Será que quem tem artrose pode praticar caminhada?
Será que quem não tem artrose e pratica caminhada é possível que desgaste ainda mais esse joelho depois?
Quem tem artrose pode fazer caminhada? Primeiro vamos entender a doença!
A palavra “artrose” vem de uma raiz grega, “arthros” que significa articulação (como na artrite, inflamação de uma articulação). A própria palavra “junção” vem de uma raiz latina, “junctio” significando uma junção (como em uma junção).
A artrose ou osteoartrose afeta as estruturas articulares e os tecidos moles que as envolvem diretamente. Causa inflamação e irrita significativamente os nervos da região. Dor e às vezes inchaço. Se você já foi diagnosticado com osteoartrite (OA), já sabe que é o tipo mais comum de artrite que afeta adultos com mais de 18 anos, mas é especialmente comum em mulheres com mais de 60 anos.
A cartilagem em suas articulações é literalmente tão dura quanto um pneu de carro. Ele cria uma superfície bastante escorregadia que permite que os ossos se movam facilmente juntos (é aqui que o líquido sinovial entra – mais sobre isso depois).
A separação ocorre quando esta cartilagem é danificada e vai quebrando ainda mais. A osteoartrite ocorre quando a cartilagem entre os ossos dentro da cavidade articular começa a degenerar. Há muitas coisas que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite como : osteófitos, crescimentos pequenos e benignos de tecido ósseo que podem crescer dentro e ao redor das articulações. Eles são uma faca de dois gumes, pois podem se desenvolver à medida que a artrite muda e piora as coisas. Esta é uma causa bastante comum e sintoma de osteoartrite.
O principal problema da artrose é a perda da independência principalmente pessoas mais velhas. Existem diversos tratamentos hoje direcionados para artrose cirúrgicos ou não cirúrgicos e o carro chefe do tratamento não cirúrgico hoje é chamado de viscossuplementação que é a infiltração no joelho com ácido hialurônico.
Existem produtos para cada grau de artrose associado sempre é a um programa de reabilitação como o uso de palmilhas ou em alguns casos o emagrecimento, o tipo da alimentação a dieta chamada dieta anti-inflamatória é o que faz com que a pessoa consiga sobreviver muitos e muitos anos sem a necessidade de um tratamento cirúrgico.
O tratamento cirúrgico depende muito da idade e do grau da artrose. Existem hoje os tratamentos chamados de minimamente invasivos como por exemplo uma artroscopia para desbloquear o joelho, que basicamente em um joelho que não estica e ao fazer a retirada de bico de papagaio para conseguir esticar. Existe também a subcondroplastia, cirurgias um pouco maiores como ostetomia e a cirurgia definitiva que é chamada de prótese total de joelho.
Mas a grande pergunta desse texto é: quem pratica esporte principalmente quem pratica caminhada. Será que realmente tem alguma influência na artrose no desenvolvimento da doença? Será que é só algum achismo ou dito popular? O que que a ciência fala sobre a caminhada em relação a artrose?
A resposta é: a pior coisa que uma pessoa com artrose pode fazer é ficar parado em casa! Muitas vezes isso acontece ou por falta informação às vezes pela chamada de cinesiofobia que é o medo do movimento.
Quem fica parado e está sedentário, não movimenta articulação tem liberação de enzimas inflamatórias dentro da articulação e a degradação, a velocidade do desgaste da articulação é muito grande.
As vantagens de uma pessoa que tem artrose e faz caminhada:
1 – Lubrificação
A partir do momento que você começa a caminhar, existe um aumento daquele líquido sinovial que é o óleo que lubrifica nossas articulações e que nutre melhora a cartilagem. Esse líquido sinovial circulando melhora bastante a função da articulação e existe uma melhoria do chamado padrão vascular.
2 – Melhora na circulação de sangue local
Há uma melhoria da penetração de vasos sanguíneos que esquentam e lubrificam melhor essa articulação e obviamente reduzem a progressão da doença.
3 – Melhora no padrão da contração muscular
Quem caminha melhora muito a chamada de contração excêntrica que é a desaceleração, a capacidade do músculo de desacelerar. Isso protege muito articulação.
4 – Facilita a redução de peso
A redução do peso corporal, o aumento da força muscular e a liberação da chamada enzimas anti-inflamatórias acontecem com a prática da caminhada diariamente. É como se o esporte fosse um anti-inflamatório natural. Ao invés de tomar o remédio de farmácia, a atividade física faz com que a doença tem uma redução da velocidade de progressão.
Para você que tem artrose: surge uma série de dúvidas e tem muitas informações hoje na internet, nas redes sociais de como deve ser planejado uma caminhada.
Então, a caminhada ela deve ser planejada com muito bom senso como atividade física de baixo intensidade e longa duração do ponto de vista cardiovascular o ideal que ela seja associada a um programa de emagrecimento.
É muito importante que no planejamento dessa caminhada seja feito ou pelo ortopedista que tem conhecimento de medicina esportiva ou do seu ortopedista ligado ao médico do esporte que entenda o mínimo de artrose.
Algumas dicas para a prática da caminhada:
- Deve existir um aquecimento prévio e alguns autores fala que esse aquecimento prévio pode ser feito até com uma compressa de água morna os 10 a 15 minutos antes de realizar caminhada.
- O terreno deve ser apropriado. Deve ser o mais plano possível evitando por exemplo um terreno muito acidentado como areia de praia fofa por exemplo.
- Assim como todo esporte, deve começar sem exagero. O ideal seriam 10 a 15 minutos todos os dias.
- Fique atento aos sintomas. Se aqueles sintomas tiverem piorando depois da caminhada importante às vezes associar recursos regenerativos da fisioterapia como por exemplo laser e ultrassom para não que não haja reação inflamatória.
- A distância da caminhada deve ser aumentada ao longo do tempo ao longo dos anos sempre objetivando aí que a gente consiga fazer pelo menos uns 40 minutos a uma hora, nem que seja pelo menos um dia sim um dia não.
É muito importante que a caminhada assim como toda atividade física seja prescrito entre o médico e um profissional de educação física principalmente profissionais que sejam formados e que tenham o mínimo de conhecimento de artrose ou de doenças da cartilagem.
Eu falei mais sobre isso, neste vídeo do meu canal no YouTube: