fbpx
 

Condromalácia patelar: Quais são os sintomas de desgaste da cartilagem do joelho?

Condromalácia patelar: Quais são os sintomas de desgaste da cartilagem do joelho?

Condromalácia patelar: Quais são os sintomas de desgaste da cartilagem do joelho?

Ao contrário da crença popular, a condromalácia patelar, também chamada de condropatia patelar, não aparece apenas em idosos. Na verdade, ela costuma ocorrer logo na adolescência e, se não for bem identificada, pode acompanhar a pessoa até o final da vida. Essa patologia enquadrada dentro das condropatias ou doenças da cartilagem articular consiste, basicamente, no desgaste da cartilagem que recobre a região articular da patela. 

A sua classificação vai desde um grau mais simples como o amolecimento, até um grau mais avançado, como fissura, degeneração e até mesmo exposição do osso subcondral. Mas quais são os sintomas da condromalácia patelar? Confira a seguir!

Principais sintomas da condromalácia patelar

A causa do desgaste da cartilagem da condromalácia está intimamente ligada a maus alinhamentos entre a patela e seu trilho (tróclea) e a distúrbios biomecânicos como o valgo dinâmico, no qual existe uma falta de sincronismo entre a musculatura do quadril e do joelho, principalmente em descidas.

Já em casos de uso excessivo, a causa do dano é geralmente o atrito repetitivo de uma parte da cartilagem contra o osso subjacente por diferentes razões.

Por esse motivo, os sintomas da condromalácia patelar surgem justamente por conta do desgaste da cartilagem da articulação do joelho, mas podem variar de acordo com o caso de cada paciente. No geral, o sintoma predominante é a dor, que pode ser sentida ao redor da patela, especialmente ao dobrar a perna.

Esse é um dos principais sintomas e, normalmente, está relacionado à atividade física. No entanto, piora e afeta até mesmo a realização de atividades do dia a dia, como subir e descer escadas, caminhar, correr e levantar de uma cadeira, por exemplo. 

Também pode aumentar após prolongada flexão do joelho, como depois de assistir horas de filme no cinema, ao dirigir e em outras atividades que envolvem dobrar a perna por muito tempo. Nestes casos, a dor ainda é acompanhada por uma sensação de rigidez e dificuldade em esticar o joelho.

Além disso, outros sintomas de condromalácia patelar incluem:

  • Estalos e inchaços no joelho;
  • Sensação de instabilidade;
  • Sensação de crepitação, isto é, de ter areia dentro do joelho;
  • Fraqueza no quadríceps.

Principais sintomas da condromalácia patelar

E o que fazer ao sentir alguns dos sintomas de desgaste da cartilagem?

Na presença dos sintomas da condromalácia patelar citados anteriormente, é fundamental que um médico especialista em ortopedia seja consultado. Dessa forma, é possível que seja feita uma avaliação completa dos sintomas. 

Além disso, esse profissional poderá realizar um exame físico e solicitar alguns exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, por exemplo.

Com o resultado desses exames e a avaliação dos sintomas, o ortopedista poderá confirmar o diagnóstico e, assim, indicar o tratamento mais adequado. A escolha do método de tratamento irá depender da causa e do grau de desgaste da cartilagem

Mas, no geral, o cirurgião ortopédico pode indicar o uso de medicamentos, tratamentos regenerativos como a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas, sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.

 

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

 

Quer saber mais sobre a condromalácia patelar? Então inscreva-se no canal do Dr. Adriano Leonardi e assista ao vídeo abaixo com uma explicação mais detalhada sobre essa patologia.

 

Mas, para cuidar da sua saúde, se apresentar algum dos sintomas mencionados anteriormente, não deixe de agendar uma consulta para que o seu caso seja avaliado corretamente. Entre em contato!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?