fbpx
 

Qual a diferença entre artrite e artrose?

Qual a diferença entre artrite e artrose?


É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre artrite ou artrose. Estas duas patologias são extremamente comuns e atingem um grande percentual da população. Apesar do nome ser parecido, mas não iguais, as diferenças entre artrite e artrose são grandes e é importante ter uma clareza sobre elas.

O que é artrite e de que maneira ela se origina?

diferença entre artrite e artroseDe forma simplificada, a artrite se trata de uma inflamação articular. Ela possui vários tipos de classificações. Temos a artrite reumatoide, oriunda de um quadro reumático, ou mesmo de algum outro tipo de inflamação.

A artrite causa uma inflamação e aumenta o atrito entre ossos e outras estruturas.

Uma das artrites mais comuns e que está entre as patologias que mais afastam pessoas do trabalho, é a osteoartrite.

A osteoartrite ocasiona a inflamação de tecidos articulares e com isso, a sua degeneração. Ao degenerar, ela acaba gerando impacto entre as estruturas e com o passar do tempo, traz complicações.

A artrite pode ser originada por doenças reumáticas, desequilíbrios e desvios posturais, excesso de peso, inatividade física e envelhecimento.

Artrose: o que é e como se origina?

diferença entre artrite e artroseSe a artrite e a osteoartrite são doenças oriundas de uma inflamação, que vai degenerando as cartilagens e demais estruturas, a artrose é quando esta degeneração se torna mais acentuada.

A artrose é uma degeneração crônica de uma cartilagem ou estrutura óssea. Ela é, em muitos casos, o resultado de uma osteoartrite que evoluiu para uma artrose.

De forma geral, podemos dizer que é quando o osso e cartilagem ficam “gastos” de uma forma muito mais acentuada e focalizada (com pontos de maior degeneração).

A artrose pode ser originada de acordo com inúmeras situações, como hereditariedade, excesso de peso, inatividade física, desequilíbrios musculares e posturais ou com doenças pré-existentes mau tratadas.

Neste vídeo, eu falo um pouco mais sobre o caso da artrose, especificamente no joelho.

Diferenças entre artrite e artrose

Bom, agora que já conceituamos as duas patologias, vamos às diferenças entre artrite e artrose e como cada uma delas pode ser melhorada.

O que é pior? Artrite ou artrose?

diferença entre artrite e artroseFalar que uma doença é “pior”, sempre será delicado. Porém, sob o ponto de vista de tratamento e de profundidade da patologia, a artrose acaba tendo um tratamento muito mais demorado e complexo.

Além disso, a evolução da artrose, os movimentos são muito mais limitados, assim como a funcionalidade do paciente, quando comparados à artrite.

Para completar, a artrite acaba sendo, em muitos casos, uma patologia de base (a que origina outras) da artrose.

Desta forma, a artrose acaba sendo mais complicada de tratar e de obtermos uma melhora, quando comparada a artrite. Mas isso, de forma alguma reduz a necessidade de tratamento e atenção com a artrite.

Afinal, se ela não for estabilizada e evitada, pode vir a ocasionar uma artrose.

Sintomas de artrite e artrose

Os sintomas da artrite e da artrose são bastante parecidos. Entre os principais sintomas da artrite e da artrose, temos:

Dor articular

No caso das duas patologias, a dor articular é o sintoma mais comum. Neste caso, é muito importante entender que a dor articular é originada de diversas questões, como inflamação ou degeneração. Dificilmente, apenas pela dor articular, sem analisar todo o histórico do paciente, será possível diferenciar a artrose da artrite.

diferença entre artrite e artrose

Perda de mobilidade ou rigidez articular

No geral, as articulações que são acometidas pela artrose ou em situações de crise de artrite, têm limitações de movimento. Elas não se movimentam com a mesma mobilidade natural, já que as superfícies articulares estão alteradas.

Inchaço (caso haja inflamação)

O inchaço é mais comum na artrite, já que ela é um processo inflamatório.

diferença entre artrite e artrose

Perda de função e dor constante

Este é um sintoma mais comum a artrose. Neste caso, a articulação começa a perder funcionalidade. Por exemplo, no caso da artrose de joelho, a articulação começa a “falsear”, pois a base de apoio e sustentação começa a ficar reduzida.

+ Artrose do Joelho: Causas, Diagnóstico e Tratamentos

Existem formas de prevenir a artrite e a artrose?

Sim, tanto a artrite, quanto a artrose, podem ser prevenidas.

O mais interessante é que em ambos os casos, as formas de prevenção são muito similares.

1 – Fortalecimento muscular

O primeiro ponto é manter os níveis adequados de fortalecimento muscular. Mantendo a articulação do joelho mais estável, haverá menos atrito entre as estruturas e com isso, iremos evitar problemas como a artrite e posteriormente a artrose.

diferença entre artrite e artrose

+ 10 Dicas valiosas para quem tem artrose

Naturalmente, como há outras causas, é preciso tomar outros cuidados.

Manter-se no peso ideal

Manter-se no peso ideal, evitando engordar, também é uma forma de prevenir, tanto a artrite, quanto a artrose. Isso porque, além do maior impacto que o peso excessivo gera, ainda temos a produção de interleucinas.

Recuperação adequada de cirurgias

Pessoas que passaram por cirurgias, como de joelho, tem uma tendência maior a desenvolverem artrose. Neste caso, é fundamental que a recuperação seja muito bem feita, a fim de evitar este tipo de problema.

Evitar movimentos repetitivos em excesso

Além de tudo o que já foi citado, a artrite e a artrose têm uma piora considerável, quando há movimentos repetitivos na rotina da pessoa.

Atletas, por exemplo, podem desenvolver artrose, devido ao excesso de repetição de movimentos. Trabalhadores braçais também.

Por isso, se possível, evite este tipo de movimento ou desenvolva uma boa estrutura para lidar com eles.

+ Exercícios para condromalácia: os 10 principais erros

Medicina regenerativa e o tratamento da artrose

No caso da artrose, em que há perda e degeneração de ossos e cartilagens, já há a possibilidade de que em alguns casos, a medicina regenerativa seja usada para a melhora do quadro.

diferença entre artrite e artrosePrincipalmente quando estivermos tratando de uma artrose com maior incidência em cartilagens.

Há inúmeras técnicas que podem ser usadas, mas é muito importante que o médico que vá analisar e traçar o tratamento, tenha uma boa bagagem de conhecimento, para estabelecer o melhor tratamento.

+ Artrose de joelho tem cura?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre artrite e artrose, saberá que o tratamento de ambas é muito diferente e que sempre há a possibilidade de uma melhora do quadro.

Para isso, consulte um médico competente, que possa te ajudar!

Quer saber mais sobre Artrose?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 


Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

Não há comentários

Poste um Comentário