Recuperação da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

Qual o Tempo de Recuperação de uma Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

As muletas são necessárias de 10 a 15 dias, dependendo da dor, e a maioria das pessoas retorna ao trabalho de escritório dentro deste período, ou até antes. A fisioterapia tem que ser iniciada o mais breve possível, se possível no próprio hospital.

 

O objetivo inicial é fazer com que o joelho mantenha sua flexão, tratar a dor e o inchaço e que se inicie o trabalho de fortalecimento.

 

O procedimento vai progredindo dia a dia. Se for possível o acesso a uma piscina, a hidroterapia é uma importante ferramenta para acelerar o ganho de amplitude articular e redução de inchaço.

 

O retorno ao processo esportivo é longo, levando cerca de 9 a 12 meses. Isso se refere ao processo de remodelação que ocorre no enxerto, pelo qual a força máxima não é alcançada até cerca de 9 meses.

 

 

Recuperação da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

Na imagem de uma semana de pós-operatório, vê-se o curativo simples, ausência de inchaço no joelho e a atrofia muscular já esperada que, em alguns meses, volta ao normal.

 

Por que as reconstruções do ligamento cruzado anterior falham?

Muitos fatores contribuem para o sucesso da reconstrução e reabilitação do ligamento cruzado anterior, mas a falha de até mesmo um desses fatores pode levar a resultados abaixo do desejável. Quando ocorre falha do enxerto, é necessário realizar um procedimento de revisão do ligamento cruzado anterior. A cirurgia de revisão requer técnicas e instrumentação especializadas que otimizamos para nossos pacientes.

 

Os principais fatores ligados à falha da cirurgia inicial são:

 

  • Erros de técnica;
  • Não cooperação do paciente quanto ao período de recuperação, com novos entorses, forçando o enxerto e levando à sua falha;
  • Não correção de fatores como o Geno Varo (joelho do cowboy);
  • Reabsorção do enxerto: embora rara, pode ocorrer e, até hoje não existe causa definida.

 

+ Ruptura do Neoligamento: Quando é Necessário Reoperar o Ligamento Cruzado Anterior

Prevenção da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Recuperação da Cirurgia do Ligamento Cruzado AnteriorA grande maioria das lesões esportivas relacionadas ao ligamento cruzado anterior são lesões que ocorrem durante uma súbita mudança de direção com um pé plantado, caindo incorretamente de um salto ou parando rapidamente. Sabendo-se disso, diversos protocolos foram criados e são aplicados, especialmente em mulheres, visando:

 

Continue Lendo

 

+ O que é o Ligamento Cruzado Anterior

+ Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

+ Tratamento Não Cirúrgico do Ligamento Cruzado Anterior

+ Tratamento Cirúrgico do Ligamento Cruzado Anterior