A bursite recebe o nome porque se trata da inflamação das bursas, que são pequenos sacos cheios de um líquido gelatinoso presentes em diversas articulações de nosso corpo. Estão presentes entre ossos e tecidos moles e são destinadas a ajudar a reduzir o atrito do movimento. A bursite do joelho é uma inflamação dolorosa da bursa que envolve o joelho.

Por que a bursite ocorre no joelho?

A bursite geralmente está associada ao uso excessivo ou repetitivo das áreas ao redor das articulações. Por exemplo, pacientes que se ajoelham, especialmente em superfícies duras (carpinteiros, trabalhadores rodoviários, etc.) por muito tempo, correm o risco de desenvolver bursite no joelho. A causa também pode ser trauma direto (joelho batendo em uma mesa) ou infecção.

 

Leia também: Bursopatia do joelho

 

Existem várias bursas na região do joelho e todas elas podem ficar inflamadas. No entanto, existem duas áreas do joelho que são mais propensas à bursite – a patela e a parte interna do joelho.

A bursite do joelho pode ser bastante dolorosa e a dor pode interferir na mobilidade. O tratamento para a bursite do joelho geralmente se concentra no alívio da dor, redução da inflamação e melhora da mobilidade.

Quais são os sintomas de bursite no joelho?

A maioria das pessoas com bursite no joelho sente dor e inchaço localizado. Se a bursite for causada por fricção e irritação da bursa, os sintomas tendem a aumentar gradualmente. Pessoas que passam muito tempo de joelhos em superfícies duras correm maior risco de desenvolver esse tipo de bursite no joelho. A bursite do joelho também pode ocorrer após uma lesão traumática, como um golpe no joelho. Quando isso acontece, os sintomas podem aparecer rapidamente.

A dor da bursite pode piorar com o movimento, mas também pode ocorrer em repouso.

Além da dor, as pessoas com bursite no joelho podem apresentar:

● Caroço palpável que parece uma pequena bolsa de água

● Aparência de um cisto

● Sensibilidade ao movimentar

● Inchaço

● Calor ao redor da área afetada

Como é feito o diagnóstico de bursite no joelho?

Se você tem bursite no joelho, seu médico pode diagnosticá-la sem nenhum exame. Um exame físico e histórico médico podem ser suficientes para fazer um diagnóstico preciso. No entanto, seu médico pode solicitar exames para descartar outras doenças ou lesões. Esses testes podem incluir:

● Raio X

● Ultrassom

● Exame de ressonância magnética

Se houver evidências de que você pode ter uma bursa infectada, seu médico pode coletar uma amostra de fluido de uma ou mais articulações do joelho com uma agulha fina. Isso se chama aspiração.

Se você for diagnosticado com bursite no joelho, seu médico provavelmente recomendará o tratamento não cirúrgico primeiro. Isso ocorre porque a bursite do joelho geralmente melhora com o tempo, às vezes mesmo sem tratamento, então os médicos geralmente iniciam o tratamento para aliviar os sintomas quando a condição melhora. As opções de tratamento podem variar de tratamentos caseiros e mudanças no estilo de vida a medicamentos, fisioterapia ou injeções de esteroides. Esses tipos de tratamentos médicos costumam ser eficazes no tratamento da bursite do joelho e podem ajudar a controlar a dor e melhorar a mobilidade.

 Seu tratamento pode incluir:

● Medicamento para aliviar a dor

● Antibióticos para tratar uma infecção se for a causa da bursite.

 – Fisioterapia:

● Ajudar a melhorar a força e a flexibilidade

● Ajudar a aliviar a dor

● Ajuda a reduzir o risco de bursite recorrente

Mudanças no estilo de vida e “remédios” caseiros, como:

● Descanso

● Gelo

● Compressão (incluindo mangas de compressão)

● Altura e elevação do membro

Injeções de corticosteróides.

Reduzir o excesso de fricção local. Para trabalhadores e para atletas, muito importante o uso de proteções locais como joelheiras podem reduzir o atrito e os efeitos de uma eventual contusão.

É necessária a cirurgia para tratar a bursite do joelho?

A maioria das pessoas com bursite no joelho não precisa de cirurgia, mas se os tratamentos mais conservadores não funcionarem e você tiver dor significativa ou dificuldade de movimentação, a cirurgia pode ser uma opção.

A cirurgia para tratar a bursite do joelho envolve a remoção da bursa. A cirurgia minimamente invasiva tem muitas vantagens sobre a cirurgia tradicional, incluindo menos dor, menor tempo de recuperação e menos cicatrizes.

 

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *