fbpx
 

O que é uma infiltração no tornozelo?

O que é uma infiltração no tornozelo?

O que é uma infiltração no tornozelo?

Na prática esportiva, lesões muitas vezes fazem parte da vida do atleta. No entanto, dependendo do grau e do tipo de lesão, o tratamento convencional com repouso, anti-inflamatório e fisioterapia pode não ser suficiente para recuperar a região afetada. A boa notícia é que existe uma técnica muito eficiente nesses casos: a infiltração no tornozelo

Mas, embora seja um tratamento amplamente utilizado na ortopedia e sua segurança e eficácia sejam comprovadas, muitos pacientes têm dúvidas e, até mesmo, sentem medo quando o médico ortopedista faz a prescrição do procedimento. 

Se esse for o seu caso, continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre o assunto.

Infiltração no tornozelo: o que é e para que serve o tratamento

As lesões no tornozelo, como é o caso da lesão ligamentar do tornozelo, são muito comuns na prática esportiva. Em geral, ocorrem em esportes que realizam movimentos específicos, como giro, corte, drible e desaceleração brusca, tais como futebol, vôlei, basquete e tênis.

Existem inúmeras situações onde a infiltração no tornozelo pode ser utilizada:

  1. Infiltração articular com ácido hialurônico: Assim como no joelho e em outras articulações, a viscossuplementação do tornozelo pode ser utilizada no tratamento de condropatias como a erosão condral ou osteocondral do Tálus, o osso que liga o final da tíbia ao início do tornozelo.O tratamento consiste na aplicação de um anestésico local, de um anti-inflamatório ou de algum derivado do ácido hialurônico (viscossuplementação) diretamente no local exato na inflamação, potencializando o efeito e evitando efeitos colaterais. 
  2. Hidrodissecção do tornozelo: Consiste em uma técnica relativamente nova, onde cicatrizes internas do tornozelo originadas após lesão de ligamentos ou em pós-operatórios são soltas. Isso é feito guiado por ultrassom e, em geral, o soro fisiológico é utilizado para dissecar e separar estruturas que causem encurtamento tecidual e dor.
  3. Bloqueios de dor: Em geral, feito também sob auxílio de ultrassom onde estruturas nervosas como neuromas são infiltrados com anestésicos visando alívio de sintoma e teste diagnóstico, ou seja, para se ter certeza da origem da dor.

Em resumo, a infiltração é indicada para pacientes com dor e inflamação crônica (sinovite) causadas por entorses e doenças que causam artrite crônica, como artrite reumatóide, espondiloartropatias, artrite psoriásica, Lúpus, artropatias por cristais (gota), entre outras.

Conheça os produtos aplicados na infiltração do tornozelo

Basicamente, como explicado anteriormente, existem três categorias de produtos que podem ser utilizados na infiltração do tornozelo: anestésico local, anti-inflamatório ou ácido hialurônico. Entenda um pouco mais sobre cada uma.

Anestésico local

Os anestésicos locais geralmente são indicados nos casos de dores crônicas ou severas. A medicação pode ser aplicada para confirmar a origem da dor, antes do ortopedista definir o tratamento adequado, ou para fazer um diagnóstico diferencial ou de exclusão.

Anti-inflamatório

O anti-inflamatório, como o nome sugere, é utilizado na infiltração do tornozelo  para reverter o processo inflamatório e aliviar os sintomas. Na maioria dos casos, o anti-inflamatório é derivado de cortisona.

Ácido hialurônico (viscossuplementação)

A infiltração com ácido hialurônico tem como objetivo criar uma proteção que vai atrasar a progressão da doença (osteoartrite/artrose) na articulação e aliviar a dor. Além do tornozelo, a infiltração pode ser aplicada no joelho.

Os riscos de infecção relacionada à infiltração no tornozelo são relativamente baixos. Apesar disso, é necessário garantir que o profissional responsável pelo tratamento seja um ortopedista especializado para aumentar as chances de sucesso.

Agende uma avaliação com o Dr. Adriano Leonardi

A infiltração no tornozelo é um tratamento seguro e eficiente que pode melhorar e recuperar a saúde e a qualidade de vida do paciente, desde que seja realizado por um profissional experiente e capacitado. Agende uma avaliação com o Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especialista em joelho e tornozelo. 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?