A artrose acomete cerca de 30 milhões de brasileiros e é uma das piores doenças degenerativas que podemos ter. São diversos fatores que levam a artrose: doenças reumáticas, fatores genéticos, pessoas que já operaram muitas vezes os joelhos principalmente aquelas pessoas que perderam o menisco jovens e agora com 40 a 60 anos de idade já começaram a ter sintomas. Entre outros fatores a obesidade, pessoas que trabalham muito tempo agachando e carregando peso são pessoas que ao longo da vida aceleram a degeneração, aceleram o envelhecimento e fazem com que aquela articulação que deveria durar até os 70-100 anos de vida acabe desgastando muito rápido aquela cartilagem e leva à doença que chamamos de ARTROSE ou OSTEOARTRITE. 

SINTOMAS DA ARTROSE 

A artrose possui um espectro muito grande de sintomas: 

  • Dor 
  • Perda de Função 
  • Perda da Independência 
  • Atrofia muscular 
  • A articulação fica mais rígida e difícil de movimentar 
  • Inchaço 
  • Crepitação 
  • Sensação de Bloqueio
  • Encurtamento de membros 

E mais uma série de sinais e sintomas que dependem muito da idade, do nível de atividade física e dos recursos que o médico possui para que consiga fazer o tratamento. 

De todos os sinais e sintomas da artrose, 1 deles é muito importante ficar atento e não deve ser negligenciado. Esse sintoma não faz parte do envelhecimento e se não for cuidado de maneira correta acelera muito a degeneração da articulação. 

Afinal de contas, por que o inchaço é muito mais importante do que a dor, a deformidade na evolução de uma artrose

Antes de tudo é muito importante entender por que o joelho incha na artrose. 

Conforme começa o desgaste cartilaginoso que pode começar mesmo na adolescência com um menino ou menina que joga basquete, handebol, corre e tem uma alteração no eixo ou qualquer outra alteração anatômica que faz com que a cartilagem tenha um contato excessivo. É comum também se já na fase jovem essa pessoa já tenha o chamado valgo dinâmico e ao longo da vida aquela cartilagem vai sofrendo uma hiperpressão e chega um momento em que ela fragmenta. 

Ao se fragmentar é como se atingirmos uma areia e vários grãos voam para vários pontos da articulação. Esses “grãos de areia” que na verdade são grãos de cartilagem batem na membrana do nosso joelho e geram uma reação inflamatória mediada por uma enzima chamada interleucina-6, que gera o aumento do volume de água dentro do joelho. 

O nosso líquido sinovial tem como função nutrir a cartilagem, deve permitir o deslize articular e favorecer a nutrição da célula cartilaginosa que é chamada de CONDRÓCITO. 

Quando o líquido sinovial deixa de ser um líquido viscoso, como se fosse aquele óleo novo que colocamos no carro, e passa a ser um líquido inflamatório, primeiro a cartilagem deixa de ter aquele deslize. Logo, sem esse deslize há uma aceleração da degradação da articulação. 

Por que o inchaço no joelho pode ser grave? 

Em segundo lugar, o líquido inflamatório faz com que as células da cartilagem, o condrócito, sofra uma morte que é chamada em medicina de apoptose. A célula cartilaginosa começa a morrer. 

É muito comum, então, ao nos depararmos com uma pessoa que tenha condromalácea em algum ponto da patela como na crista patelar ou na faceta lateral da patela e de repente, ao olhar após 2 ou 3 meses a mesma ressonância do mesmo paciente e é possível ver que aquela lesão já está espalhada em outros lugares daquela articulação. 

Não existe nenhuma explicação para isso que não seja o aumento no volume articular dessa reação inflamatória que chamamos de SINOVITE ARTRÍTICA. 

A Sinovite Artrítica além de destruir a cartilagem e além de acelerar a artrose no joelho que estava indo mais lenta, mas após um exercício diferente no fim de semana essa articulação ficou inchada, é possível dizer que essa aceleração da artrose fica muito mais rápida devido ao derrame articular. O excesso de líquido na articulação acelera bastante a degradação cartilaginosa. 

Junto a isso, existe um fator muito importante. Se pegássemos agora uma agulha e injetassem dentro do seu joelho uma quantidade de 10 a 15 ml de soro fisiológico, no outro dia já é possível notar uma perda de função da musculatura e esse músculo não funcionando direito, em menos de 2 semanas é possível observar uma atrofia e perda de 1 a 2cm da musculatura em relação ao outro lado que não recebeu a injeção de soro. 

Por que isso acontece? 

Toda vez que existe dor ou inchaço em alguma articulação, a musculatura subjacente, ou seja, falando do joelho, a musculatura da coxa e do quadríceps perde função e perde capacidade de contração muscular e gera atrofia, redução do tamanho e volume. 

A musculatura deixando de funcionar, aumenta-se o torque sobre a cartilagem e fazemos o chamado Bio-Feedback Negativo. Aquele músculo com o padrão de contração muscular que protegeria a articulação por exemplo ao descer escadas, já não funciona mais. Assim, todo o peso e toda pancada que teria a proteção muscular, agora passa para as articulações de maneira anormal e com mais impacto. 

O inchaço na articulação é um sinal e sintoma que não deve ser negligenciado!

Estamos falando de artrose, mas existem também outras causas de inchaço no joelho que não são necessariamente ligados à artrose. Pela literatura, o desgaste cartilaginoso corresponde a 80% dos chamados Derrames Articulares ou inchaço no joelho

Existem outras causas que devem ser investigadas quando o paciente tem histórico ou quando tem sinal e sintoma que sugere outra doença. São, por exemplo, Gota, Artrite Reumatóide, Artrite Psoriática, Infecção, Tumores, são doenças que temos que investigar. Às vezes é necessário puncionar esse líquido e enviar para análise em um laboratório para fechar um diagnóstico diferente e mais difícil. 

Estou com um inchaço no joelho. Consigo tratar em casa? O que posso fazer? 

O que fazer para desinchar o joelho com artrose?

Nunca negligencie esse sintoma. Procure um médico de confiança. O tratamento deve envolver a Artrocentese que é a punção e drenagem desse líquido inflamatório que só serve para destruir mais a articulação. Se indicado, também é importante colocar dentro dessa articulação, após drenar o líquido, uma substância cardioprotetora. 

Atualmente existe o Ácido Hialurônico de diversos pesos moleculares e a escolha do ácido hialurônico é muito importante. Deve ser evitado produtos que gerem mais inflamação como o Sorbitol ou Manitol. 

O corticoide também é indicado para ser infiltrado dentro da articulação. Existe a Triancinolona que é produzida exatamente para ser colocada dentro da articulação. A infiltração com corticoide não deve ser exagerada e não acontecer muitas vezes pois pode levar a uma condição chamada de Sinovite por Depósito de Microcristais. 

A cortisona deve ter um uso bastante racional. E especialmente para atletas, é uma substância que pode ser pega no doping. 

Ficou com dúvidas ? Assista ao meu vídeo no YouTube para entender a fundo o desconforto articular e as opções de tratamento disponíveis!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *