fbpx
 

Como é a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior?

Como e a recuperacao da cirurgia do ligamento cruzado anterior

Como é a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior?

Em qualquer procedimento cirúrgico, o pós-operatório é uma preocupação constante para muitas pessoas. Afinal, é um período que pode ser bem difícil, principalmente se você não souber o que esperar. Dito isso, a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA) costuma ser relativamente rápida, embora trabalhosa. Isso porque é essencial ter alguns cuidados para uma boa reabilitação do paciente.

Descubra o que esperar e como funciona a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior

O tempo mínimo de recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho é estimada entre quatro e seis meses após a intervenção cirúrgica. Contudo, a recuperação total pode levar até um ano. Durante esse período, existem três aspectos que são trabalhados:

  • A mobilidade;
  • A propriocepção e o equilíbrio;
  • A recuperação do quadríceps.

Isso é muito importante para que, com o tempo, o paciente possa voltar para as suas atividades diárias, praticar exercícios físicos regularmente, etc. Além de ser fundamental para ajudar a prevenir lesões futuras.

Mas, para que sua recuperação seja o mais bem-sucedida possível, algumas diretrizes devem ser seguidas, como, por exemplo:

Primeiras 2 semanas

Nesta fase da reabilitação após a cirurgia do ligamento cruzado anterior, o objetivo é reduzir a inflamação e controlar o edema. Para isso, e seguindo as recomendações de alta do cirurgião, o paciente deve apoiar a perna sem carregar peso, colocar gelo, fazer compressão e elevar a perna. 

Tudo isso combinado com medidas anti-inflamatórias e analgésicas, bem como com a realização de exercícios de fortalecimento do joelho, quadríceps, músculos da coxa e da panturrilha, desde que sejam seguros.

Dessa forma, realizar exercícios de flexão do joelho, dobrando e alongando suavemente essa articulação, e massagens drenantes, servirá para diminuir a inflamação. Além disso, neste período, você deve sempre andar apoiando parcialmente o peso sobre a perna operada com auxílio de muletas, o que permitirá a circulação ativa e reduzirá o edema.

Da 3ª à 8ª semana

Essa fase da recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior começa 15 dias após a intervenção cirúrgica. O objetivo aqui é ganhar mobilidade total e começar a recuperar a força.

Se você estava usando uma órtese ou imobilização, é hora de removê-la completamente. As muletas podem ser descontinuadas progressivamente de forma que entre a 3ª e a 6ª semanas após a cirurgia a maioria dos pacientes ande sem muletas.

Neste momento, o paciente deve iniciar o treinamento proprioceptivo e de equilíbrio, além de exercícios para aumento da força das pernas e exercícios passivos de flexão de joelhos. Também é aconselhável a realização da caminhada funcional e começar a trabalhar com a bicicleta. 

Isso porque, agora, é necessário um pouco mais de esforço, de forma que a cada dia você vá ganhando mais mobilidade e tonificação muscular.

A partir de 2 meses

Nesta fase, a mobilidade deve ser completa e o objetivo é o ganho de força e propriocepção para uma recuperação total da cirurgia do ligamento cruzado anterior. Assim, o paciente pode começar a praticar natação, que também é um exercício que ajuda inclusive a para fortalecer o quadríceps. 

Você pode começar a fazer uma corrida leve e contínua, desde que não cause dor, e também intensificar suas sessões de bicicleta ergométrica.  De maneira geral, o joelho deve ser forçado até atingir os níveis usuais de movimentos, tanto de flexão quanto de extensão. 

Por isso, realizar exercícios de fortalecimento da musculatura anterior e posterior da perna, e aumentar progressivamente a intensidade das atividades esportivas que costuma realizar, é importante. Não se esqueça, contudo, de realizar alongamentos ao final dos exercícios. 

Saiba mais especificamente o que esperar durante a recuperação a partir do 2º mês:

Do 2º ao 6º mês

Nesta fase, entramos com o fortalecimento muscular iniciado na fisioterapia, preferencialmente sob protocolo de eletroestimulação para, posteriormente, ir para uma academia de ginástica.

Lembrando que os exercícios devem ser prescritos de maneira individual em comum acordo entre a equipe de médicos, fisioterapia e profissionais da educação física.

Do 6º ao 9º mês

Esta é a fase conhecida como transição, onde o paciente passa a ser preparado para o retorno pleno ao esporte.

O gesto esportivo é treinado (ex: chute e drible no futebol) até que o individuo consiga ser completamente reinserido no esporte.

E, já que estamos falando sobre a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior, que tal conferir um vídeo do Dr. Adriano Leonardi para entender mais sobre o período pós-operatório? Aproveite, ainda, para se inscrever no canal!

 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

2 Comentários
  • ALEXSSANDRA URBIETA COSTA BARRETO
    Postado as 10:09h, 30 outubro Responder

    Bom dia, gostaria de ter informações sobre condropatia na patela ausência de derrame articular do joelho esquerdo do direito ausência de derrame condropatia patelar de baixo grau.gordura de hoffa.ale

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?