Uma pergunta que muita gente se faz quando recebe indicação de uma prótese de joelho:
SERÁ QUE A PRÓTESE É O ÚNICO RECURSO PARA TRATAR MINHA ARTROSE?
A artrose é a doença mais prevalente na população mundial, sendo uma condição altamente incapacitante que causa dor, inchaço no joelho, deformidade e perda do arco de movimento. As pessoas que têm artrose têm uma dificuldade muito grande de locomoção e vão ficando cada vez mais sedentárias e, secundário a isso, começa a ter os problemas que acompanham o sedentarismo.
O objetivo do tratamento da Artrose é, além de aliviar a dor, também manter a pessoa ativa. A prótese total de joelho é indicada para, segundo a literatura, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 70 anos com deformidade, dor e incapacidade progressiva. Felizmente, a ciência tem trazido cada vez mais alternativas para esse tipo de cirurgia que sacrifica articulação.
O carro chefe da medida não cirúrgica é a infiltração no joelho com ácido hialurônico, também conhecido como Viscossuplementação. Existem diversos produtos no mercado que apresentam alto, médio e baixo peso molecular, baixa viscosidade, alta viscosidade, baixa concentração e alta concentração.
O que sabemos é que existem artroses que necessitam mais de fatores biológicos, ou seja, fatores anti inflamatórios dentro da articulação e tem artroses que precisam de mais lubrificação. Por isso é tão importante que seu médico, após a sua avaliação, te indique um bom produto com uma boa conjugação, uma boa associação com ou sem anti-inflamatórios.
Falando de infiltração, entrou no rol do nosso tratamento uma grande variedade de produtos de aplicação no joelho geralmente guiados por ultrassom.
Para quem é indicada a viscossuplementação?
Lembrando que a artrose nem sempre é uma doença, a sua dor pode não vir da artrose. É possível que a pessoa apresente artrose no exame de imagem e a causa da dor é outra. A dor pode estar associada a Tendinite, Bursite, Inflamação do Trato Iliotibial, pessoas que já foram operadas do joelho.
Também guiados pelo ultrassom é possível identificar ramos do plexo nervoso, ramos do nervo safeno, ramos do nervo femoral e conseguimos fazer bloqueios e identificar exatamente de onde está vindo a dor. Também é possível fazer um tratamento ambulatorial com muito bom resultado no bloqueio dessa dor que muitas vezes pode não ser causado pela artrose.
Existe o ENCARCERAMENTO NEURAL, onde um nervo pode estar preso entre um músculo, fáscias e muitas vezes, só de realizar o desbloqueio dele, já é possível aliviar consideravelmente a dor.
Quando não é possível aliviar a dor de maneira não cirúrgica, existem opções cirúrgicas como antes da prótese.
A primeira opção cirúrgica é a Artroscopia em que se coloca uma pequena câmera por meio de um fio dentro do joelho.
O que uma Artroscopia pode fazer?
Pode fazer uma limpeza articular.
Tira-se sinóvia, bico de papagaio, estimula a cartilagem e, em alguns pacientes que não conseguem esticar o joelho, podemos fazer um procedimento chamado Notchplasty (faz um alargamento da calha do Ligamento Cruzado sem mexer nele propriamente dizendo) . Muitas vezes o paciente consegue ganhar 10 a 20 graus de extensão, esticar o joelho e isso tem impacto direto na evolução da doença.
Outro tratamento antes da prótese é a OSTEOTOMIA
É como se você tivesse o pneu de um carro sendo gasto apenas de um lado e fizéssemos um realinhamento. A osteotomia é uma placa que colocamos e podemos colocar o joelho tanto para fora quanto para dentro, jogando o peso na área sadia.
Isso altera a evolução da doença, modifica bastante a dor do paciente e pode evitar ou postergar a necessidade da prótese dependendo do caso e da mobilidade do paciente.
A SUB CONDROPLASTIA é indicada naqueles pacientes que têm hiperpressão em um ponto só do joelho, ou de dentro ou de fora, geralmente ligados a extrusão degenerativa de menisco que é o primeiro estágio da artrose. O osso logo abaixo da lesão está sobrecarregado e inflamado.
Passamos um cateter dentro do osso e injetamos uma espécie de pasta de fosfato de Hidroxiapatita que se expande. Dessa forma ela aumenta o aporte ósseo naquela região, aliviando a dor.
A RADIOFREQUÊNCIA PULSADA: para quem é indicada?
Ela é indicada para aqueles pacientes que têm uma dor de artrose leve a moderada que desenvolveram a memória de dor. Uma facilitação no cérebro da transmissão neural da dor. É feito um bloqueio e resetamos aquela dor, mas é possível que o paciente volte a apresentar dor após o procedimento. Quando entrega bons resultados, a radiofrequência pulsada favorece o retorno às atividades físicas.
Essas são as opções para quem tem a indicação de colocar a prótese. Não são todas as pessoas que podem fazer um procedimento desse e, lembrando que quando há uma indicação formal, clássica para realização de uma prótese, às vezes é a melhor opção para o paciente.
O paciente com indicação de prótese total de joelho, quando muito bem indicada, muito bem operada e realizada em hospital com controle de infecção hospitalar, equipe de enfermagem e fisioterapia treinados e quando muito bem reabilitado, é excelente. O paciente ganha muita qualidade de vida, volta a realizar atividade física e viver bem