Lesões no Joelho
Sobre as lesões no joelho
Durante a prática esportiva, sua função inclui a estabilização dos ossos da perna (fêmur e tíbia), promover o controle neuromuscular através de receptores dos tendões ligamentos e cápsulas informando ao cérebro a posição velocidade do movimento (propriocepção) e promover o que chamamos de absorção de energia cinética.
Em outras palavras, realiza absorção do impacto dos pés ao tocar o solo. Isso é feito através da flexão do joelho em torno de 30° e da contração excêntrica ou de desaceleração realizada pelo músculo anterior da coxa o quádriceps e controlada pela musculatura posterior também denominada de flexões do joelho ou isquiotibiais.
Devido seu movimento complexo e ter uma gama muito grande de funções na prática esportiva, o joelho é alvo de muitas nações tanto traumáticos agudas e por micro traumas de repetição. As lesões agudas mais frequentes incluindo ruptura dos ligamentos cruzado anterior e posterior, ruptura dos ligamentos colaterais lateral e medial e lesão ao complexo quanto póstero lateral.
As lesões agudas também incluem danos a estruturas nobres como os meniscos e a cartilagem articular, gerando as crateras ou defeitos condrais, cuja resolução é, na grande maioria das vezes cirúrgica.
Você tem lesões no joelho?
Agende sua consulta com o Dr. Adriano Leonardi e receba a melhor avaliação e orientação médica para o seu caso.