso em maratonistas e isso não é exceção.
Pode acontecer com qualquer um. Essa condição pode ser sentida em qualquer lugar entre os quadris e as canelas, mas é mais comumente sentida nos joelhos e se estende até a pélvis. Em casos graves, a condição pode exigir cirurgia ou injeções de esteróides. No entanto, isso é improvável com tratamento oportuno e adequado. Ao agir cedo e consultar um fisioterapeuta, você pode evitar tratamentos mais invasivos. Pode eliminar radicalmente a dor e melhorar a condição.
5. Tendinite
O termo tendinite significa “tendão inflamado”. Pode ocorrer em torno de qualquer articulação do corpo. No entanto, como em casos do cotovelo de tenista, ocorre com mais frequência no tendão de Aquiles na panturrilha e no cotovelo. Esta é outra condição que é comum em atletas. No entanto, aquecer e alongar e melhorar a técnica para evitar o excesso de trabalho nas articulações e tendões podem ajudar a evitar isso.
5.1 Tendinite dos Isquiotibiais
Os isquiotibiais são um dos três principais músculos que correm ao longo da parte de trás da coxa. Infelizmente, eles são propensos a lesões, principalmente por uso excessivo. A tendinite dos isquiotibiais, em particular, é causada por inflamação e lágrimas microscópicas no tecido conjuntivo que conecta os músculos ao joelho, canela e ossos pélvicos. O dano por uso excessivo ocorre ao longo do tempo. Ainda assim, a dor geralmente é aguda e começa rapidamente, levando você “ao banco”. O descanso é necessário antes de retornar à atividade normal. Mas após o descanso inicial, a reabilitação e a fisioterapia aceleram a recuperação.
5.2 Quadríceps (Tendinopatia)
O quadríceps é um músculo grande na frente da coxa que endireita e alonga a perna. Cada perna tem quatro faixas que formam um grande músculo conhecido coletivamente como quadríceps. Semelhante à tendinite dos isquiotibiais, a tendinite do quadríceps é causada por microrasgos e inchaço dos músculos do quadríceps e do tecido conjuntivo e tendões circundantes. Dobrar o joelho aumenta a dor. Você também pode sentir rigidez e dor nos joelhos logo pela manhã, ou uma sensação de queimação no quadríceps.
6. Bursite
Bursite soa terrível – como algo “estourado”. Mas não se preocupe, seu joelho não explodiu. A articulação do joelho é cercada por um pequeno saco cheio de líquido chamado bursa, que protege a articulação de irritações e danos e atua como um sistema de suspensão em um carro. Alivia as batidas diárias que seus joelhos recebem. Mas depois de outro golpe, pode aparecer bursite. Se a bursite for a principal causa de dor no joelho, você pode sentir a dor diretamente na patela ou na borda interna da articulação do joelho. O joelho também pode estar inchado e quente.
7. Osteoartrite
Você já sabia que tem osteoartrite em outras articulações do seu corpo, causando dor e rigidez nas articulações do joelho? Achamos que a causa provavelmente é artrite. É quando a cartilagem (ou tecido mole protetor) que protege a articulação se rompe e se torna menos protetora do que costumava ser. Quando ocorre, a osteoartrite é irreversível, mas a fisioterapia pode reduzir muito os sintomas da dor e prevenir a degeneração adicional. Raios-X são necessários para diagnosticar a osteoartrite e excluir outras causas.
Portanto, se você está com dificuldade em dobrar o joelho, procure um médico para te avaliar melhor. Em alguns casos são coisas simples de resolver, mas em outros pode ser necessário alguma investigação a mais para chegar ao melhor tratamento.
08