Tipos de Lesão Meniscal

Saiba Quais são os Principais tipos de Lesão Meniscal

Costumamos descrever as lesões como sendo completas ou incompletas, estáveis ou instáveis e de vários padrões.

 

Tipos de Lesão MeniscalQuanto à sua morfologia (figura 3), podemos ter:

 

  • Lesão longitudinal, onde a ruptura do menisco ocorre de cima para baixo;
  • “Alça de balde”, onde o fragmento rompido dobra-se sobre o menisco, podendo bloquear a extensão total da articulação do joelho.
  • Lesão oblíqua, também chamada bico de papagaio ou “flap meniscal”, que também pode causar bloqueio;
  • Lesão radial, onde a ruptura corre de dentro para fora do menisco;
  • Lesão horizontal, onde a ruptura corta o menisco em uma porção superior e outra inferior. É a forma mais comum encontrada na lesão degenerativa e, por mecanismo de válvula, pode formar cistos como o cisto do menisco lateral (muito comum) e o cisto de Baker atrás do menisco medial;

 

Estatisticamente, a maioria das lesões dos meniscos é composta de lesão vertical ou oblíqua (80%). Por ser menos móvel, o menisco medial é mais comumente afetado, 75% contra 25% no menisco lateral, e 5% dos pacientes tem lesão concomitante nos 2 meniscos.

 

Tipos de Lesão Meniscal

Os tipos de lesão meniscal.

 

Diagnóstico da ruptura do menisco

Tipos de Lesão MeniscalAssim como nas lesões dos ligamentos do joelho, é muito importante que o médico colete de maneira adequada a história do paciente. Em lesões traumáticas agudas, são frequentes relatos de entorse ou de ter pisado de mau jeito, seguido de um estalo seguindo de dor e bloqueio. Em esportes como o jiu-jitsu, a lesão se dá, geralmente, no momento da passagem de guarda, estando o pé preso abaixo do adversário, seguindo de rotação para dentro ou para fora do fêmur sobre a tíbia.

 

A seguir, partimos para o exame físico. Existem mais de 20 manobras descritas para o exame físico da lesão meniscal, sendo a mais comumente empregadas, o teste de smiley, que nada mais é que a área da dor do menisco quando realizamos a sua palpação. A área na região de dentro (menisco medial) ou de fora (menisco lateral) do joelho tem o tamanho de uma moeda.

 

Outro teste empregado é o de Mc Murray, onde realizamos a rotação interna e externa do joelho, junto ao mecanismo de flexão. O teste é considerado positivo quando temos dor ou bloqueio.

 

Tipos de Lesão Meniscal

O teste de Mc Murray é comumente empregado no diagnóstico da lesão do menisco.

 

A seguir solicitamos exames de imagem. As radiografias são inespecíficas para as lesões meniscais e o ultrassom depende muito da qualidade do médico radiologista. Por este motivo, a ressonância magnética é o exame de escolha para o diagnóstico da ruptura e demais lesões dos meniscos. Pela ressonância, é possível realizar o diagnóstico, localização e extensão da lesão, além de auxiliar no diagnóstico de variáveis mais difíceis como na lesão da raiz meniscal.

 

Tipos de Lesão Meniscal

A ressonância magnética mostra uma lesão de menisco (setas).

 

Continue Lendo

 

+ O que é Menisco

+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão Meniscal

+ Tratamento Cirúrgico para Lesão Meniscal

+ Recuperação da Cirurgia do Menisco