fbpx
 

Viscossuplementação no quadril, como é feita, quando e indicada e mais!

Viscossuplementação no quadril 1

Viscossuplementação no quadril, como é feita, quando e indicada e mais!

A artrose de quadril é uma doença altamente comum e pode ser bastante debilitante. A Viscossuplementação no quadril pode ser uma ótima alternativa de tratamento não-cirúrgico.

A artrite e/ou artrose é a doença mais comum no mundo. Estudos epidemiológicos mostram que a artrite e/ou artrose pode ocorrer na articulação da mão, joelho e quadril.

A artrose do quadril é uma das causas mais frequentes de artrose dos membros inferiores, resultando em um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, aumentando o risco de mortalidade e problemas cardiovasculares.

A substituição da articulação por uma prótese, que muitas vezes é a única solução para aliviar as dores nos estágios mais graves da artrose, tem aumentado nas últimas décadas.

Entretanto, nos pacientes com artrose de grau leve a moderado, ou naqueles que possuem alguma contraindicação para a realização do procedimento cirúrgico, existem algumas medidas que ajudam no controle da dor que inclui o uso de analgésico, antiinflamatório não esteroides, fisioterapia, injeções de corticóides intra-articulares e a viscossuplementação.

Nesse artigo você entenderá o que é a viscossuplementação, sua indicação e os seus resultados em pessoas que possuem artrose de quadril.

O que é a artrose no quadril?

 

A artrose é uma doença de origem multifatorial que leva à degeneração da cartilagem articular, afetando todos os componentes da articulação. É um processo lento, progressivo e incapacitante, com alta prevalência na população adulta.

 

Eu falei mais sobre isso, nesse vídeo. Clique nele para assistir.

 

 

O que é a viscossuplementação e como ela auxilia no tratamento da artrose?

 

Viscossuplementação consiste na injeção de uma solução de ácido hialurônico, com o objetivo de aliviar a dor e melhorar a função da articulação em pacientes com artrite e/ou artrose. O ácido hialurônico exerce um efeito protetor na cartilagem através da manutenção da lubrificação e da redução dos efeitos das forças de atrito dentro da articulação.

 

Leia também: Membrana de Colágeno- A regeneração da cartilagem

 

Quais as indicações para o uso da viscossuplementação no quadril?

 

A viscossuplementação é indicada no tratamento da artrite e/ou artrose, para a recuperação das propriedades do líquido sinovial, diminuição da dor e melhora da função da articulação. Sabe-se que os pacientes que mais se beneficiarão com esse tipo de tratamento são aqueles cuja doença é inicial (menor grau de artrose) e que utilizam mais ativamente as articulações.

Viscossuplementação no quadril

Quais as marcas de ácido hialurônico disponíveis atualmente?

 

O ácido hialurônico é produzido por:

 

  • Origem aviária: a partir de matéria-prima animal (crista de galo). Apresenta potencial alergogênico devido aos antígenos aviários. Produtos de origem aviária no mercado nacional: Polireumin e Synvisc.

 

  • Origem não aviária, ou fermentado: por bactérias através da biofermentação, possuindo um menor potencial alergogênico. Produtos de origem não aviária no mercado nacional: Suplasyn, Formathron, Orthovisc, Osteonil e Viscoseal.

Neste vídeo, eu falei mais sobre este tema:

 

A viscossuplementação no quadril possui um efeito positivo na artrose?

 

Embora alguns estudos tenham mostrado que a injeção de ácido hialurônico pode fornecer benefícios terapêuticos para pacientes com artrose de quadril, o Colégio Americano de Reumatologia não recomenda o uso da viscossuplementação em pacientes com artrose de quadril. A viscossuplementação é realizada ambulatorialmente, e os resultados são bem estabelecidos apenas para a articulação do joelho, sendo ainda objeto de discussão para as outras articulações, nas quais a quantidade a ser aplicada e a frequência das aplicações irá depender das características do produto e da experiência do médico.

 

 

Quais informações são importantes saber antes de realizar a viscossuplementação?

 

  • É fundamental ter em mente que o tratamento da artrose depende de vários fatores.

 

  • As causas da artrose devem ser identificadas, bem como sua gravidade.

 

  • O paciente deve ser educado sobre sua doença e estimulado a assumir um comportamento mais ativo durante o tratamento.

 

 

Eu aprofundei mais sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube! 

 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?