fbpx
 

Quando e por que procurar um ortopedista especialista em joelho?

Quando e por que procurar um ortopedista especialista em joelho

Quando e por que procurar um ortopedista especialista em joelho?

Você tem mais de 300 ossos e articulações em seu corpo. Se apenas um deles não estiver funcionando corretamente, você pode sentir bastante dor e desconforto. Como resultado, normalmente, muitas pessoas podem procurar um ortopedista ou até mesmo um clínico geral. No entanto, é válido saber quando procurar um ortopedista especialista em joelho se o seu problema estiver relacionado a essa articulação em específico. Por isso, continue a leitura!

Afinal, quando procurar um ortopedista especialista em joelho?

Você pode lidar com pequenas dores com bastante frequência, especialmente se levar uma vida ativa. Contudo, geralmente, muitas pessoas adiam a consulta com um médico por causa desse desconforto, decidindo que, se esperar um pouco, a sensação irá diminuir.

Tudo bem, às vezes, essa teoria é verdadeira. Mas e nos casos em que não é? Bom, por isso é importante estar atento e saber quando procurar um ortopedista especialista em joelho. Portanto, confira a seguir alguns motivos pelos quais você deve agendar uma consulta agora mesmo:

Dor persistente

Um dos sinais mais seguros de que precisa consultar um médico ortopedista que seja especializado em joelhos é se você sente uma dor persistente e contínua, que não passa mesmo após 48 horas. Isso é verdade principalmente se você já experimentou métodos de autocuidado, como gelo e descanso, por exemplo, e eles parecem não funcionar. 

Afinal, você pode estar tendo um problema com sua articulação ou lidando com algum outro problema maior que precisa de atenção profissional.

Sensação de falseio do joelho

Uma das funções do joelho é fornecer estabilidade ao corpo. Ou seja, joelhos saudáveis ​​devem ser fortes o suficiente para suportar o peso do corpo. No entanto, se começar a sentir que o joelho está instável, dobrando ou indo na direção errada, é um sinal de que você deve procurar um ortopedista especialista em joelho

Sensações estranhas

Uma lesão no joelho pode se manifestar de muitas maneiras, incluindo sensações estranhas na perna e no joelho, como formigamento e pontadas. Além disso, em alguns casos você também pode sentir dormência.

Por esse motivo, se você notar algum desses sintomas no joelho, deve consultar um médico especialista para uma avaliação, a fim de ter o correto diagnóstico e seguir um plano de tratamento completo de acordo com o seu caso.

Inchaço por mais de 48 horas

A primeira coisa que pode acontecer após uma lesão aguda é o inchaço ao redor do local da lesão como resultado de uma inflamação ou sangramento na articulação. Esse inchaço pode causar dor, rigidez e perda de movimento, o que limita o uso do joelho.

O inchaço geralmente é óbvio e pode ser visto, mas ocasionalmente você pode sentir como se algo estivesse inchado, embora pareça normal. Por isso, se o seu joelho parecer deformado ou desalinhado, não demore a procurar tratamento. Pode ser um sinal de fratura ou luxação. Essas lesões devem ser avaliadas e tratadas em tempo hábil para identificar a fonte da lesão e prevenir efeitos a longo prazo.

Você apresenta outros sintomas

Outros sintomas que devem ser vistos e indicam a necessidade de procurar um ortopedista especialista em joelho:

  • Estralos no joelho;
  • Rangido no joelho, chamado em linguagem médica de crepitação;
  • Travamento no joelho;
  • Joelho entortando;
  • Dificuldade de dobrar e esticar o joelho.

Você tem dificuldade para realizar atividades diárias

Muitas vezes, as pessoas adiam ir ao médico porque acreditam que dores e sofrimentos são uma parte normal do envelhecimento. Embora isso possa ser verdade para algumas dores menores, se você estiver sentindo dores musculares ou articulares, rigidez e fraqueza no joelho, isso não é normal. 

Dessa forma, se você ainda tem dúvidas sobre quando procurar um ortopedista especialista em joelho, um bom indicativo para fazê-lo é se estiver tendo problemas para realizar atividades do dia a dia, como andar, passear com o cachorro, sentar, subir escadas ou entrar e sair do carro, por exemplo.

E por que é importante consultar um ortopedista especialista em joelho?

Embora muitos médicos possam solicitar exames e indicar tratamentos, consultar um ortopedista especialista em joelho é fundamental para ter um atendimento totalmente especializado nessa articulação. Isso pode ajudar a reduzir a dor, uma vez que esse profissional entende de maneira mais profunda como funciona a articulação do joelho, seus músculos, nervos, ossos, ligamentos, cartilagem e  outros tecidos conjuntivos. 

Além disso, o atendimento especializado de um ortopedista de joelho ajuda a melhorar a amplitude do movimento que, muitas vezes fica limitada por conta da dor, inchaço, lesão e rigidez articular, o que torna difícil e/ou doloroso realizar tarefas cotidianas, como carregar coisas, cuidar de si mesmo e até mesmo andar. 

Portanto, a importância de saber quando procurar um ortopedista especialista em joelho também se deve ao fato de facilitar a execução de tarefas diárias. Bem como tratar e prevenir lesões e doenças musculoesqueléticas.

Esse médico, graças à sua especialização, ainda pode determinar se você precisa de cirurgia e, em alguns casos, até mesmo realizar os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos.

Agende a sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

O Dr. Adriano Leonardi é ortopedista especialista em joelho, mestre em Traumatologia e médico do Esporte. Por isso, agora que você já sabe quando procurar um ortopedista especialista em joelho e qual a importância de fazê-lo, agende uma consulta!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?