fbpx
 

Quais são as 3 lesões mais comuns no joelho?

Quais sao as 3 lesoes mais comuns no joelho

Quais são as 3 lesões mais comuns no joelho?

Ossos, meniscos e ligamentos… tudo em uma região do corpo que nos permite ter estabilidade e, ao mesmo tempo, flexibilidade. Não é uma surpresa, então, que ela seja vulnerável a uma variedade de lesões. Sim, o joelho é uma das articulações mais complexas e sujeita a diversos problemas, em especial para quem pratica esportes. Tudo bem, isso não é necessariamente uma novidade, mas você sabe quais são as 3 lesões mais comuns no joelho?

Continue lendo para descobrir!

Confira quais são as 3 lesões mais comuns no joelho

Devido à complexidade da articulação do joelho, ela é suscetível a várias lesões. Algumas das lesões mais comuns no joelho incluem:

Rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA)

Lesões ligamentares são extremamente comuns em esportes. Elas ocorrem quando o joelho está estendido demais ou é movido de uma maneira que não deveria se mover naturalmente e os ligamentos são incapazes de suportar. 

Rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA)

No caso do ligamento cruzado anterior (LCA), ele é o tecido que une os ossos superiores e inferiores da perna e ajuda a manter o joelho estável. Logo, proporcionando estabilidade crítica à articulação. Lesões do LCA podem ser graves e exigir cirurgia. Mecanismos de lesão incluem:

  • Entorses, em geral no futebol como pé preso ao pé do adversário;
  • Queda brusca como em uma aterrisagem no vôlei;
  • Esticando o joelho acima de sua capacidade, como, por exemplo, quando um adversário cai sobre o joelho em uma luta de jiu jitsu.

O tratamento da lesão completa em indivíduos jovens e ativos deve ser feito de maneira cirúrgica e a técnica mais empregada é a reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Condropatia patelar

Condropatia patelar

A patela é um osso muito importante no movimento de esticar o joelho. Por esse motivo, quem tem condropatia patelar costuma sentir bastante dor para esticar o joelho e, consequentemente, em atividades do dia a dia, como subir e descer escada, levantar e correr.

Também conhecida como condromalácia patelar ou “joelho de corredor”, a condropatia patelar é a lesão da cartilagem que protege o osso da patela. Ela resulta, geralmente, de  alinhamento das pernas associada a uma má ativação muscular e à sobrecarga diária, uso excessivo ou de força anormal no joelho, provavelmente devido a trauma ou lesão. 

Além disso, também pode ocorrer em virtude de treinamentos inadequados no esporte, em geral em iniciantes que ingressam em esportes como a corrida, crossfit e musculação. De qualquer forma, essa lesão é extremamente comum em mulheres, adolescentes, adultos jovens e em atletas que praticam esportes que colocam grande estresse nos joelhos.

Lesão do menisco

Lesão do menisco

O menisco é o pedaço de fibro-cartilagem que ajuda a absorver o choque que ocorre durante a corrida ou a prática de esportes. Ele ajuda a amortecer a junta e a mantê-la estável. Infelizmente, porém, as lesões do menisco são comuns em esportes que exigem saltos e contato, como o vôlei e o futebol, por exemplo.

O menisco pode ser lesionado isoladamente ou associado ao ligamento cruzado anterior em entorses do joelho ou em agachamentos mal realizados.

O envelhecimento do menisco também pode trazer uma lesão chamada de clivagem horizontal ou extrusão meniscal. Dependendo da extensão da lesão e da gravidade, a cirurgia é necessária. As opções cirúrgicas incluem a plastia ou a sutura do menisco

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Quase todas as lesões mais comuns no joelho têm sintomas parecidos: dor, inchaço e instabilidade, que faz com que você tenha a sensação de que o seu joelho está travando ou cedendo. No entanto, as causas podem ser muito diferentes. Portanto, é importante não se deixar levar apenas pelos sintomas, mas procurar auxílio médico especializado e fazer todos os exames necessários para um diagnóstico adequado. 

Por isso, agende agora mesmo a sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi, médico especialista em Ortopedia!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?