fbpx
 

Artrose do joelho: Quais são os sintomas?

Artrose do joelho: Quais são os sintomas?


A artrose ou osteoartrose no joelho é uma doença com grande prevalência na população, principalmente mais idosa. Trata-se uma doença degenerativa, onde a cartilagem que recobre a articulação é perfurada e inicia-se o desgaste ósseo. Esse desgaste, tanto cartilaginoso, quanto ósseo, gera dores, limitação do movimento e em casos mais graves, perda de funcionalidade em grandes proporções. Por isso, é muito importante estar atento aos sintomas de artrose no joelho.

artrose do joelho quais os sintomasPorém, a artrose, vista como um desgaste articular, é algo natural do processo do envelhecimento. Só que isso não significa que o quadro não possa ser prevenido, melhorado e neutralizado.

Neste sentido, é muito importante estar atento aos sintomas de artrose no joelho, para que quando a doença começar a surgir, você aja rapidamente em direção ao tratamento.

Principais sintomas da artrose de joelho

Por se tratar de doença degenerativa, a artrose do joelho não possui sintomas agudos ou que surgem de uma hora para outra. Na grande maioria dos casos, os sintomas são progressivos.

A artrose que tem como doença de base uma artrite reumatoide terá sintomas e aparecimento muito diferente do que uma artrose oriunda de uma cirurgia ou de um desvio de eixo da articulação. Por isso, é muito importante que os sintomas da artrose no joelho sejam avaliados por um profissional, para determinar, através de exames clínicos e de imagem, se a doença está instaurada.

O que irei te mostrar a seguir é apenas um parâmetro, para que você entenda os mecanismos da artrose de joelho e quando procurar ajuda médica:

Dor articular

artrose do joelho quais os sintomasEste é o primeiro e mais comum sintoma da artrose no joelho. Mas atente-se, não é o único! A dor articular no joelho, quando relacionada a artrose, geralmente vem associada a outros sintomas, que serão os próximos a serem tratados.

É importante visualizar a causa das dores articulares, oriundas da artrose no joelho. Quando a doença acontece, ocorre uma redução e “furos” na cartilagem. Isso faz com que os ossos, geralmente do fêmur contra a patela ou contra a tíbia, causem um atrito. Os ossos são estrutura extremamente vascularizadas e inervadas, o que faz com que o atrito entre eles, sem a cartilagem para amenizar o impacto e proteger, gere muitos mecanismos de dor.

É importante, porém, entender que não é somente a dor isolada, que caracteriza a artrose. Em muitos casos, a dor articular é resultado de outros processos, como uma artrite, por exemplo.

Por isso, é fundamental investigar logo a causa das dores, para então, partir para o tratamento propriamente dito.

Água no joelho (Inchaço na articulação)

Outro sintoma muito comum na artrose de joelho é o inchaço. Nem sempre presente, mas muito comum. O inchaço, geralmente é causado por um derrame articular. No geral, o inchaço oriundo da artrose é resultado de um processo de inflamação.

Ou seja, na grande maioria dos casos, o inchaço vem acompanhado de redução de mobilidade e dor no local.

Dependendo das circunstâncias, o ideal é drenar este inchaço e realizar medicações intra-articulares como corticoides e ácido hialurônico, para que o líquido ali presente, não libere substâncias nocivas a articulação.

Por isso, é muito importante que em caso de inchaço, você consulte um médico especialista em joelho.

Redução da flexibilidade e mobilidade da articulação

artrose do joelho quais os sintomasÉ muito comum que pessoas com artrose no joelho, tenham dificuldades em esticar completamente a articulação ou tenha perdas significativas de mobilidade. Isso acontece devido à formação de bicos de papagaio (osteófitos) na articulação.

Naturalmente que as causas deste tipo de situação podem ser muitas e este não é o único sintoma da artrose no joelho.

Porém, quando somados aos demais, é um importante indicador. Neste caso, o ortopedista poderá pedir um exame de imagem, que irá confirmar ou não, o diagnóstico.

Crepitação (rangido)

A crepitação articular também pode ser um indicativo de artrose. Não necessariamente uma articulação que “estala”, significa artrose. Mas o conjunto de fatores, pode indicar a patologia.

Muitas vezes, a crepitação é resultado de alguma instabilidade articular ou falta de lubrificação. Em ambos os casos, é importante investigar, pois a artrose pode ser prevenida ou mesmo tratada de forma muito mais simples, indolor e rápida, quando diagnosticada em seu princípio.

Dor recorrente, após atividades rotineiras

artrose do joelho quais os sintomasSe você sobe ou desce escadas, por exemplo, e no dia seguinte está com dor, pode ser que esteja com um quadro de artrose.

Essas dores são resultado de um desequilíbrio e uma “agressão” a articulação. Neste caso, a dor nos dias seguintes, é resultado de um processo inflamatório.

Estes são alguns dos sintomas clássicos da artrose. Naturalmente, pode haver outros, ainda mais se tivermos doenças pré-existentes.

Estou sentindo estes sintomas listados. Tenho artrose?

Somente um exame físico e de imagem é que poderá dar este diagnóstico. A artrose tem muitas facetas e acreditar que a junção de alguns sintomas te dará um diagnóstico completo, é um erro.

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um ortopedista, especialista em joelho. Ele saberá avaliar questões mecânicas e de sua saúde como um todo.

Além do mais, o diagnóstico definitivo de artrose se dá sempre por exames de imagem. Somente eles é que poderão, de acordo com cada caso, estabelecer se a pessoa em questão, tem artrose ou não.

Por isso, sempre procure estar amparado (a) por um bom médico ortopedista especialista em joelho.

Quer saber mais sobre Artrose de Joelho?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 


Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

Não há comentários

Poste um Comentário