Como já dito em outros artigos, existem diversas causas de inchaço no joelho. O joelho inchado, também conhecido popularmente como “água no joelho”, tem como causa mais comum, as condropatias e artrose de joelho. Estas, respondem por 80% desses casos, seguida de outras causas como a gota, doenças inflamatórias reumáticas tumores infecção.

Independentemente da causa, o joelho inchado leva a diversas consequências adversas conhecidas como inibição muscular e distúrbios biomecânicos. Em outras palavras, o excesso de líquido dentro da articulação faz com que toda a musculatura do joelho, dos quadris e lombar funcione de maneira incorreta. Agravando, então, a dor e outros distúrbios, como a bursite no quadril e dores nas costas. 

Por esse motivo, deve ser tratado de maneira correta e o mais rápido possível. Um joelho cronicamente inchado leva a fraqueza, redução da amplitude de movimento, ou seja, dificuldade de dobrar e esticar o joelho, e a perda da qualidade de vida.

Mas, afinal, o joelho inchado requer cuidados médicos e quando pode ser tratado em casa? 

A resposta é: depende!

Como existem mais de 20 causas de inchaço no joelho descritas, o ideal é que o tratamento seja sempre direcionado à forma como o joelho inchou:

  1. Joelho inchado após atividade física: existe grande chance de ser secundária a uma lesão na cartilagem, como a condromalácia ou artrose pré-existentes. Ou, ainda, por irritação de estruturas como a plica sinovial medial, uma espécie der membrana presente em nossos joelhos, que aumenta de tamanho e fica irritada quando praticamos alguma atividade física sem o preparo para tal. Neste caso, o ideal é de aplicar compressas de gelo por 20 minutos a cada 4h durante 2 dias. Não havendo melhoria, o ideal é consultar um médico;
  2. Inchaço no joelho após entorse ou contusão: neste caso, o excesso de líquido pode ser sangue e existe enorme chance de ruptura de estruturas como o ligamento cruzado anterior ou meniscos. Novamente, aplicar compressas de gelo por 2 dias. Não havendo melhoria, havendo agravo da dor e dificuldade de caminhar, consulte um médico;
  3. Inchaço espontâneo, sem causas aparentes, principalmente se associado a inchaço em outras articulações: procurar um médico reumatologista. Existe enorme chance de haver doença reumática de base. O médico pode remover o fluido de um joelho usando um processo chamado aspiração ou punção e, idealmente, enviar o líquido para análise laboratorial;
  4. Joelho inchado de maneira súbita após consumo de frutos-do-mar, carne vermelha ou abuso de álcool: procurar um médico para tratar uma possível gota.

 

Além disso, vale ressaltar os casos em que você deve procurar médico em caráter de urgência:

  • Quando tem febre de 38° C ou mais e a pele sobre o joelho fica quente ou vermelha;
  • Joelho inchado em crianças;
  • Joelho inchado sem causa aparente, com pele lisa, brilhante e com caroço endurecido logo abaixo.

 

Como tratar um joelho inchado em casa

Em muitos casos, um joelho leve a moderadamente inchado pode ser tratado em casa. O atendimento domiciliar geralmente envolve repouso, gelo e compressão.

Como isso deve ser feito?

1. Repouso

O repouso ajuda no reparo e recuperação. Faça uma pausa nos esportes e outras atividades por 15 dias pelo menos. A articulação não deve ser imobilizada na maioria das vezes. Pessoas com inchaço no joelho devem tentar flexionar e endireitar o joelho suavemente várias vezes ao dia para manter a amplitude de movimento.

2. Gelo

Como dito anteriormente, o gelo é um tratamento fácil e eficaz para o inchaço excessivo do joelho. Isso se deve a:

  • Contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo e a inflamação;
  • Produção de fluido articular do joelho;
  • Redução da sensação da dor, consequentemente com melhoria da função da articulação.

Mas, atenção!

O gelo não deve ser aplicado diretamente na pele. Evite queimaduras na pele colocando uma toalha ou outro material entre a bolsa de gelo e a pele. A compressão consiste em envolver a articulação afetada com uma bandagem elástica ou toalha levemente apertada. 

3. Elevação

Elevar a perna afetada pode ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo para o joelho, ajudando a aliviar a inflamação, o inchaço e o desconforto. Idealmente, a perna afetada deve ser elevada acima do coração. Para fazer isso, deite-se com o joelho e a panturrilha apoiados em travesseiros. Sentar-se com a perna afetada elevada em um banquinho ou pufe é considerado menos eficaz porque o joelho está abaixo do coração.

Aquelas pessoas que lidam com inchaço crônico no joelho podem considerar a compra de um travesseiro de elevação de perna. Essas almofadas são normalmente feitas de espuma e especialmente projetadas para fornecer um suporte firme e confortável.

Confira também o vídeo: POR QUE O JOELHO INCHA? As 10 principais causas de derrame articular ou água no joelho

 

 

Procedimentos médicos para o joelho inchado

Quando o joelho está muito inchado, e não se consegue flexioná-lo mais que 60 graus, a aspiração articular deve ser realizada prontamente.

Quando realizado em uma cápsula articular, esse processo é denominado aspiração articular ou artrocentese. Quando realizado em uma bursa, esse processo é denominado aspiração bursal.

Depois da punção do joelho, o que é avaliado?

O médico anotará a cor e a viscosidade do fluido aspirado e poderá enviá-lo a um laboratório para análise posterior. A determinação do conteúdo do fluido pode levar a um diagnóstico preciso. Por exemplo, cristais de ácido úrico no fluido articular indicam gota, enquanto bactérias no fluido indicam infecção.

Como dito anteriormente, a aspiração e o exame do fluido são etapas diagnósticas importantes porque a causa subjacente do inchaço do joelho determinará o tratamento médico apropriado.

Enfim, a história clinica, o exame físico, os exames de imagem e a análise do líquido puncionado auxiliarão no diagnóstico e na melhor conduta para o paciente.

Postagens similares

21 Comentários

  1. Olá, Dr! Meu joelho esquerdo começou a doer, de repente…e passou alguns dias doendo. Um dia senti que estava muito inchado, e com nódulos bem salientes ao redor. E senti a perna inchada do joelho pra cima. E doía tbm. Fiz RX e não acusou nem um problema. Mas fiz tratamento por 7 dias com anti inflamatório e remédio pra dor. Mas o problema continua igual… Qual sua opinião para o problema?

  2. Bom dia estou com uma bola grande tamanho de uma laranja na junta do joelho do lado de dentro do joelho. O que pedera ser..

  3. Bom dia ,Dr Adriano!
    Estou com meu joelho inflamado já tem 2meses ,ja estou fazendo fisioterapia, gostaria de saber quanto tempo ele demora pra sara?

  4. Ótima explicação me esclareceu muitas dúvidas, fiz uma ressonância e meu diagnóstico foi o cisto, derrame ,líquido, e outras coisas, meu joelho fica inchado doento muito as vezes e o medico só me passou antiflamatorios, hoje por exemplo não aguento de dor e inchaço

  5. Os meus parabéns por este esclarecimento isto é o esclarecimento que um médico deveria me dar quando vou a consulta obrigado.

  6. Tenho uma inflamação nos joelhos, devido a prática de atividade fisica em excesso. O médico passou anti-inflamatórios e fisioterapia pra desinflamar. Porém, toda fez que faço fisio os joelhos aparentam se irritar mais e inchar mais ainda. Isso é normal?

  7. Olá fiz cirurgia a 4 meses mas não melhorou nada.pelo contrário ficou pior, agora incha muito joelho e perna. Foi feita na cirúrgica correção do minúsculo tinha começo de artrose. Também foi aplicado ácido hialurônico

  8. Boa tarde Dr: estou com o joelho esquerdo inchado e muito dolorido, não consigo caminhar direito, subir e descer escada dói demais e flexionar. Tem um caroço duro bem abaixo. Estou realizando pesquisa para doença autoimune, a minha dúvida é devo procurar um ortopedista ou ir à consulta com o reumatologista? Desde já agradeço.

  9. Boa noite Dr
    Sou de Curitiba PR
    Zazem 2 mese ou+ que estou sofrendo muito com dor joelho esquerdo
    Trabalho em pé dia todo
    Estou sentindo o joelho ichado e quente
    Mas no domingo quando eu estava indo pro trabalho
    Deu um estalo muito forte
    Seguido de de dor muito forte
    Agora está irradiando para panturrilhas
    Não estou conseguindo mudar o passo
    Que pode ser doutor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *