Infiltração do Quadril

Infiltração do Quadril

Compartilhe:

Infiltração do quadril é uma alternativa para o retorno ao esporte pacientes jovens com artrose de quadril. Conforme já descrito previamente em um artigo em meu site, a osteoartrite do quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste articular da articulação do quadril. Além de afastar o indivíduo do esporte, pode ser extremamente incapacitante, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico precoce.

Na evolução a dor pode aparecer durante as atividades da vida diária e existe real comprometimento da performance esportiva. Movimentos como calçar sapatos, cortar as unhas dos pés, entrar e sair do carro, começam a se tornar um pouco mais difíceis, devido a perda do movimento articular. Com a piora do quadro, as dores noturnas e a rigidez matinal surgem. Nesta fase já mais avançada, começa a perda real da qualidade de vida, quando a pessoa deixa de fazer o que lhe dava prazer.

Infiltração do quadril

Durante sua evolução, a doença degenerativa também provoca uma perda de líquido sinovial, que lubrifica as articulações e absorve o choque. O líquido sinovial, naturalmente produzido por nossas articulações, tem função de lubrificar e nutrir o tecido cartilaginoso, responsável pela absorção e distribuição da carga gerada pelo contato ao solo, inclui uma importante componente chamado ácido hialurônico.

Viscossuplementação é o processo de injeção de ácido hialurônico na articulação afetada para ajudar a restaurar a lubrificação perdida da doença articular degenerativa.

+ O que a ciência diz sobre a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação)

Inicialmente, o procedimento foi utilizado no tratamento da osteoartrite do joelho, mas, recentemente, tem mostrado resultados promissores no tratamento de osteoartrite do quadril.

 

Como é feita a Infiltração do quadril?

Com o auxílio de um ultrassom para garantir o posicionamento adequado da agulha, o ácido hialurônico, apresentado de forma espessa e viscosa, é injetado na articulação doente. Pessoalmente, sou partidário da utilização do ultrassom guiado por um radiologista experiente, pois a colocação incorreta da agulha pode gerar muita dor e inchaço dos tecidos adjacentes a articulação do quadril.

Infiltração do quadril

 

Quais resultados pode-se esperar após infiltração do quadril?

Nas primeiras 48h após a infusão, não se observa alívio imediato da dor. Muitas vezes, a dor pode se intensificar um pouco e, depois vai regredindo lentamente.

Algumas pessoas, na verdade, podem levar várias semanas para sentir os efeitos do tratamento. Além do efeito mecânico de redução da pressão entre as cartilagens lesionadas, estudos recentes mostararam que a viscossuplementação pode “freiar’ a progressão da doença por agir na cascata inflamatória que leva a morte e destruição do tecido cartilaginoso.

+ Bursite trocantérica do quadril

Embora a viscossuplementação seja um procedimento relativamente novo no tratamento para a doença articular degenerativa do quadril, tem mostrado resultados muito positivos para alguns pacientes, especialmente aqueles com em estágio inicial da doença, com diminuição da dor, melhoria da mobilidade e retorno ao esporte, com eficácia a longo prazo com duração de vários meses.

Infiltração do quadril

O procedimento está ligado a um baixo índice de complicações, com menos efeitos colaterais em comparação com outros tratamentos injetáveis como os tradicionais corticoides e pode ser uma boa opção para aqueles que não podem ou não querem ser submetidos a cirurgia ou não podem tomar medicamentos anti-inflamatórios.

Apesar do alívio de sintomas, o procedimento não deve ser utilizado como forma única do tratamento da doença, mas sempre associado a fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular.

 
 

Quer saber mais sobre a saúde do seu quadril?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 


Compartilhe:
Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

Não há comentários

Poste um Comentário