fbpx
 

O que é uma infiltração para desgaste no quadril?

O que é uma infiltração para desgaste no quadril?

O que é uma infiltração para desgaste no quadril?

Se você sentir dor no quadril, é importante consultar um ortopedista. A avaliação realizada por esse médico inclui anamnese (entrevista clínica), o exame físico e a solicitação de outros exames. Tudo isso ajudará a determinar o que está causando a dor e definir o melhor método de tratamento. O tratamento não cirúrgico deve sempre ser considerado primeiro. Neste contexto, a infiltração para desgaste no quadril é uma opção para aliviar os sintomas.

O que é a infiltração para desgaste no quadril?

O quadril é uma grande articulação de suporte de peso que pode se desgastar com o tempo. Assim, se você tem dor na região que fica entre o tronco e a coxa, a infiltração para desgaste no quadril pode ser considerada. 

Esse procedimento envolve a injeção de um medicamento diretamente nessa articulação e pode ser usado para ajudar a diagnosticar o problema. Também pode ser utilizado para reduzir a inflamação rapidamente. Consequentemente, oferecendo alívio terapêutico para a dor no quadril, perna ou nádega causada por artrite ou outros danos à articulação.

Ele é realizado diretamente em contato com a área que precisa ser tratada, para que a substância injetada chegue mais rápido e em maior quantidade. Em geral, a infiltração para desgaste no quadril é feita com:

Corticóides

A infiltração para desgaste no quadril com corticóides pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação dessa articulação. Isso porque os corticóides são potentes anti-inflamatórios que podem ser aplicados sozinhos ou em conjunto com um anestésico. 

Recentemente, a entrada do produto triancinolona, um corticóide de ação exclusivamente intra-articular proporciona maior segurança e reduz a possibilidade de efeitos colaterais típicos dos corticoides como aumento de peso, retenção de líquidos e danos à função renal e trato gastro intestinal.

Ácido hialurônico (viscossuplementação)

A viscossuplementação, ou infiltração para desgaste no quadril com ácido hialurônico, tem sido tradicionalmente usada para o tratamento da artrose do joelho. Contudo, as terapias injetáveis ​​também podem ser aplicadas a outras articulações. Dessa forma, é um método de tratamento das condições do quadril que se tornou comum na última década.

Mas como isso funciona? Bom, o ácido hialurônico é uma substância encontrada no fluido sinovial, isto é, no lubrificante das articulações. Ele atua para lubrificar, amortecer e proteger as superfícies da cartilagem articular. 

Contudo, à medida que a articulação do quadril fica desgastada, esse lubrificante natural torna-se cada vez mais fino. A viscossuplementação, então, consiste em injetar ácido hialurônico diretamente na região. Isso estimula as células que revestem a parte externa da articulação a produzir um fluido sinovial de melhor qualidade, retornando a uma espessura mais normal.

O procedimento é realizado sob auxílio de um ultrassom com a vantagem de se proteger estruturas nobres e se ter certeza de que o produto está sendo infiltrado intra-articular.

Médio peso ou alto peso molecular?

Apesar da literatura ser escassa e controversa quando se trata de infiltração com ácido hialurônico em quadril, parece existir evidência de maior alívio de sintomas e maior durabilidade no uso de produtos de alto peso molecular.

Minha preferencia 

Pessoalmente, costumo utilizar produtos de alto peso molecular associados a produtos como o manitol ou sorbitol em uma única aplicação guiada por ultrassom. Realizo reavaliações e aplico protocolos de avaliação subjetiva da doença. Quando necessário, realizo mais 1 ou 2 aplicações.

Procedimento realizado como teste diagnóstico

Esse procedimento também pode ajudar a diagnosticar a dor no quadril. Se a injeção não aliviar o sintoma em alguns dias, a articulação do quadril pode não ser a fonte.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

É muito importante consultar um médico ortopedista se você sente dores no quadril, a fim de avaliar as possibilidades de tratamento. Somente um especialista pode indicar e realizar a infiltração para desgaste no quadril, bem como definir o medicamento mais adequado. Por isso, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi agora mesmo!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?