A Síndrome do Trato Iliotibial é uma lesão comum em corredores e atletas que causa dor e desconforto na região do joelho. Caracterizada pela inflamação do tecido conectivo que se estende do quadril até a tíbia, essa síndrome pode afetar a performance esportiva e limitar a participação em atividades físicas. Neste artigo, abordaremos os sintomas, as causas e as opções de tratamento para a Síndrome do Trato Iliotibial.
Estou sentindo uma dor que vai da lateral do quadril até o joelho durante a corrida. O que pode ser?
Na síndrome da banda iliotibial, um tendão chamado trato iliotibial atrita contra os ossos do quadril ou joelho, causando inflamação e inchaço. O tendão está localizado na parte externa da perna e se estende da parte superior da pelve até o joelho.
Quem é afetado pela Síndrome da Banda Iliotibial (ITBS)?
Atletas de esportes cíclicos como a corrida, o ciclismo e o crossfit, correm um risco maior de desenvolver a síndrome da banda iliotibial.
Fatores anatômicos também tornam o individuo um pouco mais propenso do que a média a desenvolver a síndrome da banda iliotibial. As razões são as seguintes:
Pernas tortas.
Uma perna mais longa que a outra.
Girar o tornozelo, pé ou pé para dentro durante o movimento.
Fraqueza no quadril ou músculos abdominais.
O que causa a síndrome da banda iliotibial?
Quando a banda iliotibial é distendida e atrita contra o osso, ela fica inflamada e inchada. Possíveis causas de uma banda iliotibial apertada incluem:
Pronação excessiva do pé: O pé gira naturalmente para fora. Isso estica a banda iliotibial e a aproxima do osso.
Fraqueza do abdutor do quadril: a abdução do quadril ocorre quando o quadril se afasta do corpo. A diminuição da capacidade de girar o quadril pode levar à tensão na banda iliotibial.
Torção tibial interna: A tíbia também é chamada de tíbia. A torção tibial interna ocorre quando a tíbia se torce para dentro em direção ao corpo. Isso aproxima a banda iliotibial do osso.
Joelho varo (joelho do cowboy): Tambem conhecida em algumas regiões do Brasil como pernas cambotas.
Síndrome da banda iliotibial pré-existente: você pode nascer com uma banda iliotibial apertada.
Fatores ligados ao treino:
Resfriamento rápido demais após o exercício.
Falta de descanso.
Alongamento do trato iliotibial insuficiente antes do exercício.
Exercício excessivo.
Caminhada em encostas ou declives.
Aquecimento muito rápido antes de um treino de descida.
Calçados muito gastos.
Quais são os sintomas da síndrome da banda iliotibial?
Uma banda iliotibial tensa pode causar muitos sintomas.
Dor no quadril: A banda iliotibial esfrega repetidamente contra o nervo trocantérico maior na articulação do quadril. O nervo trocantérico maior é onde o osso se espalha próximo ao topo do fêmur. O atrito pode causar tendinite e dor no quadril.
Estalido: você pode sentir um pop, pop ou clique na parte externa do joelho.
Dor no joelho: O epicôndilo lateral está localizado na parte externa do joelho, perto da parte inferior do fêmur, onde o osso se espalha. A banda iliotibial apertada raspa repetidamente o epicôndilo lateral enquanto você dobra e estende o joelho. O atrito causa tendinite e dor no joelho.
Calor e vermelhidão: a parte externa do joelho pode ficar descolorida e quente ao toque. Primeiro, a dor começa após o exercício. À medida que a síndrome piora, ela pode ser sentida durante o exercício e, eventualmente, em repouso.
Como é tratada a Síndrome da Banda Iliotibial?
Existem alguns tratamentos para a Síndrome da Banda Iliotibial que você pode fazer em casa, mas também existem tratamentos que requerem uma consulta médica. Tratamentos comuns incluem:
Redução de volume de treino ou troca provisória de modalidade esportiva: Converse com seu médico sobre quanto descanso e atividade você deve fazer.
Analgésicos: Exemplos de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Converse com seu médico sobre a dosagem adequada.
Terapia manual: conhecida como soltura miofascial.
Fisioterapia: um fisioterapeuta pode ensinar exercícios de alongamento, treinamento de força e outros tratamentos para ajudar a aliviar a dor no quadril e no joelho. Esses tratamentos ajudam a alongar a banda iliotibial e aliviar a tensão. Seu fisioterapeuta também irá ensiná-lo a aquecer antes do exercício e esfriar após o exercício.
Treinamento de postura: Quer você se exercite ou não, a maneira como você mantém seu corpo durante as atividades cotidianas pode afetar a síndrome da banda iliotibial.
Cirurgia: A cirurgia para a síndrome da banda iliotibial é rara. Indicada para casos refratários, onde o tratamento conservador bem feito falhou.
Cura da síndrome da banda iliotibial?
A síndrome da banda iliotibial pode curar após tratamentos conservadores como repouso, fisioterapia e medicação. Sem tratamento, a dor pode aumentar.
Quanto tempo leva para se recuperar da síndrome da banda iliotibial?
Com tratamento, especialmente tratamento não cirúrgico, cerca de 50-90% das pessoas com a Síndrome do Trato Iliotibial se recuperam após cerca de 4-8 semanas. Alguns estudos mostraram que isso ocorre dentro de 2-6 semanas.
A Síndrome da Banda Iliotibial pode piorar?
Sim. A síndrome da banda iliotibial pode piorar sem tratamento. Converse com seu médico sobre psicoterapia, medicamentos e outros tratamentos.
Quais são as complicações desta condição?
A síndrome da banda iliotibial pode levar à síndrome da dor femoropatelar. Além da dor no joelho e no quadril, as pessoas podem sentir dor ao redor e sob a rótula (patela). Certifique-se de informar o seu médico se tiver quaisquer outros sintomas.
Eu tratei deste tema, de forma mais profunda, neste vídeo do meu canal no YouTube: