A osteoartrite é a forma mais comum de inflamação do ombro e maior causa de dor no ombro. À medida que a cartilagem protetora se desgasta, o osso exposto é exposto. Em geral, uma história de trauma como em fraturas ou luxações, aumenta o risco de osteoartrite. Existe também uma predisposição genética para desenvolver este tipo de artrite.

A artrite reumatóide é outra causa comum. Esta doença autoimune causa inflamação da sinóvia. Essa inflamação invade e destrói a cartilagem, causando artrite. 

dor no ombro

Sintomas da artrose (osteoartrite) do ombro 

A dor da artrite geralmente piora à medida que a artrite piora. Os sintomas da artrite no ombro incluem dor no ombro, fraqueza com o movimento do ombro, rigidez e limitação, articulações inchadas, travamento ou trituração. 

Um exame físico e radiografia simples geralmente são necessários para confirmar o diagnóstico de artrite no ombro.

Como é tratada a osteoartrose do ombro? 

Como regra, remédios simples ou medidas conservadoras são usados ​​​​primeiro. As opções são: 

Modificação das atividades: Muitas vezes limitamos as atividades, inclusive as esportivas. Esportes de contato e esportes que envolvem movimento total do ombro, como o tênis, geralmente são complicados pela artrite do ombro 

Fisioterapia: O fortalecimento dos músculos ao redor do ombro e da escápula reduz o estresse na articulação e os sintomas melhoram. 

Medicamentos anti-inflamatórios: comprimidos como o ibuprofeno reduzem a inflamação e aliviam a dor. No entanto, é preciso estar atento aos efeitos colaterais, como úlceras gástricas. 

Injeções intra-articulares na articulação do ombro: As injeções na articulação do ombro demonstraram reduzir a dor e auxiliar no treinamento. 

Cirurgia: Em casos graves, a substituição cirúrgica pode ajudar. Neste procedimento, os médicos removem a cartilagem e inserem implantes de bola e soquete de metal e plástico no ombro.

Sobre a infiltração de ácido hialurônico no tratamento da dor no ombro. 

O ácido hialurônico é uma molécula natural que é amplamente utilizada para tratar distúrbios musculoesqueléticos, aproveitando sua capacidade de reduzir o atrito, lubrificação e possuir componentes anti-inflamatórios. É comumente usado para tratar a osteoartrite. Estudos recentes relataram bons resultados com o uso a longo prazo para tratar o manguito rotador e a dor no ombro.  

A dor no ombro geralmente se origina na estrutura do tendão do manguito rotador. O manguito rotador é um sistema de quatro músculos que envolve a articulação do ombro. As lesões do tendão são geralmente o resultado de esforço repetitivo e podem variar de lesões menores (tendinite) a lesões graves (ruptura do tendão). O tratamento de microlesões (tendinites) tradicionalmente consistia em injeções de esteroides e fisioterapia. A literatura recente enfocou as possíveis desvantagens do uso de esteróides para tratar lesões do manguito rotador. Os esteróides são eficazes no alívio da dor, mas ao custo de reduzir a capacidade geral de cura. Pensando nisso, mas a  atenção está sendo dada ao uso de outras opções injetáveis, como o ácido hialurônico. 

 

 

Outro estudo publicado recentemente relatou a eficácia do ácido hialurônico no tratamento da dor no ombro associada à patologia do manguito rotador. O tratamento da tendinite do manguito rotador com injeções de irrigação reduziu a dor no ombro e melhorou a qualidade de vida até 6 meses após o tratamento. A conclusão deste estudo foi que o tratamento da dor do manguito rotador com ácido hialurônico de alto ou baixo peso molecular é um tratamento eficaz.

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *