Lesão do Ligamento Colateral Medial

Lesão do Ligamento Colateral Medial

Compartilhe:

Lesão do ligamento colateral medial é comum nos esportes. Os atletas de esportes de contato direto, como o futebol ou o rúgbi são mais propensos a terem a lesão.

 

Um pouco de anatomia do ligamento colateral medial 

O ligamento colateral medial é encontrado nas laterais do seu joelho. O medial ou “dentro” ligamento colateral (LCM) liga o fêmur à tíbia. O ligamento colateral lateral ou “fora” (LCL) conecta o fêmur ao osso menor na parte inferior da perna (fíbula). Os ligamentos colaterais controlam o movimento lateral e medial do seu joelho e previnem o movimento incomum.

ligamento colateral medial

Modo clássico de lesão do ligamento colateral medial, denominado valgização.

 

A lesão a este ligamento classicamente ocorre quando o atleta joga o joelho bruscamente, com uma tendência de se abrir o joelho, movimento denominado “valgização”, ou recebe bruscamente o adversário em um movimento de “fora para dentro”.

 

A Lesão do ligamento colateral medial é classificada em escalas de gravidade

Grau 1: O ligamento é levemente danificado em um entorse . É um estiramento leve;

Grau 2: Referido como uma ruptura parcial do ligamento;

Grau 3: Ruptura completa do ligamento, tornando a articulação do joelho é instável.

ligamento colateral medial

Lesão completa (grau 3) de ligamento colateral medial do joelho.

 

Os sintomas da lesão do ligamento colateral medial

O principal sintoma é a dor na região interna do  joelho (figura 2). Em alguns casos, pode-se também notar inchaço sobre o local da lesão e, as vezes, hematoma visival nas 2 primeiras semanas.

ligamento colateral medial

Ponto de dor no ligamento colateral medial.

 

Durante o exame físico, o médico verifica todas as estruturas do seu joelho machucado , e compara-os com o seu joelho não lesionado. A maioria das lesões ligamentares pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho.

 

Exames de imagem para detecção da Lesão do ligamento colateral medial

Exames que podem ajudar o seu médico confirmar seu diagnóstico incluem:

Raios-X: Embora não vai mostrar qualquer prejuízo para seus ligamentos colaterais , raios-x pode mostrar se a lesão está associada com um osso quebrado.

Ressonância magnética (RM): Determina o ponto de onde o ligamento foi lesionado e ajuda a classificar a lesão.

 

Tratamento para Lesão do ligamento colateral medial

Lesões Lesão do ligamento colateral medial raramente requerem cirurgia. Ao contrário do ligamento cruzado anterior,  LCM possui excelente potencial de cicatrização.

 

O tratamento basicamente inclui:

Aplicação local de gelo: A maneira correta de gelo uma lesão é a utilização de gelo diretamente para a área lesada por 15 a 20 minutos.

Órtese: O seu joelho deve ser protegido contra a mesma força lateral que causou a lesão. Pode ser necessário alterar as suas atividades diárias para evitar movimentos arriscados. Para proteger ainda mais o seu joelho , você pode ser dada muletas para mantê-lo de colocar peso sobre a perna .

Fisioterapia: Envolve recursos analgésicos e que aceleram a cicatrização (ultrassom, laser, etc) e exercícios de fortalecimento.

Infiltração: Reservada para os casos de dor persistente por mais de 6 semanas. As vezes, mais de 1 aplicação pode ser necessária.

 

Tratamento Cirúrgico para Lesão do ligamento colateral medial

Reservada para a lesão grau III, principalmente para atletas do futebol, pois a instabilidade medial pode causar incomodo e impossibilitar o toque interno de bola.

 

Retorno aos esportes

Em lesões grau I e II, em geral ocorrem em 6 a 8 semanas. O principal parâmetro para o retorno é a melhoria da dor. O retorno deve ser gradual e com incremente semanal.

Por exemplo, se você jogar futebol, a sua progressão funcional pode começar como uma corrida leve. Então você avançar para um sprint, e, eventualmente, a corrida completa e chutar a bola.

Para atletas profissionais, em alguns casos, pode-se optar pelo uso de um “brace” durante o retorno ao esporte.

 

Quer saber mais sobre a saúde de seu joelho?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

logo youtube

 


Compartilhe:
Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

46 Comentários
  • luiz mello
    Postado as 19:49h, 03 julho Responder

    excelete informação, para as pessoas com problemas de menisco. no qual me encontro nesta situação, com muita dores no meu joelho esquerdo. já tenho o diagnóstico do médico sobre a minha situação. obrigado pelas informações prestadas. um abraço, Luiz Mello

  • Michel Cardoso
    Postado as 12:01h, 24 setembro Responder

    Muito informativo e explicativo com imagens de movimentos detalhadas.
    Gostei muito e vou indicar no blog. Abraços!!!

  • deyvison
    Postado as 02:41h, 29 outubro Responder

    Acabei de sofrer essa lesao , jogando futebol. Na hora não senti dor mais sinto o joelho instável, vou fazer as compressas com gelo se não melhorar vou ate o ortopedista, mais a minha situação e essa mesma ai. Obrigado pelas dicas…

  • Wilson Cassio
    Postado as 22:24h, 02 dezembro Responder

    Excelente esclarecimento Doutor. Um alívio para minha situação, pois acabei de passar por cirurgia do platô tibial e tenho, ainda pequena instabilidade no joelho, e acredito que, após ler o conteúdo de sua página, possa normalizar a situação de ligamento colateral com uma boa fisioterapia, fortalecimento da musculatura local e cuidado local.
    Grato pelo conteúdo da matéria.

  • José Costa
    Postado as 15:42h, 28 fevereiro Responder

    Muito importante informações. Sabia que gelo era importante mas não havia atentado e médico também não pediu que fizesse. Vou começar a fazer para agilizar recuperação de lesão ligamento colateral medial.
    Muito obrigado.

  • Raphael
    Postado as 22:07h, 18 abril Responder

    Machuquei o joelho nesse local a uma semana jogando futsal ao tentar um corte pra dentro. Senti na hora uma dor muito forte mesmo. Tive que deixar o jogo por não aguentar me movimentar. Hoje DOI quando eu aperto em cima do local e quando tento movimentos pra dentro. Não consigo fechar o angulo do joelho, dobrar totalmente a perna. Estou fazendo gelo, passando gelol e tomando antiflamatorio. Nos primeiros dias não conseguia andar direito e nem dormir bem.

  • Maria Lúcia
    Postado as 11:41h, 20 abril Responder

    Rompi o colateral medial há 10 anos atrás treinando judô e até hoje meu joelho é instável. Hoje estava correndo na esteira e ele saiu muito feio do lugar e dói muito.

    • Marcos
      Postado as 02:14h, 10 maio Responder

      Olá Maria Lúcia! Tive essa lesão há 5 meses lutando judô. Sinto que progredi com o fortalecimento mas ainda sinto o joelho um pouco instável. Ainda não voltei a treinar, mas dá um calafrio só de pensar em aplicar um sassae. Você voltou a lutar?
      Abraço,
      Marcos

  • Andre
    Postado as 15:24h, 07 agosto Responder

    Lesionei na.moto de Trilha estava praticamente parado qdo a.moto escorregou
    a roda da frente forçando meu joelho para o.lado, boas as informações, minha esposa já estava
    Dizendo que eu ia ter.q operar colocando.medo em.mim kkkkk,fiz ressonância e deu grau II.

    • Ederson
      Postado as 12:50h, 15 março Responder

      Bom dia.André estou com a mesma lesão sua,aconteceu na trilha tbm.A primeira vez fiz o tratamento e ficou bom,mas acabei caindo d novo e forçou mais o joelho.Agora esta doendo pra caramba viu.E vc recuperou com gelo e fisioterapia?

  • Marcone
    Postado as 04:53h, 25 agosto Responder

    Parabéns pela página muitíssimo útil no esclarecimento da lesão, informações claras e objetivas! Sofri uma pancada no jogo, igual à ilustrada na figura 1. Estou tratando com medicação prescrita pelo médico e fazendo fisioterapia.

  • Erlon
    Postado as 17:29h, 22 fevereiro Responder

    Lesionei o LCM e após a ressonância foi verificado que era de grau 2. Gostei muito das informações a respeito do tema.
    Com um mês da lesão já me sinto bem melhor e já penso em fazer o fortalecimento dos membros inferiores.

  • Claudio
    Postado as 12:07h, 07 março Responder

    Bom dia!!
    Parabéns pelas informações, gostaria de uma segunda opinião, estou com minha ressonância, foi verificado uma lesão no ligamento Colateral de grau 2 , leve afilamento da cartilagem da patela, e uma área com Edna na periferia do côndilo femoral medial, essas contusões poderá fazer eu parar de jogar futebol?
    Desde já agradeço.
    Att
    Claudio

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 14:34h, 07 março Responder

      Bom dia, Claudio

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Adriano Leonardi

  • Felipe
    Postado as 02:09h, 11 março Responder

    Muito bom. Completo e resumido. Esclaresceu muitas das minhas dúvidas. Parabéns.

  • Rodrigo
    Postado as 02:16h, 26 abril Responder

    SLK, disse tudo que eu queria saber, só agradece

  • Bruno
    Postado as 22:39h, 08 junho Responder

    Otima explicação estou com um problema de ligamento colateral no joelho esquerdo estava em dúvida de como tratar… Agora resolvido…. Obrigado

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 23:31h, 08 junho Responder

      Oi, Bruno.
      O artigo é informativo e auxilia na compreensão da lesão em pacientes que ja passaram por consulta médica. Por favor, não o utilize como auto-diagnostico. Procure sempre o auxilio de um cirurgiao de joelho para te avaliar.
      Forte abraço!

  • eduardo maquine
    Postado as 06:29h, 24 junho Responder

    Exatamente a lesão que ocorreu no meu joelho, no mesmo dia coloquei gelo e tomei um anti-inflamatório.Hoje 4 semanas depois do ocorrido já faço corridas leves.
    Obrigado e abraços gostei muito da página excelente artigo parabéns.

  • Weverton silva
    Postado as 11:11h, 05 julho Responder

    Gostei muito me ajudou bastante tirei todas as minhas dúvidas muito obrigado

  • Rodrigo
    Postado as 01:24h, 28 julho Responder

    Ótimo informativo bem simples e direto

  • Jane
    Postado as 20:50h, 12 agosto Responder

    Estou com este mesmo problema,gostei muito da sua matéria, estou aguardando o resultado da ressonância.

  • Davi
    Postado as 00:03h, 10 outubro Responder

    Ótimo texto, direto e muito informativo. Parabéns e sucesso Dr.

  • Adriana
    Postado as 00:07h, 20 maio Responder

    Muito importante essa informação, pois estou com esse problema e estava muito preocupada sem saber como agir. Fiz o R X e a Ressonância onde descobri o problema. Voltarei ao Médico em breve com os exames na mão. Obrigado pela informação. Um forte Abraço. Adriana

  • Andre
    Postado as 16:37h, 09 julho Responder

    Parabéns Dr. Adriano.
    Ótima explicação para leigos, muito bom o artigo.

  • Estácio Tanaka Spinel
    Postado as 06:27h, 25 julho Responder

    Bom dia, lesionei meu joelho direito jogando futsal, ja peguei o resultado da ressonância, vc pode dar uma olhada e dizer qual seria a melhor opção para mim?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:00h, 25 julho Responder

      Oi, Estacio.
      Apenas vendo imagem, nao posso te ajudar.
      Para eu te dizer qual seria sua melhor opção, precisaria realizar exame fisico, testes ligamentares e ver o atual estado de sua função muscular.
      se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.
      abs

  • Glória
    Postado as 14:56h, 19 novembro Responder

    Parabéns pela clareza do texto com foto sobre o assunto. Parabéns mesmo!

  • ADILSON DE OLIVEIRA SILVA
    Postado as 19:14h, 28 novembro Responder

    Muito boa suas explanações doutor Adriano. Foram de grande importância para mim, pois sofri um acidente no banheiro de minha casa ao escorregar num tapete no banheiro e vindo a dobrar bruscamente a perna esquerda causando lesões de grau 2 e 3 no ligamento colateral medial. Agora vou levar os exames ao médico para ver o que será preciso ser feito. Muito obrigado pelas informações.

  • Sidinei moreno da Silva santos
    Postado as 12:42h, 04 dezembro Responder

    Ótimas dicas Gostei do que estava escrito Aqui Esse fim de semana fui jogar bola e aconteceu isso comigo tou com muita dor na pate do lado do joelho

  • douglas
    Postado as 13:12h, 19 dezembro Responder

    um colega rompeu jogando futebol o LCM (completamente), lesionou o corno posterior do menisco medial, e rompeu parcialmente o LCP. Não tem doença associada e tem 44 anos. Foi ao ortopedista e o mesmo recomendou a não fazer a cirurgia por causa da idade. Sinceramente, não entendi o motivo da contra indicação cirúrgica.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 15:11h, 19 dezembro Responder

      Oi, Douglas.
      Eu tb não entendi pq isso.
      Uma pessoa de 44 anos ativa tem sim que ser operado.

  • Claudeni
    Postado as 00:33h, 03 janeiro Responder

    Informação importantíssima,me ajudou muito na minha recuperação.

  • JOSE CARLOS
    Postado as 15:13h, 04 janeiro Responder

    Dr. Adriano Leonardi
    Feliz Ano Novo pra vc e familiares e equipe.

    O texto trata com clareza um tema seríssimo que pode estancar a mobilidade das pessoas, atletas de baixo e alto rendimento e com maior frequência o cidadão comum de meia idade.
    Naveguei por varias sites e paginas e na sua maioria um verdadeiro devaneios, longiquos que parece nao levar a lugar algum.

    Obrigado boa sorte, parabens!

  • Daiane Steglich
    Postado as 12:10h, 09 fevereiro Responder

    Bom dia Dr, recebi meu exame de RNM, e a informação clinica é ROPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO E SUSPEITA DE LESÃO MENISCAL
    Tive roptura total do ligamento cruzado anterior, e gostaria de uma avaliação se vou necessitar de cirurgia.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:58h, 09 fevereiro Responder

      oi, Daiane!
      Será um prazer poder te avaliar.
      Te do consultorio (11) 2507 9021.

  • josé tavares
    Postado as 20:08h, 09 março Responder

    salienta-se a presença de colecção liquida com 12x3mm em localização interna interposta entre ligamento
    colateral e o menisco,podendo traduzir quisto parameniscal(a ponderar correlaçaõ com ressonância magnetica)tendões do quadricipite e rotuliano sem alteração ecográficas valorizáveis.
    ligamento colateral externo intacto.
    espessamento difuso do recesso suprapatelar por provavel proliferação da sinovial,atualmente sem preenchimento liquido significativo.A nivel posterior não se delimita lesão quistica.Boas gostaria saber qual melhor tratamento para este caso.obrigado.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:05h, 12 março Responder

      Ola, Jose.
      O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
      Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
      Desta forma, sem o exame fisico em uma consulta tradicional, não posso te auxiliar em nada.
      Procure um medico de confiança.
      Se puder passar comigo,será um prazer.
      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  • Fernando
    Postado as 15:59h, 28 março Responder

    Boa tarde!
    Gostaria de saber do tempo de recuperação do grau lll que é necessário cirurgia?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:57h, 28 março Responder

      Geralmente sim.

  • Vilson Erasmo
    Postado as 01:34h, 09 maio Responder

    Muito Obrigado, uma boa explicação ja estava preocupado, minha lesão foi grau l pelos sintomas, gostei das explicações e me ajudou muito tirei várias dúvidas… Obrigado;

  • Silvio César
    Postado as 09:01h, 24 agosto Responder

    Obrigado pelas informações estou com lcm e está na 12°semana e ainda doi muito

  • Tiago Morya
    Postado as 15:11h, 12 setembro Responder

    bom dia Dr. eu tive uma Desinfeção Tibial do ligamento colateral medial com gap de 0,8mm é preciso de cirurgia para reparação da lesão?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 22:02h, 12 setembro Responder

      Como bem descrito no texto, se houver instabilidade no exame fisico, sim.

  • Adriano Nunes
    Postado as 15:06h, 30 outubro Responder

    Boa tarde, tive uma lesão de ligamento colateral medial grau I nos dois joelhos e já fazem dois meses e meio e a dor aguda melhorou , mas sinto a dor na parte de dentro do joelho, onde está o LCM , parece que não cicatrizou ainda, pelo que li, em 4 a 8 semanas já estaria bom e pra mim não está, tenho medo de seguir com essa dor chata pro resto da vida, que incomoda passar uma bola, fazer um lançamento no futebol. Tenho 44 anos e a lesão foi caindo da garupa de uma moto, na subida de uma ladeira.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 07:50h, 02 novembro Responder

      oi, Adriano.
      A persistencia da dor apos a lesão do LCM é muito comum.
      Em casos como o seu, costumamos infiltrar o ponto da lesão de 1 a 3x e, geralmente, isso alivia a dor

Poste um Comentário