fbpx
 

Artrose: o que jamais deve ser feito

Artrose o que jamais deve ser feito

Artrose: o que jamais deve ser feito

A artrose é mais comum do que se imagina. Na verdade, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com ela, de acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde. É comum, por esse motivo, ouvir falar sobre as causas, diagnóstico e as formas de tratamento para essa doença. Contudo, viver com dor crônica e outros sintomas que podem ser debilitantes é difícil. Pensando nisso, no artigo de hoje você vai descobrir o que não fazer se tiver artrose.

Saiba o que não fazer se tiver artrose

Ainda que o seu caso seja acompanhado por um bom médico e você tenha um plano de tratamento personalizado e eficaz, às vezes pode ser compreensível se desviar e desenvolver hábitos ruins ou uma atitude negativa. 

No entanto, esse é um problema que você pode facilmente superar. Aqui está uma lista sobre o que não fazer se tiver artrose, com as 5 principais coisas que devem ser evitadas.

1. Não realize um autodiagnóstico

O acesso rápido e fácil à internet se tornou uma faca de dois gumes para a saúde. Por um lado, facilita e promove a interação entre médicos e pacientes. Isso pode ser bastante positivo até mesmo para divulgar informações importantes sobre a Medicina. Mas, em contrapartida, existe o perigo do autodiagnóstico.

Sem falar no drama que acompanha muitas dessas pesquisas, o autodiagnóstico pode levar principalmente a diagnósticos e tratamentos errados. Como resultado, existe a possibilidade de um problema sério ser negligenciado.

Portanto, é fundamental procurar um médico de confiança. Esse profissional analisará os seus sintomas e solicitará todos os exames necessários para posteriormente emitir um diagnóstico.

Vale ressaltar, ainda, que um sintoma ou conjunto de sintomas não significa necessariamente que você tem uma doença. Assim como o laudo de um único exame, sobretudo que não tenha sido avaliado por um médico, também não.

2. Não deixe de se exercitar

Muitas pessoas que têm artrose ficam com medo de sentir mais dor se forem ativas. E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose.

Saiba o que não fazer se tiver artrose

Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo. Por outro lado, o exercício regular é um anti inflamatório natural. Ele mantém as articulações em movimento e evita a rigidez, fortalece os músculos ao redor das articulações e melhora a mobilidade.

Além disso, vale ressaltar que exercícios aeróbicos e de treino e força desempenham um papel muito importante na prevenção e tratamento de comorbidades, como pressão alta, diabetes e depressão.

Obviamente, é bom respeitar as suas dores, mas você não precisa deixar que elas te impeçam de praticar atividades. Para tanto, a prescrição de exercícios para artrose é individualizada e depende muito do quadro clínico de cada paciente.

Assista ao vídeo: Jamais faça isso se tiver artrose!

3. Não exagere nos exercícios

Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

O truque, então, é controlar suas atividades e seguir as recomendações do seu médico.

4. Não ganhe muito peso

Não ter uma dieta saudável e não controlar o seu peso também são coisas que você não deve fazer se tiver artrose. Sim, é isso mesmo! Comer bem e manter o peso ideal é especialmente importante se você tiver artrose

O excesso de quilos aumenta a energia cinética e o torque sobre o joelho, acelerando a degeneração. Dessa forma, pode sobrecarregar as articulações, o que tende a piorar a dor. Neste contexto, mesmo o ganho moderado de peso pode causar estresse nas articulações que já estão sobrecarregadas pela condição.

5. Não confie somente no uso de nutracêuticos

Os nutracêuticos referem-se a remédios ou alimentos que prometem regenerar a cartilagem. No entanto, tudo ainda é muito controverso e está sendo estudado. Dessa forma, embora algumas pessoas relatem melhoras com o uso, não dá para determinar se eles realmente agem na cartilagem ou se é apenas um efeito psicológico.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Agora que você já sabe o que não fazer se tiver artrose, entre em contato para agendar sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especializado em joelho.

Se inscreva no canal no Youtube:

logo youtube

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

1 Comentário
  • Stela
    Postado as 15:53h, 25 agosto Responder

    Excelente

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?