Já ouviu falar em infiltração com ácido hialurônico? Embora o ácido hialurônico seja uma substância endógena, já produzida pelo nosso corpo, ele é também produzido artificialmente em laboratórios para fins cosméticos e medicinais. Quando produzido em laboratórios, o ácido hialurônico apresenta diferentes composições. Por exemplo, alguns são para restabelecer a harmonia facial, enquanto outros ajudam a tratar a dor principalmente devido a dois tipos de problemas: dano à cartilagem (também conhecido como condrose) ou osteoartrite.
Nas articulações, sua função é lubrificar e reduzir o atrito entre as superfícies articulares, principalmente nos joelhos e quadris., além de liberar algumas substância anti-inflamatórias que auxiliam para amenizar os sintomas e possivelmente postergar a necessidade de uma intervenção mais agressiva.
Quando a infiltração de ácido hialurônico é necessária
Esta técnica tem mostrado melhores resultados nos estágios iniciais da osteoartrite e distúrbios da cartilagem (dano da cartilagem). No entanto, a infiltração ainda pode ser recomendada em estágios mais avançados, dependendo da gravidade dessas condições, onde os pacientes podem sentir dor, limitação de movimento, inchaço e limitações nas atividades esportivas e na vida diária.
Caso um especialista sugira uma infiltração de ácido hialurônico, esse tratamento não deve ser feito isoladamente, mas deve ser combinado com a reabilitação com fisioterapia.
Portanto, o primeiro tratamento após o diagnóstico é o fortalecimento adequado dos membros inferiores e do tronco, que pode ser feito com fisioterapia. Se não houver melhora, pode ser necessária a infiltração com ácido hialurônico de alto peso molecular. Isso melhora os resultados clínicos e funcionais, como alívio da dor. A infiltração com ácido hialurônico pode ser usada para tratar a dor em:
- Joelhos;
- Quadril;
- Articulações menores, dependendo da classificação.
Para diagnosticar e avaliar a necessidade
O exame passa por várias estações que não devem ser ignoradas. Histórico médico, exame físico, exames de imagem e ressonância magnética. Este último ajuda a classificar a extensão, localização e diferenciação da lesão de outras doenças que podem causar dor em distúrbios da cartilagem e artropatias.
Funções do ácido hialurônico no corpo
A infiltração terapêutica complementar com ácido hialurônico, além de suas propriedades biológicas de nutrição e regeneração de condrócitos, fornece assistência mecânica no processo de lubrificação da superfície articular e trabalho de saúde de absorção de choque.
Um estudo sistemático sério desta substância nas articulações relata que há evidências científicas de melhora na dor no joelho em comparação com, por exemplo, placebo ou infiltração salina.
Viscossuplementação: precisa de ultrassom para fazer a infiltração?
Este líquido viscoso é aplicado injetando-o na articulação chamada infiltração. Pode ser feito em ambiente ambulatorial ou em consultório médico.
Por exemplo, no joelho, a articulação fica próxima à pele e pode ser facilmente identificada pela palpação. Por esse motivo, o uso do ultrassom pode nem sempre ser necessário se a técnica for correta. Para articulações mais profundas, como o quadril, ultrassom ou outro método de imagem deve ser usado. O procedimento é realizado com colocação de campo estéril tópico e estéril, uso de luvas, seringas e agulhas. Após a infiltração, um pequeno curativo é aplicado na pele no ponto de entrada da agulha. Após a desinfecção e esterilidade e preparação do material, o procedimento é realizado de forma relativamente rápida.
Em quanto tempo posso voltar a praticar esportes?
Após a infiltração, principalmente se o joelho estiver mais responsivo (inchado e dolorido para movimentar), o paciente deve descansar das atividades físicas e esportivas por 1 a 2 semanas.
Paralelamente à infiltração, a fisioterapia é importante para obter analgesia. Esse é o efeito anti-inflamatório necessário para iniciar um programa que ajude a restaurar o equilíbrio muscular, proteger as articulações e melhorar a função articular.
Após a aplicação, a dor voltou: o que devo fazer?
É importante ressaltar que os efeitos da infiltração variam de pessoa para pessoa. A reinfiltração não é recomendada se o efeito mínimo esperado não for alcançado e o paciente voltar a sentir dor após 2 meses. Outras opções de tratamento, que podem ou não incluir cirurgia, devem ser investigadas e discutidas com seu médico.
Na artropatia avançada, a infiltração é menos benéfica porque intervenções cirúrgicas, como osteotomia ou substituição do joelho, podem ser necessárias se houver degeneração articular significativa. E isso depende do grau de envolvimento, ou seja, desgaste na articulação.
Para saber mais sobre este tema, veja este vídeo em meu canal no YouTube: