Por que meu joelho estala?

Por que meu joelho estala?

Compartilhe:

Seu joelho estala? Os estalidos no joelhos são muito comuns com os exercícios de perna que envolvem movimentos de flexão ou rotação. Os ossos do corpo humano são revestidos de cartilagem que permitem mover suavemente uns contra os outros.

joelho estala

Se você é fisicamente ativo e possui fatores predisponentes a uma lesão cartilaginosa como desalinhamentos, patela alta, descoordenação motora ou pratica determinado treino com incremento abrupto de volume e intensidade, ao longo dos anos pode causar defeitos na cartilagem, levando ao um deslizamento irregular de seus ossos, o que cria este som.

+ Síndrome da plica sinovial do joelho

Outro fator comum de estalidos no joelho, é causado pela reação inflamatória crônica da membrana que o envolve, denominada sinóvia. Esta condição pode ser causada tanto por doenças reumatológicas, quanto por sobrecarga por esforço repetitivo por esportes praticados sem o devido preparo físico prévio, como por exemplo, na corrida.

 

Quando devo me preocupar se meu joelho estala?

Apesar do estalido ser uma frequente causa de visitas ao ortopedista, na grande maioria das vezes trata-se de uma condição benigna e de fácil resolução com medidas como redução de carga e volume, e recursos anti-inflamatórios como medicação oral e fisioterapia.

+ As 10 principais causas de inchaço nos joelhos

No entanto, quando vem acompanhado de dor ou inchaço (popular água no joelho), está ligado a uma reação inflamatória mais severa, cuja consequência imediata é a perda da massa muscular da coxa anterior, que chamamos na medicina esportiva de inibição “quadricipital”. Em geral, essa condição está ligada a mau prognóstico por perpetuar o ciclo de dor – atrofia muscular.

 

Doutor, meu joelho estala, o que devo fazer?

  1. Reduza a intensidade do treino imediatamente;
  1. Jamais treino sozinho. Se você começou um treino por conta própria, procure um treinador especializado na área;
  1. Mantenha-se em forma: o excesso de peso corporal exige uma maior dissipação de energia cinética pelo joelho, predispondo a sobrecarga articular. Procure o auxílio de um nutricionista;
  1. Faça uma consulta pré participativa com um ortopedista esportivo para avaliação biomecânica, detecção e correção de fatores que possam predispor a sobrecarga no joelho.

 

Quer saber mais sobre a saúde de seu joelho?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 


Compartilhe:
Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

6 Comentários
  • Roseli
    Postado as 13:13h, 31 agosto Responder

    Dr Adriano e quando o joelho crepita e nao tem dor preciso me preocupar?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:28h, 03 setembro Responder

      Sim.
      Isso pode ser o início de uma doença cartilaginosa .
      Sempre é bom consultar um especialista

  • Crislaine
    Postado as 21:10h, 01 outubro Responder

    Minha filha tem 2 anos e o joelho dela estrala muito é normal???

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 09:19h, 02 outubro Responder

      Oi, Crislaine.

      Não é normal. Pode haver alguma ma formação como o menisco discorde, por exemplo.

      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer avaliar sua filha.

      Att

      Dr. Adriano Leonardi

  • Marcos aurelio
    Postado as 20:38h, 14 outubro Responder

    Doutor eu tive um estresse ósseo no joelho que foi para um edema fiz musculação e repouso é fiquei um tempo fora de atividades,fiz uma ressonância após o período de recuperação o médico disse que estava 100% E tudo bem,porém sinto um cansaço na parte se trás do joelho e tem o
    Hora que estala muito porém não apresenta dores fico sem entender já que está tudo bem

Poste um Comentário