Lesão do ligamento colateral medial é comum nos esportes. Os atletas de esportes de contato direto, como o futebol ou o rúgbi são mais propensos a terem a lesão.
Um pouco de anatomia do ligamento colateral medial
O ligamento colateral medial é encontrado nas laterais do seu joelho. O medial ou “dentro” ligamento colateral (LCM) liga o fêmur à tíbia. O ligamento colateral lateral ou “fora” (LCL) conecta o fêmur ao osso menor na parte inferior da perna (fíbula). Os ligamentos colaterais controlam o movimento lateral e medial do seu joelho e previnem o movimento incomum.
A lesão a este ligamento classicamente ocorre quando o atleta joga o joelho bruscamente, com uma tendência de se abrir o joelho, movimento denominado “valgização”, ou recebe bruscamente o adversário em um movimento de “fora para dentro”.
A Lesão do ligamento colateral medial é classificada em escalas de gravidade
Grau 1: O ligamento é levemente danificado em um entorse . É um estiramento leve;
Grau 2: Referido como uma ruptura parcial do ligamento;
Grau 3: Ruptura completa do ligamento, tornando a articulação do joelho é instável.
Os sintomas da lesão do ligamento colateral medial
O principal sintoma é a dor na região interna do joelho (figura 2). Em alguns casos, pode-se também notar inchaço sobre o local da lesão e, as vezes, hematoma visival nas 2 primeiras semanas.
Durante o exame físico, o médico verifica todas as estruturas do seu joelho machucado , e compara-os com o seu joelho não lesionado. A maioria das lesões ligamentares pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho.
Exames de imagem para detecção da Lesão do ligamento colateral medial
Exames que podem ajudar o seu médico confirmar seu diagnóstico incluem:
Raios-X: Embora não vai mostrar qualquer prejuízo para seus ligamentos colaterais , raios-x pode mostrar se a lesão está associada com um osso quebrado.
Ressonância magnética (RM): Determina o ponto de onde o ligamento foi lesionado e ajuda a classificar a lesão.
Tratamento para Lesão do ligamento colateral medial
Lesões Lesão do ligamento colateral medial raramente requerem cirurgia. Ao contrário do ligamento cruzado anterior, LCM possui excelente potencial de cicatrização.
O tratamento basicamente inclui:
Aplicação local de gelo: A maneira correta de gelo uma lesão é a utilização de gelo diretamente para a área lesada por 15 a 20 minutos.
Órtese: O seu joelho deve ser protegido contra a mesma força lateral que causou a lesão. Pode ser necessário alterar as suas atividades diárias para evitar movimentos arriscados. Para proteger ainda mais o seu joelho , você pode ser dada muletas para mantê-lo de colocar peso sobre a perna .
Fisioterapia: Envolve recursos analgésicos e que aceleram a cicatrização (ultrassom, laser, etc) e exercícios de fortalecimento.
Infiltração: Reservada para os casos de dor persistente por mais de 6 semanas. As vezes, mais de 1 aplicação pode ser necessária.
Tratamento Cirúrgico para Lesão do ligamento colateral medial
Reservada para a lesão grau III, principalmente para atletas do futebol, pois a instabilidade medial pode causar incomodo e impossibilitar o toque interno de bola.
Retorno aos esportes
Em lesões grau I e II, em geral ocorrem em 6 a 8 semanas. O principal parâmetro para o retorno é a melhoria da dor. O retorno deve ser gradual e com incremente semanal.
Por exemplo, se você jogar futebol, a sua progressão funcional pode começar como uma corrida leve. Então você avançar para um sprint, e, eventualmente, a corrida completa e chutar a bola.
Para atletas profissionais, em alguns casos, pode-se optar pelo uso de um “brace” durante o retorno ao esporte.
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
excelete informação, para as pessoas com problemas de menisco. no qual me encontro nesta situação, com muita dores no meu joelho esquerdo. já tenho o diagnóstico do médico sobre a minha situação. obrigado pelas informações prestadas. um abraço, Luiz Mello
Muito bom
Olá Dr bom dia tudo bem ? Eu levei uma queda e ocasionou na dor do meu joelho imensa e inchaço fiz a ressonância e deu o seguinte resultado edema medular ósseo na margem externa do condiloma femoral lateral e estiramento do ligamento colateral medial com edema nos planos perilingamentares gostaria de saber o que se pode fazer nesse caso sendo que o médico falou que não era mais pra estar sentindo dor , não consigo esticar nem dobrar o joelho nem pisar direito cai em 21/05/2010
Oi, Jessica.
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Muito informativo e explicativo com imagens de movimentos detalhadas.
Gostei muito e vou indicar no blog. Abraços!!!
Acabei de sofrer essa lesao , jogando futebol. Na hora não senti dor mais sinto o joelho instável, vou fazer as compressas com gelo se não melhorar vou ate o ortopedista, mais a minha situação e essa mesma ai. Obrigado pelas dicas…
Excelente esclarecimento Doutor. Um alívio para minha situação, pois acabei de passar por cirurgia do platô tibial e tenho, ainda pequena instabilidade no joelho, e acredito que, após ler o conteúdo de sua página, possa normalizar a situação de ligamento colateral com uma boa fisioterapia, fortalecimento da musculatura local e cuidado local.
Grato pelo conteúdo da matéria.
Muito importante informações. Sabia que gelo era importante mas não havia atentado e médico também não pediu que fizesse. Vou começar a fazer para agilizar recuperação de lesão ligamento colateral medial.
Muito obrigado.
Machuquei o joelho nesse local a uma semana jogando futsal ao tentar um corte pra dentro. Senti na hora uma dor muito forte mesmo. Tive que deixar o jogo por não aguentar me movimentar. Hoje DOI quando eu aperto em cima do local e quando tento movimentos pra dentro. Não consigo fechar o angulo do joelho, dobrar totalmente a perna. Estou fazendo gelo, passando gelol e tomando antiflamatorio. Nos primeiros dias não conseguia andar direito e nem dormir bem.
Rompi o colateral medial há 10 anos atrás treinando judô e até hoje meu joelho é instável. Hoje estava correndo na esteira e ele saiu muito feio do lugar e dói muito.
Olá Maria Lúcia! Tive essa lesão há 5 meses lutando judô. Sinto que progredi com o fortalecimento mas ainda sinto o joelho um pouco instável. Ainda não voltei a treinar, mas dá um calafrio só de pensar em aplicar um sassae. Você voltou a lutar?
Abraço,
Marcos
Lesionei na.moto de Trilha estava praticamente parado qdo a.moto escorregou
a roda da frente forçando meu joelho para o.lado, boas as informações, minha esposa já estava
Dizendo que eu ia ter.q operar colocando.medo em.mim kkkkk,fiz ressonância e deu grau II.
Bom dia.André estou com a mesma lesão sua,aconteceu na trilha tbm.A primeira vez fiz o tratamento e ficou bom,mas acabei caindo d novo e forçou mais o joelho.Agora esta doendo pra caramba viu.E vc recuperou com gelo e fisioterapia?
Parabéns pela página muitíssimo útil no esclarecimento da lesão, informações claras e objetivas! Sofri uma pancada no jogo, igual à ilustrada na figura 1. Estou tratando com medicação prescrita pelo médico e fazendo fisioterapia.
Lesionei o LCM e após a ressonância foi verificado que era de grau 2. Gostei muito das informações a respeito do tema.
Com um mês da lesão já me sinto bem melhor e já penso em fazer o fortalecimento dos membros inferiores.
Bom dia!!
Parabéns pelas informações, gostaria de uma segunda opinião, estou com minha ressonância, foi verificado uma lesão no ligamento Colateral de grau 2 , leve afilamento da cartilagem da patela, e uma área com Edna na periferia do côndilo femoral medial, essas contusões poderá fazer eu parar de jogar futebol?
Desde já agradeço.
Att
Claudio
Bom dia, Claudio
Agradeço muito o contato pelo site.
Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Att
Adriano Leonardi
Boa noite Dr,estou com uma lesão grau 2 no exame físico apresentou uma instabilidade ,uma folga ao força o joelho para dentro ,estou com 5 semanas de lesão e quase não sinto mais dor,a minha dúvida é esta folga acaba com o tempo ou nunca mais vai voltar ao normal ?
Oi,Ricardo.
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)940065262
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Muito bom. Completo e resumido. Esclaresceu muitas das minhas dúvidas. Parabéns.
SLK, disse tudo que eu queria saber, só agradece
Otima explicação estou com um problema de ligamento colateral no joelho esquerdo estava em dúvida de como tratar… Agora resolvido…. Obrigado
Oi, Bruno.
O artigo é informativo e auxilia na compreensão da lesão em pacientes que ja passaram por consulta médica. Por favor, não o utilize como auto-diagnostico. Procure sempre o auxilio de um cirurgiao de joelho para te avaliar.
Forte abraço!
Exatamente a lesão que ocorreu no meu joelho, no mesmo dia coloquei gelo e tomei um anti-inflamatório.Hoje 4 semanas depois do ocorrido já faço corridas leves.
Obrigado e abraços gostei muito da página excelente artigo parabéns.
Gostei muito me ajudou bastante tirei todas as minhas dúvidas muito obrigado
Ótimo informativo bem simples e direto
Estou com este mesmo problema,gostei muito da sua matéria, estou aguardando o resultado da ressonância.
Ótimo texto, direto e muito informativo. Parabéns e sucesso Dr.
Muito importante essa informação, pois estou com esse problema e estava muito preocupada sem saber como agir. Fiz o R X e a Ressonância onde descobri o problema. Voltarei ao Médico em breve com os exames na mão. Obrigado pela informação. Um forte Abraço. Adriana
Parabéns Dr. Adriano.
Ótima explicação para leigos, muito bom o artigo.
Bom dia, lesionei meu joelho direito jogando futsal, ja peguei o resultado da ressonância, vc pode dar uma olhada e dizer qual seria a melhor opção para mim?
Oi, Estacio.
Apenas vendo imagem, nao posso te ajudar.
Para eu te dizer qual seria sua melhor opção, precisaria realizar exame fisico, testes ligamentares e ver o atual estado de sua função muscular.
se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.
abs
Parabéns pela clareza do texto com foto sobre o assunto. Parabéns mesmo!
Muito boa suas explanações doutor Adriano. Foram de grande importância para mim, pois sofri um acidente no banheiro de minha casa ao escorregar num tapete no banheiro e vindo a dobrar bruscamente a perna esquerda causando lesões de grau 2 e 3 no ligamento colateral medial. Agora vou levar os exames ao médico para ver o que será preciso ser feito. Muito obrigado pelas informações.
Ótimas dicas Gostei do que estava escrito Aqui Esse fim de semana fui jogar bola e aconteceu isso comigo tou com muita dor na pate do lado do joelho
um colega rompeu jogando futebol o LCM (completamente), lesionou o corno posterior do menisco medial, e rompeu parcialmente o LCP. Não tem doença associada e tem 44 anos. Foi ao ortopedista e o mesmo recomendou a não fazer a cirurgia por causa da idade. Sinceramente, não entendi o motivo da contra indicação cirúrgica.
Oi, Douglas.
Eu tb não entendi pq isso.
Uma pessoa de 44 anos ativa tem sim que ser operado.
Informação importantíssima,me ajudou muito na minha recuperação.
Dr. Adriano Leonardi
Feliz Ano Novo pra vc e familiares e equipe.
O texto trata com clareza um tema seríssimo que pode estancar a mobilidade das pessoas, atletas de baixo e alto rendimento e com maior frequência o cidadão comum de meia idade.
Naveguei por varias sites e paginas e na sua maioria um verdadeiro devaneios, longiquos que parece nao levar a lugar algum.
Obrigado boa sorte, parabens!
Bom dia Dr, recebi meu exame de RNM, e a informação clinica é ROPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO E SUSPEITA DE LESÃO MENISCAL
Tive roptura total do ligamento cruzado anterior, e gostaria de uma avaliação se vou necessitar de cirurgia.
oi, Daiane!
Será um prazer poder te avaliar.
Te do consultorio (11) 2507 9021.
salienta-se a presença de colecção liquida com 12x3mm em localização interna interposta entre ligamento
colateral e o menisco,podendo traduzir quisto parameniscal(a ponderar correlaçaõ com ressonância magnetica)tendões do quadricipite e rotuliano sem alteração ecográficas valorizáveis.
ligamento colateral externo intacto.
espessamento difuso do recesso suprapatelar por provavel proliferação da sinovial,atualmente sem preenchimento liquido significativo.A nivel posterior não se delimita lesão quistica.Boas gostaria saber qual melhor tratamento para este caso.obrigado.
Ola, Jose.
O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
Desta forma, sem o exame fisico em uma consulta tradicional, não posso te auxiliar em nada.
Procure um medico de confiança.
Se puder passar comigo,será um prazer.
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Boa tarde!
Gostaria de saber do tempo de recuperação do grau lll que é necessário cirurgia?
Geralmente sim.
Muito Obrigado, uma boa explicação ja estava preocupado, minha lesão foi grau l pelos sintomas, gostei das explicações e me ajudou muito tirei várias dúvidas… Obrigado;
Obrigado pelas informações estou com lcm e está na 12°semana e ainda doi muito
bom dia Dr. eu tive uma Desinfeção Tibial do ligamento colateral medial com gap de 0,8mm é preciso de cirurgia para reparação da lesão?
Como bem descrito no texto, se houver instabilidade no exame fisico, sim.
Boa tarde, tive uma lesão de ligamento colateral medial grau I nos dois joelhos e já fazem dois meses e meio e a dor aguda melhorou , mas sinto a dor na parte de dentro do joelho, onde está o LCM , parece que não cicatrizou ainda, pelo que li, em 4 a 8 semanas já estaria bom e pra mim não está, tenho medo de seguir com essa dor chata pro resto da vida, que incomoda passar uma bola, fazer um lançamento no futebol. Tenho 44 anos e a lesão foi caindo da garupa de uma moto, na subida de uma ladeira.
oi, Adriano.
A persistencia da dor apos a lesão do LCM é muito comum.
Em casos como o seu, costumamos infiltrar o ponto da lesão de 1 a 3x e, geralmente, isso alivia a dor
Tbm tenho o mesmo problema faz 4 anos que lesionei no Jiu Jitsu e hj fui agachar e ele saiu do lugar. O que vc faz quando isso acontece?
oi, Ana.
Precisa ver se o caso não é cirúrgico.
Bom dia Dr. Adriano,
meu filho tem 12 anos, sofreu um entorse no joelho, acho que é grave, abaixo o reultado da ressonancia.
minha duvida é, esse caso ele consegue recuperar só com fisioterapia ou é cirurgico mesmo…
IMPRESSÃO:
Luxação patelar subaguda, com ruptura completa do retináculo medial e destacamento condral
no sítio de contusão.
Contusão óssea na face externa do côndilo femoral lateral.
Tróclea femoral retificada e patela tipo III de Wiberg.
Moderado derrame articular.
oi, Lucas.
Provavelmente seu filho teve uma luxação femuro-patelar e isso pode ser grave.
Se quiser/puder me trazer para avaliação, será um prazer.
Boa tarde Dr.
Por gentileza,
Tive uma lesão de LCM e após a cicatrização estou com muita dor no lado de dentro do joelho.
Percebo uma lombada no joelho, parecendo uma calcificação. (não sei se posso falar assim).
O que posso fazer nesses casos?
Essa dor devido essa “calcificacao” no ligamento tem algum tratamento?
No aguardo
Atenciosamente
Paulo
Campinas SP
Boa noite doutor!
Meu nome é Ecleziaste , eu gostaria de saber se na lesão do ligamento colateral medial grau 2 causa instabilidade no joelho e qual o prazo de melhora total..
Depende da sua reabilitação.
se for boa, dentro de 6 a 8 semanas, em media.
Dr. Adriano fiz uma ultrassonografia no joelho em 2017 deu o resultado de estiramento no ligamento colateral e medial do joelho direito.
Na época não fazia nem uma atividade física e nem ficou inchado, fui na ortopedista informei ela que fez exames de toque e movimentos disse que não era necessário nenhum tratamento.
Hoje quando sento no chão com perna flexionada por um tempo ao tentar esticar a perna sinto uma dor no joelho do lado de fora e no meio mais ou menos aguda, como uma fisgada continua (parece que trava), vou devagar até consegui esticar toda perna e ao levantar e andar parece que o joelho direito tá falhando, manco por alguns instantes e depois passo.
Hoje em dia faço exercícios moderados sem alto impacto devido uma escoliose em s, o que devo fazer e quais exercícios devo evitar?
Oi, Junia
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Excelente informativo! Fui até um centro médico, onde temos serviços muitos restritos pela empresa empregatícia, do tipo clínica do “sindicato”, até hoje sinto dores que no texto acima se parece muito com meu caso! Na clínica mencionado fizeram apenas um raio-x, como sei que teria que ser feito uma ressonância magnética e nem sequer se propuseram a indicar, nunca mais voltarei lá e vou buscar solução em outro lugar, seja clínica ou com muita oração SUS!