Condromalácia é onde a cartilagem protetora que cobre a rótula amolece ou se desgasta, muitas vezes devido ao uso excessivo e/ou estresse repetitivo. Essa alteração na cartilagem pode dificultar o deslizamento suave da rótula em seu sulco.

A fricção resultante pode causar inflamação e dor na frente do joelho e/ou atrás da rótula. Em alguns casos, o inchaço e a dor da condromalácia patelar podem ser tão fortes que limitam a extensão da perna (sua capacidade de endireitar o joelho).

A dor da condromalácia pode ser exacerbada por atividades que estressam a articulação do joelho, como:

 Subir e descer escadas

 Agachamento

 Ajoelhar-se

 Pular

 Ficar sentado por longos períodos com os joelhos dobrados

 Usar salto alto

O que causa a condromalácia?

Como já explicado em outros artigos aqui no meu site, existem os fatores intrínsecos, ou seja, ligados à pessoa e os fatores extrínsecos: a forma de como a pessoa pratica o esporte.

● O principal fator intrínseco inclui os chamados fatores biomecânicos, onde a má qualidade de movimento da articulação, principalmente a falta de sincronismo entre o quadril, joelho e tornozelo fazem com que superfícies cartilaginosas sofram hiperpressão em um ponto só e, em determinado momento, sofram a falha.

● Fatores anatômicos, como por exemplo o joelho do tipo x ou a rotação externa aumentada dos quadris, rotação externa aumentada da tíbia, excesso de peso, alimentação inadequada, uma alimentação mais inflamatória.

● Prática esportiva inadequada: quando você sai do zero e aumenta de maneira abrupta, o volume de treinamento, principalmente você que treina sem orientação.

Quais exercícios devo evitar se tenho condromalácia?

Na verdade, após ter sido identificada a sua causa e ter feito o tratamento de maneira correta, praticamente não existem exercícios proibidos.

Mas, para lesões grau 4 e para sintomas muito recorrentes, costuma-se orientar algumas restrições:

 Agachamento e leg-press curto (em até 90 graus)

 Evitar agachamento profundo – afundo

 Evitar esticar completamente o joelho na máquina de extensão de perna

Existem também alguns exercícios cardiovasculares para condromalácia patelar que são ótimos porque colocam quantidades relativamente baixas de estresse no joelho. Por exemplo, a natação é um excelente exercício de corpo inteiro para a condromalácia porque a água exerce muito pouco estresse sobre as articulações.

Outros exercícios “seguros” para condromalácia patelar incluem:

 Caminhar (evitar subidas)

 remo

 Pilates ou ioga de baixo impacto (você precisa modificar certas posturas)

 Exercícios de barra (com certas modificações, como flexões de joelho mais rasas)

 Natação

 Ciclismo indoor e outdoor

 Aparelho elíptico

E o legpress? Posso fazer legpress na academia se tenho condromalácia?

Se o treinamento de força for mais o seu estilo, você pode usar uma máquina de flexão de isquiotibiais ou leg press. Uma palavra de cautela aqui é que, ao fazer o leg press, você precisa ter cuidado para não dobrar o joelho mais do que 90 graus. Ou seja, não desça muito!

A variação no treinamento também é importante. Fazer a mesma coisa repetidamente pode criar desequilíbrios musculares que colocam estresse nas mesmas áreas o tempo todo.

A Condromalácia é um problema muito comum, por isso sempre é importante buscar informações corretas sobre os cuidados com essa condição. A primeira prioridade é evitar o desgaste. O desgaste excessivo é indiscutivelmente o fator externo mais importante que causa a condição. Busque sempre um ortopedista de confiança e o seu profissional de educação física para que corretamente te indique os melhores exercícios.

 

Eu tratei, de forma mais profunda, este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

 

Postagens similares

Um comentário

  1. Tenho condromalacia grau 1, devido a excesso de academia e corrida, sou magra, mesmo depois de muita fisioterapia e voltar as academia bem aos poucos, (elasticos, caneleiras pra depois enfim ir para aparelhos) não posso sonhar com o leg press, ele põe tudo por agua abaixo… mesmo com carga suave, não descendo tanto e nem esticando muito na subida e com a posição correta dos joelhos, é fazer uma série e já sentir, e passar o dia com ferroadas no joelho mesmo em repouso. As pessoas acham que é exagero, mas só quem tem sabe. Por isso procuro exercícios alternativos mesmo dentro da musculação, que é o que amo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *